Aquela figura do líder mal-humorado que está sempre trancado em sua sala e não interage ou valoriza os seus colaboradores está cada vez mais fora de moda. Afinal, esse tipo de chefe não desenvolve o potencial dos colegas e nem proporciona motivação suficiente para eles crescerem com a empresa.
Nesse sentido, surge a liderança transformadora, um conceito que visa transformar o ambiente de trabalho em um local mais acolhedor, dinâmico e que estimula o aprendizado contínuo. Neste post, apresentamos as 5 principais características desse modelo de gestão. Confira!
1. Autoconhecimento
Líderes, ou profissionais que aspiram cargos de liderança, devem buscar o autoconhecimento. Somente por meio de uma profunda conversa consigo mesmo será possível avaliar as competências e habilidades que você já tem, além de identificar pontos de melhoria.
Além disso, a liderança transformadora tem a ver com a capacidade de influenciar positivamente as pessoas ao redor. Por isso, a comunicação com os colegas deve ser clara e respeitosa. Com o exercício do autoconhecimento, será possível avaliar o quão preparado você está para transformar as pessoas.
2. Cultura de feedback
A cultura de feedback é essencial para qualquer empresa, uma vez que é uma maneira de trocar críticas construtivas e que proporcionem a melhoria contínua dos profissionais. Podemos citar outros benefícios:
- direcionamento do trabalho das equipes;
- desenvolvimento da alta performance;
- engajamento entre os colaboradores e a empresa;
- ambiente fértil para novas ideias;
- clima organizacional positivo;
- proximidade entre líderes motivadores e seus times.
Líderes transformadores também devem conscientizar a sua equipe sobre a forma com que os feedbacks são passados. A cortesia deve vir em primeiro lugar, seguida pela objetividade. Uma boa ideia é desenvolver um método próprio de apresentação, com todas as etapas e repassá-lo para as equipes.
3. Valorização da equipe
Valorizar a equipe é ouvir os profissionais e levar as suas considerações a sério. Colaboradores que trabalham isolados, sem um contato direto com líderes, tendem a se sentir desmotivados e sem rumo dentro da empresa.
Uma boa ideia para transformar o clima organizacional é reconhecer publicamente os bons serviços prestados. Além disso, líderes transformadores estimulam a equipe ao se mostrarem acessíveis para que todos tirem suas dúvidas.
As melhores ideias devem ser introduzidas nos projetos, o que mostra que a empresa valoriza a colaboração — e não somente impõe ordens de cima para baixo.
4. Compartilhamento do aprendizado
Líderes transformadores valorizam o compartilhamento do aprendizado. Assim, caso um colaborador domine um tema importante, o gestor incentivará que esse conhecimento seja repassado para outras pessoas, de modo que todos cresçam juntos.
Contudo, é preciso criar oportunidades para que essa troca de ideias ocorra. Uma boa ideia é implementar encontros semanais para que as pessoas se conheçam e possam estar a par das habilidades umas das outras.
5. Autonomia
Líderes transformadores estimulam a inovação. Para desenvolver ideias inéditas, é preciso que profissionais tenham autonomia e confiança para colocar ideias em prática.
Líderes transformadores encorajam essa autonomia, uma vez que confiam nas capacidades do seu time e se sentem seguros para deixar essas pessoas agirem.
Afinal, a liderança transformadora também tem tudo a ver com desenvolver as habilidades dos colaboradores para que eles contribuam para o crescimento do negócio.
Pessoas que queiram se tornar líderes transformadores devem investir na capacitação técnica, nas habilidades interpessoais e no aprendizado contínuo. Converse com os colegas, entenda as suas dores, aperfeiçoe sua comunicação e seja aquele profissional que estimula a mudança.
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