5 dicas valiosas para fazer o planejamento estratégico da sua empresa

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O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer empresa. Ele permite que as organizações otimizem seus recursos em relação a um objetivo específico, por meio de planos, metas e processos bem definidos. Além disso, também é essencial para garantir que a empresa siga crescendo e se expandindo sem perder de vista questões legais.

Neste artigo, vamos dar 5 dicas valiosas para você fazer o planejamento estratégico da sua empresa de forma mais eficiente. Falaremos sobre algumas ferramentas que podem ajudar nessa jornada e os cuidados que vão requerer um pouco mais de atenção. Confira!

1. Faça uma análise SWOT

O primeiro passo quando se pensa em fazer um planejamento estratégico para uma empresa é conhecer melhor o negócio e o ambiente no qual ele está inserido. Nesse sentido, a análise SWOT é uma ferramenta poderosa que fornece às organizações o conhecimento necessário para ajudar a identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças por elas enfrentadas. Veja como cada um desses pontos se aplicam.

Forças

As forças representam tudo aquilo que a sua empresa tem a oferecer de positivo ao mercado. Para descobrir quais são as forças do seu negócio, comece identificando as características que destacam a sua empresa dos demais competidores. Em seguida, mapeie seus recursos disponíveis, incluindo capital humano, tecnologia, qualificações profissionais, entre outros.

Fraquezas

 Assim como as forças, as fraquezas são elementos internos à organização, porém com um viés negativo. Aqui deve-se identificar quais são os pontos que precisam ser desenvolvidos em relação ao que o mercado exige. Podem ser fatores como pouco tempo de experiência, falta de acesso a determinada tecnologia, ou mesmo baixa qualificação dos profissionais. O importante é levantar todos esses pontos para que eles possam ser devidamente trabalhados no planejamento estratégico.

Oportunidades

Aqui começamos uma análise externa de fatores. As oportunidades são tudo aquilo que pode acontecer no mercado e impactar a sua empresa de forma positiva. Por exemplo, se você vende guarda-chuvas, uma temporada prolongada de chuvas pode ser uma boa oportunidade de alavancar suas vendas.

Saber as possíveis oportunidades ajuda a se organizar para aproveitá-las da melhor forma, sem ter que contar com a sorte ou acabar deixando bons negócios passarem.

Ameaças

Por fim, as ameaças representam tudo aquilo que pode acontecer no mercado e impactar negativamente a sua empresa. Assim como um longo período de chuvas beneficia a venda de guarda-chuvas, um longo período de estiagem pode prejudicar o faturamento da organização. Nesse sentido, saber quais são suas principais ameaças ajuda a entender onde é preciso se proteger para evitar prejuízos e até mesmo danos maiores ao negócio.

2. Defina metas

Depois de realizar a análise SWOT, o próximo passo é estabelecer as metas do negócio. Embora não seja uma tarefa fácil, é possível alcançar os resultados desejados com a utilização dos meios adequados. Comece determinando os objetivos da sua organização, pois eles guiarão o detalhamento de cada uma das metas.

Uma boa dica é utilizar a metodologia SMART para garantir que as metas estão bem desenhadas. Esse método consiste em encaixar a definição de cada meta nos seguintes parâmetros:

  • específico: precisa ser algo definido, não pode ser algo abstrato;
  • mensurável: deve ser algo que possa ser medido, para que possa ser acompanhado;
  • alcançável: deve ser ousada, porém possível de ser alcançada;
  • relevante: precisa ser algo que faça sentido para a empresa, que gere algum valor real;
  • prazo de conclusão: deve ser estabelecido um prazo para a sua conclusão

3. Elabore planos de ação

A elaboração de planos de ação consiste na definição do que será feito, na prática, para o alcance de cada uma das metas definidas. Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nessa etapa, mas uma das mais utilizadas é o 5W2H, na qual são listadas uma série de ações para o cumprimento das metas.

Ele pode ser feito em uma planilha simples, na qual cada coluna representa uma pergunta a ser respondida conforme os itens abaixo:

  • o que: qual é o objetivo a ser alcançado com essa ação;
  • porque: por qual motivo ele precisa ser alcançado;
  • onde: em que lugar, setor ou processo essa ação deve ser feita;
  • quando: prazo para a execução da tarefa;
  • quem: pessoa responsável pela ação;
  • como: forma como a ação deve ser realizada;
  • quanto: qual será o custo da ação.

4. Estabeleça indicadores de acompanhamento

O planejamento estratégico deve ser acompanhado no dia a dia da empresa para verificar se tudo está saindo conforme o esperado, ou se será necessário realizar algum ajuste. Para isso, é fundamental que sejam estabelecidos alguns indicadores, que servirão de parâmetro de qualidade e efetividade da gestão

Os indicadores podem ser de diferentes tipos, tais como financeiro, de marketing e de pessoas. O importante é que eles estejam atrelados a alguma das metas e que sejam monitorados bem de perto. Dessa forma, sempre que algo não estiver de acordo com o planejado, será mais fácil identificar a raiz do problema e corrigi-la a tempo de evitar maiores perdas.

5. Invista na capacitação dos colaboradores

Outra providência essencial para o sucesso do planejamento estratégico é a capacitação dos colaboradores. Isso deve estar previsto no plano geral da empresa, de forma a possibilitar que os profissionais tenham capacidade para cumprir todas as metas do negócio e promover a inovação constante.

A capacitação também ajuda no fortalecimento da cultura organizacional e permite que se mantenham todos os processos internos dentro dos parâmetros legais necessários. Lembre-se que é muito melhor investir no crescimento de seus colaboradores do que amargar o prejuízo de ter times ineficientes.

Como vimos, o planejamento estratégico não precisa ser algo tão complicado. Na verdade, é justamente o fato de contar com ele que tornará o alcance do sucesso da sua empresa mais fácil e palpável. Então, siga as dicas que demos neste artigo e tenha um negócio próspero e rentável.

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