Você sabe como fazer gestão de estoque de maneira eficaz? Essa prática é muito importante dentro da empresa, uma vez que a má gestão pode proporcionar grandes prejuízos e, ainda, causar impactos negativos na experiência do cliente. Afinal, se os produtos estiverem em falta no seu negócio, ele vai até o concorrente comprar o que precisa.
Além disso, uma gestão de estoque eficiente oferece diversos benefícios para a empresa, como redução de custos, aumento da confiabilidade, curto ciclo de vida dos produtos e maior capacidade de lidar com a variação da demanda.
Precisa de ajuda para melhorar a sua gestão? Continue a leitura deste artigo até o final, porque ele vai ajudar você a otimizar os seus processos!
Faça uma previsão de demanda
Ao analisar o histórico de entrada e saída dos seus produtos, você conseguirá fazer uma previsão de como será a venda deles. Dessa forma, é possível fazer um planejamento eficaz, tanto de produção quanto de compra, para que os produtos não cheguem a faltar e nem mesmo permanecer estagnados no estoque.
Tenha em mente que, caso alguma data comemorativa se aproxime ou a empresa passe a investir mais em anúncios, será necessário aumentar o estoque para que as vendas possam ser concluídas.
O histórico pode ser feito por meio de planilhas ou até mesmo softwares de gestão, o importante aqui é fazer o registro correto de todas as movimentações para ter uma previsão de demanda mais acertada.
Defina os estoques necessários
Nesse momento, você precisa definir a quantidade de produto que será estocado, a fim de evitar a empolgação na hora da compra, proporcionando, assim, mais segurança na tomada de decisão.
Além disso, é importante calcular quanto tempo o produto leva para chegar do seu fornecedor e o tempo que levam para serem vendidos ao consumidor final. Assim, é possível fazer um planejamento antecipado para evitar a falta de mercadorias.
Por fim, lembre-se sempre de revisar periodicamente essas quantidades, levando em consideração o movimento do seu negócio.
Veja como repor
As reposições de mercadorias precisam seguir processos preestabelecidos levando em consideração os objetivos da sua empresa. Sendo assim, elas podem ser tanto contínuas quanto periódicas.
Faça as seguintes perguntas antes de tomar essa decisão:
- a mercadoria deve ser comprada quando alcançar qual nível de reposição?
- ou ela deve ser comprada quando os estoques chegarem ao fim?
É importante também fazer uma análise do perfil do seu cliente, a fim de entender o potencial de venda de cada produto e, com isso, definir um período certo para reposição.
Agora você já sabe como fazer a gestão de estoque da sua empresa! Incorpore essas dicas no seu dia a dia para ter um estoque mais organizado e eficiente, o qual realmente beneficiará o seu negócio ao ponto de ganhar a confiança do cliente final. De quebra, ainda otimize a produtividade da equipe, uma vez que os produtos serão localizados com mais rapidez e haverá uma diminuição considerável de equívocos que comprometem uma boa gestão.
Ainda não se sente seguro para gerir seu estoque corretamente? Inscreva-se agora mesmo no nosso curso gratuito “Mantendo o estoque em dia” e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!