Atrair e desenvolver parcerias é muito importante para consolidar o seu crescimento no mercado. Contar com bons negócios como aliados pode aumentar o alcance da marca, além de atrair clientes de maneira mais prática.
Porém, muitos empresários podem se deparar dificuldades no momento de buscar empresas para iniciar parcerias. E se você se encontra nesse grupo, estamos aqui para te mostrar que iniciar uma aliança com outros empreendedores pode ser fácil.
Leia o artigo a seguir para descobrir como atrair e desenvolver parcerias para o seu negócio!
Procure por empresas que tenham o mesmo público-alvo
O primeiro passo para desenvolver parcerias para o seu negócio é procurar por quem tem os mesmos clientes que você. Entretanto, não estamos falando dos seus concorrentes diretos, mas sim de outras empresas que atuam com as mesmas personas.
Uma oficina de carros tem os mesmos clientes de uma loja que vende peças para veículos, e uma loja pode indicar a outra para seus clientes. Sendo assim, um pode ajudar o outro no mercado, aumentando o alcance das marcas e fazendo com que a parceria seja positiva para ambos.
Para que algo benéfico surja dessa aliança, é indicado que você procure por empresas localizadas na mesma região que a sua. Além disso, é preciso que o seu negócio ofereça algo positivo para o parceiro.
Tenha algo a oferecer para o seu parceiro de negócios
Para que você consiga atrair e desenvolver parcerias com outras empresas, é necessário ter algo atrativo para oferecer. Não estamos dizendo para oferecer permuta de mercadorias ou algo do tipo, mas algo de valor imaterial, que vai trazer algum retorno real para o negócio do seu parceiro.
Uma boa dica para conseguir fechar alianças interessantes é conhecer e ter os números do seu negócio na ponta da língua. Quantidade de clientes, ticket médio, perfil comportamental e outros dados sobre o perfil dos clientes são muito interessantes de serem apresentados nas negociações de parcerias.
Para que seja vantajoso para os dois lados, vocês devem visar atrair mais clientes para as duas lojas. Um programa de desconto para quem for comprador de ambas é uma opção para quem quer criar mais movimento e tornar essa parceria mais proveitosa.
Seu networking precisa ser constante
O networking é uma excelente maneira de atrair e desenvolver parcerias no mundo dos negócios. A prática consiste em aumentar a sua rede de contatos, criando possibilidades de novas parcerias ou ampliando o seu alcance.
Para aumentar o seu networking, um empreendedor pode frequentar feiras e eventos voltados para empresas do seu ramo. Isso ajuda a mapear quem são os possíveis parceiros que teriam uma sinergia maior para trazer frutos benéficos para o seu negócio.
A conversa com outros profissionais pode acabar auxiliando você até mesmo a conseguir novos fornecedores, que são importantes aliados do se negócio. A presença em eventos para aumentar o network costuma ser muito benéfica para os empreendedores.
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