Desenvolver um diferencial competitivo deve ser a busca de todo o empresário. Independentemente do segmento do seu negócio, é preciso ter em mente a importância desse processo. Essas são características únicas que destacam sua empresa. Sem elas você será apenas mais um estabelecimento entre tantos.
Ter um diferencial competitivo coloca um negócio em posição de destaque. Ele insere na mente do consumidor a lembrança sobre os seus produtos e serviços. Essa característica faz com que sua empresa seja preferida pelos consumidores. Logo, fazendo mais vendas que a concorrência.
Neste artigo, mostraremos como desenvolver um diferencial competitivo utilizando as tecnologias mais recentes como aliadas. Acompanhe!
O que é um diferencial competitivo e qual a sua importância?
Um diferencial competitivo é um ou mais atributos que fazem a empresa ser única e superior aos seus concorrentes. Tratam-se de vantagens e benefícios oferecidos aos clientes. Esses são elementos que as demais empresas não são capazes de oferecer.
A importância principal desse processo é o reflexo nas vendas. Quando você tem um diferencial competitivo, sua empresa fica na lembrança de seus clientes.
Se o cliente precisar adquirir um produto ou serviço, a sua empresa será a primeira opção. Atualmente, o diferencial competitivo tem muita relação com a tecnologia. Existem dezenas de opções tecnológicas que facilitam o desenvolvimento dessas características.
Quais são as características das empresas que têm um diferencial competitivo?
Agora, mostraremos as características mais comuns das empresas com diferencial competitivo. Continue lendo!
1. Ser original
Um dos atributos a serem observados é a originalidade. Uma empresa com diferenciais competitivos desenvolve características únicas. Não somente nas soluções oferecidas aos clientes, mas também em outras áreas, por exemplo:
- atendimento diferenciado;
- estrutura física agradável e única;
- pós-venda exclusivo e personalizado.
A empresa que tem um diferencial competitivo não segue a concorrência. Ela desenvolve suas próprias soluções e métodos de vendas. Ele não copia as estratégias de outras empresas, mas sim, desenvolve seus próprios métodos.
2. Investir em sustentabilidade
Outro ponto importante é o investimento em sustentabilidade. Atualmente, essa é uma característica muito visada pelo mercado. Empresas que têm esse cuidado são vistas com mais credibilidade pelos seus consumidores, fornecedores, etc.
Investir em materiais renováveis, reduzir o consumo de papel, reciclar matérias prima e destinar os resíduos de forma correta são exemplos de ações sustentáveis que você pode adotar no negócio e ainda gerar diferencial competitivo.
3. Usar tecnologia
Por fim, empresas com diferencial competitivo usam a tecnologia a seu favor. Pode ser através das redes sociais, como ferramentas que servem para alcançar mais pessoas com estratégias de marketing digital. Além disso, também fornecem estratégias para melhorar o atendimento e vendas.
Outro exemplo do uso de tecnologia é a adoção de meios de pagamento eletrônicos, como o Pix, ampliando as opções de para o cliente fechar negócio com a empresa.
Como ter um diferencial competitivo na prática?
Agora que você já sabe o que é um diferencial competitivo e as características das empresas que têm esse elemento, mostraremos como aplicar esse conceito na prática. Continue lendo!
1. Tenha um bom controle de custos
É importante ter um bom controle de custos. Fazer isso afetará diretamente a saúde financeira do negócio, apoiando decisões de investimentos e ajuda a definição dos preços de vendas de seus produtos. Dessa forma, você melhora a gestão da empresa e abre a oportunidade de oferecer promoções e condições diferenciadas aos seus consumidores.
2. Aposte em softwares de qualidade
A tecnologia é uma das maiores aliadas na construção do diferencial competitivo. Ela deve ser utilizada para potencializar os negócios, seja na gestão da empresa com softwares que ajudam a controlar as finanças e o estoque, na gestão do relacionamento com o cliente ou na divulgação do seu estabelecimento.
Os softwares podem ser utilizados com muita eficiência no atendimento aos seus consumidores. A boa notícia é que existem formas simples e gratuitas para fazer isso. Um exemplo clássico é a versão empresarial de um famoso aplicativo de mensagens instantâneas.
Estamos falando do WhatsApp Business. Um aplicativo simples, intuitivo e muito profissional. Com ele é possível criar um contato mais próximo de seus clientes, facilitando o processo de vendas e a comunicação no pós-venda.
3. Utilize ferramentas para a melhorar as vendas
O processo de vendas também pode garantir diferenciais competitivos em sua empresa. Para isso ocorrer, mais uma vez, temos a presença da tecnologia. Elas devem ser utilizadas, especialmente, na divulgação e demonstração dos seus produtos e serviços.
Existem sistemas específicos para melhorar as vendas. Entretanto, você pode utilizar soluções gratuitas para isso. Uma dica interessante é gravar vídeos de demonstração com detalhes específicos dos produtos e publicar em suas redes sociais.
Quando se tratar de itens que podem ser vestidos ou calçados, vale a pena utilizar algum colaborador como modelo. Além disso, é importante que essas demonstrações sejam publicadas através dos canais digitais do seu negócio.
Afinal, não adianta desenvolver demonstrações de produtos sem disponibilizar para os consumidores interessados. O objetivo principal dessa estratégia é fazer vendas. Logo, é importante divulgar esses demonstrativos em suas redes sociais, sites ou outros canais de divulgação.
Outra dica interessante é criar uma loja virtual. Dessa forma, é possível constituir um novo canal de venda, contribuindo para o diferenciar da concorrência.
4. Utilize as redes sociais
Por fim, é importante investir em redes sociais como diferencial competitivo em seu negócio. A integração do meio online e offline é essencial na atualidade. Há quem diga que as empresas que não estão na internet podem ser excluídas do mercado rapidamente.
A boa notícia é que essa presença digital pode ocorrer de forma simples, gratuita e muito eficiente e as redes sociais proporcionaram isso. Entretanto, para elas funcionem é fundamental ter perfis profissionais da sua empresa. Além disso, é importante ter cuidado com as postagens realizadas, o conteúdo deve ser bem planejado.
O seu perfil não pode ser apenas um catálogo de vendas. Vale a pena inserir postagens que agreguem valor ao seu consumidor. Por exemplo: demonstrações de uso, conteúdos valiosos, dicas, etc.
No Instagram e no Facebook, é possível utilizar a funcionalidade de vendas ou inserir encaminhamentos para páginas de sua loja virtual. Além disso, no WhatsApp Business também é possível fazer vendas de forma remota. Porém, também é preciso ter cuidado para não ser invasivo com envio de promoções constantes.
Como você pôde perceber, ter um diferencial competitivo não é tão complexo quanto parece. Atualmente, ele pode ser implementado com o auxílio da tecnologia. O melhor é que essas ferramentas são simples e, em muitos casos, totalmente gratuitas.
Se você gostou das dicas que fornecemos e quer continuar aprendendo confira o post que preparamos. Nele mostraremos como escolher o melhor canal de comunicação para a sua empresa.