A redução de desperdícios é algo que as empresas sempre buscaram. Enquanto, antes o foco era a diminuição de custos, hoje a sustentabilidade entra na lista como uma das principais razões por trás disso.
De uma forma ou de outra, essa é uma preocupação que gera benefícios para a organização. Afinal, desde atrair clientes como um negócio que trabalha na prevenção de problemas ambientais até a possibilidade de ampliar a lucratividade são vantagens decorrentes dessa prática.
Confira como realizar isso e muito mais a seguir!
Qual é a importância da sustentabilidade para as empresas?
A sustentabilidade está ligada à questão macroeconômica, à medida em que os impactos ambientais reduzem o acesso a determinadas matérias-primas, por exemplo. Além disso, trata-se de um elemento central entre as novas preocupações do público consumidor, requerendo uma nova postura das empresas que quiserem se destacar.
Por fim, esse conceito anda de mãos dadas com a minimização dos custos. Ou seja, ela é uma aliada dos empreendimentos que desejam aumentar sua lucratividade, já que propõe meios de eliminar perdas ou desperdícios.
Quais são as principais ações para uma empresa ser sustentável?
Em um cenário em que a sustentabilidade é importante, mais que falar é preciso agir. Nesse contexto, as principais ações são:
- investir em alternativas para reuso e reciclagem, como a entrega de copos e canecas reutilizáveis aos colaboradores;
- seguir a legislação ligada ao assunto, incluindo normas ambientais vigentes;
- promover a redução de desperdícios e perdas ao, por exemplo, desligar as telas na hora do almoço;
- criar soluções para diminuir o impacto do negócio, garantindo a destinação correta do que é descartado e mantendo práticas que minimizem ou zeram a poluição;
- utilizar materiais de fontes renováveis, como papel reciclado e combustíveis não-fósseis;
- escolher somente parceiros e fornecedores que prezem pela preservação do meio ambiente, adotando precauções da mesma forma que seu negócio para isso.
Quais são os principais desperdícios e como eliminá-los?
Como visto, a redução de desperdícios é uma prática chave para a sustentabilidade ambiental. Para tanto, é fundamental entender quais são as principais situações em que isso ocorre e como eliminá-las. Nesse conjunto, o destaque fica para:
- má gestão de tempos e movimentos: movimentações, ociosidades e processos desnecessários precisam ser eliminados para que o negócio atinja a máxima eficiência;
- desregulagem da produção: a quantidade produzida e armazenada deve ser o mínimo necessário para manter o giro;
- armazenagem inadequada: desde excessos até perdas na estocagem são evitáveis se compras, transporte e guarda forem bem planejados;
- falta de qualidade: impedir erros e retrabalhos depende de ter procedimentos definidos em prol de uma execução correta;
- mau gerenciamento dos recursos: o planejamento é essencial para que materiais, pessoas e equipamentos sejam aproveitados da melhor forma.
Como fomentar a redução de desperdícios na empresa?
Além de atuar sobre as principais fontes de desperdício, algumas práticas ajudam a evitá-los de maneira proativa. Efetivá-las exige que a empresa siga os seguintes passos:
- planejar e controlar o uso dos recursos, garantindo seu máximo aproveitamento por meio de ações voltadas para a economia, como a utilização somente do que é necessário, etc.;
- repensar o layout e os fluxos de trabalho, aumentando a eficiência ao remover atividades que não agregam, enquanto cria ambientes que facilitam a logística interna;
- trabalhar em prol da gestão da qualidade, assegurando a minimização de falhas ao implantar procedimentos tanto de operação quanto de gerenciamento pensados para a qualificação de processos e resultados;
- implementar meios para que os funcionários possam perceber situações em que algo é desperdiçado e propor soluções para evitar que isso ocorra;
- treinar a equipe continuamente para informar acerca das mudanças realizadas e diminuir suas lacunas de conhecimento que gerem a má aplicação de equipamentos ou insumos.
Realizar a redução de desperdícios não somente reduz seus custos pequenos, como gera vantagem competitiva ao associar a imagem do seu negócio com a sustentabilidade. Assim, sua empresa só tem ganhos aplicando essa ideia. Para que isso aconteça, basta investir nas boas práticas indicadas neste conteúdo.
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