O fim de ano já está batendo na nossa porta e é hora de pensar as campanhas e ações promocionais para a época. Como estratégia e planejamento são imprescindíveis para se alcançar bons resultados, trouxemos dicas essenciais sobre como fazer promoção aproveitando as grandes datas que se aproximam, como a Black Friday e o Natal.
Seguir o calendário de datas comemorativas é uma ótima oportunidade de aumentar as vendas e a visibilidade da sua empresa e, para isso, você deve estar atento a diversos fatores, como mostraremos. Deve também estar preparado para receber a demanda dos clientes com qualidade, proporcionando a eles uma experiência positiva com sua marca. Vamos então aprender como fazer promoção de fim de ano de sucesso?
Antes de seguir com as ações promocionais, é preciso estar atento a dois fatores
As promoções de fim de ano, assim como as de outras datas, são momentos muito frutíferos para as vendas e devem ser aproveitados. Acontece que sua empresa precisa estar fortemente preparada, sobretudo no que diz respeito a equipe e disponibilidade de estoque.
São dois pontos bem sensíveis e que – se não forem bem organizados e devidamente adaptados para o momento – podem transformar sua campanha em um grande fiasco. Afinal, estão diretamente ligados à satisfação do cliente. Portanto, faça um cálculo e uma previsão de demanda, organize seu estoque, converse com fornecedores com antecedência e planeje as recompras, se necessário.
Em relação à equipe, treinamento é a palavra de ordem. E também deve ser realizado com antecedência, num tempo confortável para a qualificação dos vendedores. Os colaboradores são os principais pontos de contato com o consumidor no contexto da venda, então é fundamental que eles tenham amplo conhecimento dos produtos, das necessidades do público, além de estarem prontos a entregar uma excelente experiência ao cliente.
Agora veja as dicas de como fazer promoção de fim de ano arrasadora
Para pôr a mão na massa e criar suas promoções com excelência, selecionamos os passos que não podem faltar. Em todos eles, é preciso valorizar o cliente e oferecer benefícios atrativos. Vamos lá!
- ofereça porcentagens de desconto por produto;
- defina um prazo específico para a promoção, gerando um senso de urgência;
- as pessoas em geral gostam de ser presenteadas, ofereça brindes a partir de um determinado valor em compras;
- promova descontos progressivos;
- crie ações específicas para os clientes fiéis;
- crie também vantagens para novos clientes;
- trabalhe com preços competitivos;
- ofereça premiações aos vendedores, estimulando o desempenho da equipe.
Além dessas dicas, é importante mensurar todos os resultados da promoção, a fim de entender os pontos fortes da ação e o que é preciso melhorar para as próximas. É uma boa oportunidade de ter mais informações sobre o perfil e o comportamento do seu público.
Saber como fazer promoção é também levar em conta a todo momento a experiência proporcionada e a satisfação do cliente. Ainda que a demanda aumente muito, você precisa garantir que seu cliente será bem atendido e bem tratado em todos os contatos com sua marca.
Preparado para criar suas promoções de fim de ano? Com essas dicas, será um sucesso. E se você gostou do conteúdo, pode acompanhar muito mais curtindo a página do Sebrae Alagoas no Facebook.