Você sabe como vender na internet? Caso você tenha dúvidas é importante saber que está perdendo uma excelente oportunidade de alavancar as suas vendas. O mundo digital oferece inúmeras possibilidades para aumentar o faturamento de qualquer negócio, uma vez que ele permite atingir um público muito maior quando comparado ao mundo offline.
Além disso, durante o processo de venda online fica muito mais fácil de se relacionar com os seus clientes, tendo em vista que seus anúncios — quando bem-feitos — serão entregues apenas para quem realmente tem interesse nos seus produtos.
Se você deseja inserir o seu negócio na web e precisa de ajuda para saber como vender online, este artigo foi feito para você. Continue a leitura e confira as nossas dicas!
Crie uma loja virtual
O primeiro passo para vender online é criar uma loja virtual. Esse site deverá ter um design profissional e ser responsivo, ou seja, as páginas precisam carregar rápido e todos os processos precisam ser intuitivos, a fim de otimizar ao máximo a experiência do cliente.
Além disso, não podemos deixar de mencionar a importância de disponibilizar diversos meios de pagamento (boleto e cartão de crédito, por exemplo) para aumentar as chances do consumidor fechar negócio.
Defina um processo de vendas
O processo de vendas de uma loja virtual é bem similar ao de um negócio offline. Sendo assim, é importante que você tenha uma equipe preparada para oferecer um suporte adequado aos seus consumidores, esclarecendo suas eventuais dúvidas e auxiliando o potencial cliente sobre os passos necessários para concretizar a compra. Ao observar que houve abandono de carrinho, por exemplo, a equipe deverá verificar o que influenciou nessa decisão cliente.
Faça campanhas com ofertas limitadas
A escassez trabalha o senso de urgência no consumidor. Por isso, uma oferta disponível por apenas um dia faz com que ele tome uma decisão rápida, a fim de não perder aquela oportunidade.
As ofertas limitadas ajudam a aumentar o faturamento, principalmente em datas comemorativas, que é quando as pessoas estão mais propensas a comprar. Sendo assim, analise as necessidades do seu público e ofereça a ele ofertas consideradas imperdíveis para aumentar o seu faturamento.
Tenha uma estratégia de pós-venda
Não é só porque o seu negócio é online que ele não precisa de uma estratégia pós-venda. Acredite, nesse caso, ela se faz ainda mais importante, uma vez que transmitirá mais segurança para o seu público.
Aqui, você pode solicitar o número do WhatsApp no momento do cadastro. Dessa forma, assim que o cliente efetuar a compra, a sua equipe pode entrar em contato com ele enfatizando que o pagamento foi confirmado e que o produto está a caminho. Por fim, disponha-se para solucionar eventuais dúvidas dos seus clientes.
Venda no Google Shopping
O Google Shopping é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que visa entregar ao usuário os produtos que ele está buscando de maneira simples, organizada e ágil. Os produtos são apresentados de maneira bem intuitiva, destacando a imagem, o preço, o nome da mercadoria e o endereço virtual da sua loja. A grande vantagem dessa opção é que os produtos aparecem no topo da pesquisa, antes mesmo dos anúncios pagos.
Agora você já pode começar a vender online! Saiba que você pode atuar nesse ramo a qualquer momento, mas lembre-se: quanto antes, melhor! Afinal, seus concorrentes estão – cada vez mais – dispostos a fazer de tudo para se destacar no mercado. Vale mencionar também a importância da qualificação profissional para o sucesso do negócio, pois quanto mais conhecimento você tiver, mais insights terá para alavancar as suas vendas.
Por isso, saiba com detalhes como montar a sua loja online e como usar o Google Shopping para aumentar as suas vendas! Confira esses artigos e boa leitura!