Certamente um dos maiores desafios para os empreendedores é saber como precificar produto. Até mesmo os empresários mais experientes costumam encontrar dificuldades para compor os preços de suas mercadorias. Esses valores oscilam de acordo com as exigências do mercado.
Além do fator qualidade de produtos, o preço de venda é outro principal responsável pela permanência da empresa no mercado com boa saúde financeira. Saiba que, no momento da precificação, o empreendedor não pode determinar valores muito baixos e nem muito altos.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar como o empresário deve precificar um produto para aumentar as vendas. Acompanhe o texto e boa leitura!
O que é precificar?
Precificar não se trata apenas de colocar valor em um produto com base na receita que se pretende chegar no fechamento do mês. A precificação determina o preço de venda que, deve conter parâmetros que ofereçam lucro para empresa, satisfação para os consumidores e alinhamento com a concorrência.
Precificar deve ser considerado como uma estratégia. Isso é o que diferencia os empresários de sucesso dos outros. Afinal, para uma empresa, não basta simplesmente sobreviver no mercado, é preciso permanecer obtendo resultados lucrativos e, não apenas honrando os compromissos.
Qual a importância de precificar produto?
Precificar é tão importante para uma empresa quanto ter o produto disponível no balcão ou em algum site, no caso das empresas que vendem online. A precificação feita de maneira justa atrai clientes, vence a concorrência e obtém melhor visualização no mercado.
Além disso, é a precificação adequada que vai proporcionar a formação do capital de giro e do lucro para a obtenção de novos investimentos como a compra de equipamentos, reformas e campanhas de marketing.
Como precificar produto?
Saber como precificar produto requer do empreendedor a disponibilização de tempo para determinar o preço de venda que seja coerente com a mercadoria. Entenda o passo a passo para uma precificação eficiente.
Conheça o custo do produto
Se você é fabricante, relacione toda a matéria-prima e a mão de obra gasta para produzir cada unidade do seu produto. Caso seja um revendedor, faça o levantamento a partir do valor o momento que pagou para o fornecedor até o recebimento na sua empresa, ou seja, anote os fretes, impostos entre outros.
Verifique a concorrência
Verificar o preço da concorrência também faz parte da estratégia de precificação de um produto, pois se o valor que você determinar estiver muito acima das práticas do mercado, certamente, a sua empresa não conseguirá comercializar as mercadorias de forma satisfatória.
Determine a margem de lucro
A partir do momento que você conhece o custo do produto e os valores praticados pela concorrência já é hora de pensar na margem de lucro. Pois, é a lucratividade que mantém a saúde financeira de um empreendimento.
Não existe uma porcentagem definida para a lucratividade da sua empresa, porque como já vimos, existem fatores do mercado que influenciam nessa decisão. No entanto, você precisa definir o markup — o percentual que determina o lucro desejado.
Se o valor do markup for suficiente para cobrir todos os custos do produto e estiver dentro da realidade do mercado, você pode usar esse percentual como margem de lucro.
Portanto, saber como precificar produto é uma atividade fundamental dentro do plano de negócios da empresa. Quando ela é feita corretamente, maximiza os lucros do empreendimento. Caso tenha dúvidas, procure ajuda de especialistas para evitar erros e fugir dos riscos de prejuízos.
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