homem olhando tela celular homem olhando tela celular

Automatização do WhatsApp: melhore a comunicação e aumente as vendas!

7 minutos para ler

Dominar as tecnologias é uma ação que tem ganhado cada vez mais importância para os negócios. Um exemplo disso é a automatização do WhatsApp, visando maximizar os resultados alcançados com essa ferramenta.

Afinal, os canais digitais não foram apenas uma solução temporária nos momentos em que as empresas não podiam operar seus meios físicos de vendas. Atualmente, são uma forma de atingir um público maior.

Nesse contexto, o aplicativo se posiciona como um meio acessível, gratuito e abrangente, cujo potencial envolve usos diversos — indo desde atendimento e suporte até marketing ou comercial.

Veja como usar essa possibilidade e mais a seguir!

Como a automatização do WhatsApp pode beneficiar um negócio?

A automatização do WhatsApp busca potencializar os benefícios que essa ferramenta apresenta enquanto canal conversacional de comunicação e vendas. A começar por ser uma solução que faz parte do dia a dia das pessoas, com mais de 147 milhões de usuários no Brasil, estando presente em 99% dos dispositivos móveis.

Pense um pouco: por já estar disponível, não requer tempo nem investimentos em desenvolvimento ou em projetos de incentivo à sua instalação, sendo ideal para negócios pequenos que atendem mercados locais.

Além de estratégico, seu uso é prático, uma vez que fornece:

  • agilidade que agrada ao cliente;
  • disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • produtividade, com os atendentes desenvolvendo só os leads qualificados;
  • escalabilidade para responder a mais contatos;
  • redução de erros ou desacordos legais;
  • coleta de dados para a personalização e avaliação de desempenho.

Quais são os meios para implementar a automatização do WhatsApp?

Existem dois caminhos para colocar a automatização do WhatsApp em funcionamento. Isso porque algumas funções estão disponíveis no próprio aplicativo, bastando ser configuradas na versão Business.

Entretanto, outras automações demandam sua integração com ferramentas externas, como:

  • chatbots de fluxo ou Inteligência Artificial que podem interagir com os clientes, dando informações básicas;
  • sistemas e plataformas que agregam funcionalidades e viabilizam uma continuidade no atendimento, mesmo que haja uma mudança na via utilizada pelo público.

Essas soluções que se conectam com o app dependem de um API — sigla para Interface de Programação de Aplicativos que concentra regras e protocolos voltados à comunicação entre softwares.

Quais são as automações que podem ser aplicadas no WhatsApp?

A partir dessas formas de implementação, algumas automações ficam disponíveis. Descubra quais são elas a seguir!

Respostas e mensagens

Talvez a automatização do WhatsApp mais usada, uma vez que ela está disponível na versão Business do próprio aplicativo, seja a que envolve respostas ou mensagens pré-programadas.

Ideal para dar um retorno ou satisfação para quem entra em contato em momentos que a empresa não pode atender ou manter um suporte ágil, essa opção também serve para adiantar o teor da conversa, acelerando a resolução da demanda do público.

Entre as possibilidades nativas estão textos de saudação, geralmente acompanhados de um pedido sobre o nome e o assunto, avisos de ausência ou quanto ao horário de funcionamento.

Já os chatbots conseguem responder de acordo com o questionado, identificando palavras-chave ou utilizando opções selecionadas pelo usuário a partir de listas previamente configuradas.

Coleta de dados

A versão Business do WhatsApp coleta automaticamente dados e fornece alguns relatórios que podem ser agendados na plataforma. Para quem quer ir mais além, é interessante contar com uma solução de CRM – Customer Relationship Management que faz esse tipo de atividade de maneira mais ampla.

Nela, as informações são usadas para compor panoramas amplos acerca dos canais de comunicação e vendas de todo o negócio. Assim, é possível entender o impacto do app de mensagens frente ao quadro geral.

Em todos os casos, o objetivo é ter uma visualização realista do desempenho das estratégias implementadas, identificando o que precisa ser otimizado para que a tomada de decisões se torne mais exata.

Pedidos e vendas

Mesmo que o aplicativo conte com funções como catálogo e pagamento, via de regra as empresas preferem utilizar o API da plataforma para integrar o WhatsApp com os sistemas de vendas externos. Dessa forma, conseguem enviar automaticamente mensagens com:

  • a confirmação do pedido;
  • seu rastreamento;
  • lembretes de carrinho abandonado ou prazos;
  • avisos de promoção e descontos.

Essas possibilidades estão disponíveis devido à automação de outras tarefas, como conciliação bancária, emissão de notas, acompanhamento no site da transportadora, etc.

Nutrição de leads

Os fluxos automatizados de mensagens e os envios em massa pré-agendados realizados por CRMs oferecem diversas funcionalidades para as empresas, incluindo ações de marketing. Um exemplo é a nutrição de leads cujo perfil indica que o WhatsApp é um canal mais eficaz do que o e-mail.

Vale perceber que a taxa de abertura do e-mail gira em torno de 26.80%. No app, a média chega a 98%. Ou seja, as newsletters, conteúdos ou campanhas também podem ser entregues no aplicativo, aumentando o conforto dos destinatários e as chances de leitura. A ideia é elevar o engajamento e a conversão.

Como medir o impacto da automatização do WhatsApp no seu negócio?

Outro efeito positivo da digitalização é o aumento do acesso a dados e a facilidade de utilizar esses números para mensurar a performance. Até porque, com um ambiente de competitividade tão elevada quanto o mercado contemporâneo, é imprescindível ajustar as estratégias em prol de maximizar os resultados.

Dessa maneira, os recursos analíticos, a exemplo dos relatórios do WhatsApp e das ferramentas externas integradas, são as funcionalidades que oportunizam a empresa atingir seus objetivos.

Com eles, o cruzamento e a correlação de informações permitem medir o impacto da automação. Entre os pontos a observar, ficam em evidência métricas como:

  • taxa de conversão;
  • taxa de abertura;
  • tempo de interação com a mensagem;
  • custo por ação; 
  • satisfação do cliente com as interações;
  • retenção e recompra entre quem usou o canal;
  • taxa de resposta do consumidor aos contatos.

A lógica desses indicadores é determinar se há retorno e se o investimento está valendo a pena. Nesse cenário, avaliar aspectos secundários tende a ser útil.

O desempenho do setor de atendimento por meio do tempo de resposta e do índice de resolução entra aqui. Também cabe comparar a produtividade da equipe antes e depois de automatizar atividades.

Em relação às campanhas de marketing e vendas, ainda é interessante contrapor o perfil dos destinatários que rejeitam ofertas com as características do público-alvo, a fim de perceber se o erro está na falta de segmentação ao realizar as ações.

A automatização do WhatsApp pode começar simples, usando os recursos disponíveis na versão Business do app, e crescer com outras ferramentas, conforme o canal ganha importância para os resultados do negócio. O importante é não ignorar seu impacto e perder clientes por isso.

Descubra mais sobre canais conversacionais neste infográfico!

Posts relacionados

Deixe um comentário