Vai chegando junho e uma dúvida gostosa surge na mente de muitas pessoas: qual será a minha roupa de festa junina neste ano? Com a evolução dos e-commerces e a facilidade de vender pela internet, cativar os consumidores nesse período exige estratégias diferenciadas.
Neste post, mostraremos as principais dicas para quem pretende faturar vendendo roupas de festa junina. A estratégia não passa apenas pela criação de ofertas, mas também por uma boa divulgação, atendimento personalizado e muita criatividade. Confira!
1. Saiba o que está em alta
A roupa de festa junina é bastante reconhecida por todos: camisas e calças xadrez, listradas, vestidos, chapéus de palha e outros acessórios, como retalhos e remendos. Contudo, mesmo trabalhando com esse alto número de itens, ainda é possível conquistar vantagem competitiva.
Pense só: no Brasil, por exemplo, o que não falta são fãs de forró e música sertaneja. O estilo de alguns desses cantores e cantoras têm similaridades ao look clássico da festa junina, com uma profusão de desenhos em xadrez e listras. Então, que tal pesquisar alguns desses nomes da música e buscar inspiração em suas roupas?
Por falar em forró e sertanejo universitário, as festas de São João também costumam receber shows de artistas consagrados do gênero. Procure trabalhar a visão de que as roupas adquiridas nesse período também poderão ser utilizadas nesses espetáculos e ao longo do ano — e não apenas nas festas comemorativas típicas da data.
Outra boa ideia é se inspirar nos looks de famosos de outros ramos, pesquisando o que eles vestiram em datas anteriores. Sites como o Pinterest e o próprio Instagram também são ótimos para inspirar os empreendedores.
Essas dicas servem tanto para quem fabrica as próprias peças como para quem quer apenas revendê-las. Afinal, no fim das contas, a curadoria das roupas será dos próprios empreendedores. Por isso, coloque a criatividade para trabalhar e surpreenda seus clientes — mas sem deixar as roupas clássicas de fora, é claro!
2. Planeje o estoque
As datas comemorativas, como a festa junina, precisam de um reforço no planejamento de estoque. Afinal, essa é uma daquelas ocasiões nas quais há um fluxo maior de clientes, tanto no e-commerce como nos pontos físicos. Com mais gente aparecendo, a quantidade de produtos deverá ser proporcional ao aumento da demanda.
Por isso, aproveite os meses de abril e maio para planejar melhor o estoque. Deixe tudo alinhado com seus fornecedores, verifique o que está em falta e liste os produtos nos quais você apostará este ano. É muito importante que você tenha um bom fluxo dos produtos essenciais que citamos no tópico anterior — camisetas xadrez ou listradas, vestidos, chapéus de palha e retalhos para as calças, por exemplo.
Caso a sua loja seja mais “eclética”, também é possível vender outros adereços para a festa junina, como acessórios para decorar as ruas. Lembre-se das bandeirinhas e das fitas que as pessoas também gostam de utilizar.
3. Conte com parceiros estratégicos
Ter bons fornecedores é importante em qualquer negócio, mas no setor de vestuário é ainda mais valioso. O cliente que se sentir insatisfeito com um material de pouca qualidade pode fazer um vídeo expondo as falhas e postá-lo em diversas redes sociais, comprometendo a reputação do negócio.
Garantir produtos de boa qualidade é só um dos motivos para ter bons fornecedores. Também podemos citar:
- respeito aos prazos;
- possibilidade de flexibilizar as entregas, conforme a demanda;
- boas condições para negociar dívidas e pagamentos com desconto;
- possibilidade de networking com outros parceiros desse fornecedor;
- troca de favores estratégicos, como backlinks e compartilhamento de promoções da sua loja, entre outros.
4. Tenha uma variedade de produtos
Quanto maior for a variedade de produtos oferecidos na sua loja, maior será a possibilidade de que o cliente compre mais de um produto.
Além disso, verifique a possibilidade de oferecer frete grátis quanto o carrinho atingir uma determinada marca (200 reais, digamos), o que faz que ele tenha mais motivos para adquirir tudo aquilo que precisa de uma vez só.
As festas juninas são marcadas pelo xadrez e pelos quadriculados, mas outra ideia interessante é aproveitar as tendências gerais de moda, como as estampas florais. Essa combinação é utilizada tanto pelo público masculino como feminino.
5. Divulgue de forma on-line
Divulgar os produtos na internet é fácil e gratuito. Claro que você pode investir em anúncios pagos e parcerias com influenciadores, mas um bom trabalho de publicidade e atendimento nas redes sociais e no seu e-commerce já é um grande passo para o sucesso financeiro nesse período de festas.
Caso você também tenha um ponto físico, é possível fazer uma divulgação off-line e criativa. Lembre-se de que a festa junina não é caracterizada apenas pela roupa e pelas festas, mas também por alimentos como canjica, munguzá, pamonha e maçãs do amor. Que tal marcar uma ou mais ocasiões e oferecer algumas dessas comidas na loja? É uma boa ideia para atrair até quem passa pela rua!
6. Aposte em atendimento personalizado
Personalize o atendimento, para que não fique parecendo que você apenas acrescentou o termo “festa junina” à comunicação habitual do negócio. Crie newsletters que mostrem que o negócio está se preparando para esse período, envie ofertas customizadas conforme o histórico dos clientes e crie enquetes, por exemplo.
Outra boa dica para o atendimento ser personalizado é disponibilizar vários pontos de contato, para que o cliente contate a loja de acordo com as preferências dele. No entanto, o elemento mais importante dessa estratégia é a humanização da comunicação: seja respeitoso, ouça o que o consumidor tenha a dizer e, a partir daí, ofereça soluções para o problema apresentado.
7. Faça promoções
Independentemente do poder aquisitivo, todo mundo ama uma oferta. Além da possibilidade de gastar menos, o empreendimento ainda desperta aquela sensação de que é melhor comprar agora do que deixar aquela aquisição para depois.
Por isso, pense em promoções criativas relacionadas às roupas. Venda conjuntos completos (camiseta, calça e chapéu) ou ofereça a possibilidade de ir diminuindo o valor proporcional segundo a quantidade de itens no carrinho.
8. Aposte em materiais duradouros
Quem disse que toda a roupa de festa junina comprada fora do período festivo precisa ser jogada fora após as festas acabarem? Basta sair nas ruas brasileiras para notar que muita gente gosta de camisas com estampas quadriculadas e listradas.
Por isso, se o seu material for bom o bastante, aquela peça poderá ser agregada ao vestuário do dia a dia do cliente. Para quem vai apostar apenas na revenda, siga a dica anterior e certifique-se de que seus fornecedores têm tradição nesse mercado. Assim, a roupa encontrada vai servir não apenas para o pós-festa, mas também para a comemoração do ano seguinte.
Como se não bastasse, bons materiais rendem fotos e publicações na internet. Seus produtos serão divulgados de maneira natural pelos clientes. Com essa estratégia de priorizar material de qualidade, o seu negócio também gera o marketing boca a boca — também chamado de marketing de referência.
Lembre-se de que a sua loja e o seu site também precisam entrar no clima de roupa de festa junina. Decore o ambiente com bandeirinhas e balões, por exemplo. Também dá para modificar o e-commerce, ao conversar com os administradores e pedir alguns filtros e layouts que façam referências a esse delicioso período do ano.
Aproveite a visita ao blog e saiba como planejar estratégias para o calendário anual de outras datas comemorativas!