Empreendedores estão sempre se desdobrando para alavancar suas conversões e vendas. Como a maior parte dos empresários do país são donos de pequenos negócios, o planejamento de metas ajuda a enfrentar a competitividade do mercado e direcionar os esforços.
Para isso, é preciso ter ambição, mas sem traçar objetivos irreais, com poucas chances de sucesso. Felizmente, existem métodos para facilitar esse processo, como o SMART. Neste post, citaremos essa e outras estratégias para microempreendedores individuais -MEIs que desejam obter melhores resultados. Boa leitura!
Use dados
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que ajuda qualquer MEI. Ele informa o número de visitas do seu site, a faixa de horário com maior tráfego e até mesmo o tempo médio que as pessoas passam na página.
Com essas informações em mãos, você pode aproveitar os horários de pico para postar no blog, por exemplo, ou interagir com os clientes nas redes sociais.
O Analytics também informa o local de acesso dos visitantes, o que permite direcionar os conteúdos e as estratégias de venda para as regiões mais relevantes para o seu produto.
Estabeleça um cronograma
Definir metas caminha lado a lado com um cronograma. Afinal, caso o seu objetivo seja, por exemplo, “aumentar as vendas”, qual será a base de comparação para entender se os números realmente evoluíram?
Para isso, estabeleça um cronograma que ajude, inclusive, a distribuir os esforços e mensurar os avanços. O método SMART, que veremos adiante, tem uma etapa específica para isso e ajudará na organização e nos ajustes do calendário.
Trace metas realistas
Imaginemos um MEI com faturamento de R$ 40 mil por ano que queira elevar os rendimentos para mais perto do topo da categoria, ou seja, R$ 81 mil, em apenas seis meses. A não ser que cheguem investidores externos, essa meta não parece muito realista, não é mesmo?
Trace o plano de acordo com o tempo que você tem para se dedicar aos negócios (sem comprometer sua saúde física e mental), os investimentos que pode ou pretende fazer e a sua capacidade de divulgar os produtos.
Na maioria das vezes, pensar em metas irreais só levará à frustração, o que pode desmotivar empreendedores e causar o fim prematuro da empresa.
Siga um método já estabelecido
O método SMART é usado justamente para a definição dos objetivos dos empreendedores. A seguir, vamos entender a que se refere cada letra da sigla:
- S (Specific ou Específico). Nesse momento, você consegue definir claramente a sua meta específica, assim como detalhar os resultados que pretende alcançar;
- M (Measurable ou Mensurável). Como o próprio nome indica, trata-se da mensuração dos resultados;
- A (Attainable ou Atingível). Garante que a sua meta seja realista o suficiente. Só assim será possível atingi-la;
- R (Relevant ou Relevante). A meta deve ser algo que realmente agregue valor à empresa e aos clientes. Não basta ser uma “ideia criativa”, deve ser algo relacionado ao planejamento estratégico do seu negócio;
- T (Time based ou Temporal). Na última etapa, você determina um prazo para alcançar a meta que definiu lá no início, no S. Mas não se esqueça de que ela deve ser atingível!
Um exemplo de meta definida pelo método SMART seria: aumentar em 30% as vendas de um produto específico na loja online da sua empresa, levando em conta os resultados do semestre e do ano anterior.
Nesse exemplo, é possível visualizar objetivo específico (aumentar as vendas do produto) e mensurar a etapa (30% de acréscimo). Essa meta não foge da realidade, tem um período estabelecido (um semestre) e é relevante para a empresa — trata-se, afinal, de converter e fechar vendas.
Como podemos ver, o planejamento de metas é uma ótima maneira de se organizar com um passo de cada vez. MEIs estão sempre na correria para fechar negócios e divulgar produtos, mas é possível direcionar os esforços para triunfar em todas as frentes: na divulgação, na atração, na conversão e nas vendas.
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