Desde os tempos mais remotos a humanidade desenvolveu o hábito de criar narrativas sobre as suas experiências. O storytelling é uma das maneiras mais eficientes de contar histórias sobre as empresas. Plataformas e mídias sociais podem ser utilizadas para a aplicação desse conceito, o que faz com que a técnica transmita a ideia do seu negócio ao público-alvo com facilidade.
Todos têm uma grande história sobre suas vidas para contar. A história pode falar sobre a origem de seu nome ou sobre como foi seu nascimento. Assim pode ser com os storytelling de sua empresa. A história a ser contada pode ser sobre a data de sua fundação ou pode se referir a como surgiu o nome da empresa. Ainda têm dúvidas sobre o que é storytelling? Saiba que essa capacidade de transmitir as informações por meio de enredos elaborados é algo primordial para o sucesso de um empreendimento.
Deseja saber mais sobre o tema e como essa prática pode auxiliar na alavancagem dos seus negócios? Continue a sua leitura!
O que é storytelling?
Storytelling nada mais é do que uma palavra escrita em inglês, cuja expressão “tell a story” significa contar uma história. Essa história pode ser contada por um storyteller ou um contador de histórias. Esse profissional tem a capacidade para narrar eventos de forma que eles se tornem interessantes e relevantes. Eles podem usar alguns recursos, entre os quais estão:
- audio e vídeos;
- imagens;
- palavras.
O storytelling é muito utilizado na televisão, na publicidade e no marketing. Tal técnica pode ser usada para motivar os funcionários, bem como para ajudar a fazer a propaganda do lançamento de um novo produto, por exemplo. Por essa razão, a ferramenta tornou-se fundamental para o bom andamento das empresas.
Um exemplo fascinante e que permite o bom entendimento sobre o storytelling é aplicar o conceito de storytelling ao sistema solar, veja abaixo como é possível fazer isso!
- story – o sol
- telling – várias opções de contar como é o sol.
O planeta mercúrio diria que o sol é quente demais, pois está muito próximo dele. A Terra diria que ele é o Rei dos Astros, pois conta com um equilíbrio maior do calor. Netuno, por sua vez, reclamaria que esse luminar é frio demais, pois fica distante de seus raios.
Para que serve e como isso pode ajudar a contar a trajetória do seu negócio?
Com a concorrência desenfreada de empresas ofertantes dos mesmos serviços, os consumidores de maneira geral estão sendo sobrecarregados com tantas informações e ficam na dúvida com relação ao melhor fornecedor. É nesse contexto que o storytelling tem papel crucial para contar histórias interessantes.
O storytelling é responsável por criar uma relação de proximidade entre o fornecedor e o cliente. Para que o conceito funcione, as histórias precisam ter começo, meio e fim. A mensagem a ser passada deve ser clara e precisa se conectar com sua audiência, seja em formato de vídeo, texto ou de imagem. Personagens centrais podem ser usados para contar as histórias, como funcionários mais antigos, parceiros, o próprio empresário ou clientes.
Imagine que Jorge era um ótimo gestor de vendas, tudo corria bem até que em uma reunião soube que sua meta dobraria, então olhou para a operação e viu muitas dificuldades. Por isso, fez alguma dinâmicas, mas a equipe não conseguia melhorar os resultados.
Consequentemente, pensou que não era capaz e decidiu fazer algumas leituras. Ele se deparou com um case parecido com o que estava passando, foi quando decidiu solicitar um bate-papo. Em conversa percebeu que a outra pessoa passou pela mesma situação e que queria ajudá-lo. Depois de conversar algumas vezes com a pessoa e obter informações, descobriu que poderia bater a meta. Aplicou os conhecimentos adquiridos nas trocas de experiência e conseguiu cumprir com os objetivos lançados pela empresa. Usando o storytelling e contando a história dessa forma fica mais fácil para entender o que o gestor passou.
Por que é importante usar o storytelling nos pequenos negócios?
O storytelling é uma importante ferramenta que ajudará a sua empresa a alcançar o sucesso em marketing de conteúdo. Uma história contada de maneira simples e que promova a interação com o público pode fazer mais efeito do que outros tipos de publicidade.
Então, agora que você já sabe o que é storytelling e para que ele serve, não deixe de usar esse diferencial para atrair novos clientes e para aumentar significativamente o faturamento de sua empresa. Desse modo, o seu empreendimento vai alcançar o sucesso tão almejado.
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