Todo gestor está sempre em busca de maneiras de otimizar a rotina de sua empresa. Contudo, o grande desafio é adotar alterações que modifiquem a cultura organizacional de forma permanente, modernizando o negócio e adequando a sua companhia a consumidores cada vez mais exigentes.
Nesse sentido, o mindset digital é um conceito imprescindível para o mercado atual. Afinal, ele estimula a utilização de ferramentas tecnológicas de modo a extrair o máximo de produtividade dentro da empresa. Neste post, falaremos mais sobre o conceito e como implementá-lo em sua companhia. Boa leitura!
O que é o mindset digital?
Mindset digital é um conceito que surgiu por meio de um conceito mais amplo: a transformação digital. De forma bastante resumida, o termo descreve as maneiras de utilizar a tecnologia para extrair o melhor das pessoas que compõem uma empresa.
Não tendo ligação, portanto, com a substituição de humanos por robôs. Alguns processos podem ser automatizados para gerar mais eficiência, mas são as pessoas que desenvolvem as estratégias de negócio e as colocam em prática.
O conceito também costuma ser conhecido como “digitalização”, mas o sentido é o mesmo: agrupar práticas e estratégias para otimizar as operações rotineiras da empresa e gerar mais produtividade. O núcleo de todo esse modelo é a internet, que oferece múltiplas oportunidades para o empreender conseguir melhores resultados.
Como desenvolver um mindset digital na sua empresa?
Agora, apresentaremos dicas para a adoção desse mindset dentro do seu negócio.
Analise a perspectiva atual do seu negócio
Antes de tudo, é preciso entender o que você já tem disponível para viabilizar a sua estratégia digital. O primeiro passo é entender bem como a sua empresa funciona e os seus objetivos. Uma companhia que ainda funcione “à moda antiga”, com poucos equipamentos e negócios na internet, terá mais trabalho.
Para realizar a transição para um modelo de mindset digital, liste os ativos da sua empresa e compare com aquilo que você quer que ela seja. Converse com consultores em marketing digital e tecnologia para entender como adotar as melhores soluções.
Não saia comprando equipamentos sem antes considerar o inventário do seu negócio. Caso o seu desejo seja marcar uma presença digital mais concreta, considere contratar especialistas em marketing digital e treinar os colaboradores para concretizar essa ambição.
Fale sobre a importância de uma estratégia digital
Adotar um mindset digital é uma atitude que demanda mais do que simplesmente adquirir tecnologias e equipamentos para a empresa. Trata-se de uma mudança organizacional completa, com o objetivo de modernizar o negócio e produzir mais.
Por isso, reúna os seus colaboradores e transmita a eles esse desejo da empresa. Com uma conversa franca, será possível até mesmo identificar funcionários que já têm as habilidades necessárias para iniciar os primeiros passos.
Além do estabelecimento de uma cultura digital, é preciso considerar aspectos estratégicos e econômicos. O primeiro envolve as ações administrativas que serão alinhadas aos novos objetivos. O segundo tem a ver com os valores que a empresa poderá pagar para trilhar esse novo caminho.
Defina as suas plataformas na internet
Não é possível implementar esse mindset sem uma plataforma na internet, como um site, aplicativo e soluções digitais. Podemos até mesmo dizer que essa escolha representa o elemento visível da presença no mundo digital.
A primeira etapa, aqui, é desenvolver um site responsivo — isso é, que se adapte à navegação tanto em computadores e dispositivos móveis. Buscar a ajuda de desenvolvedores especializados para construir um aplicativo personalizado também é outra ótima medida.
Contudo, nem sempre é preciso gastar muito para modernizar digitalmente a sua empresa. Utilizar elementos de marketing digital, como técnicas de SEO ou automação, já é um importante passo para adotar um mindset digital.
Capacite seus colaboradores
Fazer com que os seus colaboradores adquiram habilidades é muito recompensador, tanto para eles como para a empresa. O fundamental dessa etapa é poder descobrir que muitos deles já têm aptidões que ainda não foram exploradas e que enriquecerão a rotina produtiva da companhia.
Por isso, reúna seus funcionários e identifique aqueles que têm o perfil certo para agilizar a implementação de um mindset digital. Aqueles que já sabem um pouco mais podem orientar os outros e garantir um ambiente de crescimento mútuo.
Caso a sua empresa ainda não tenha essas habilidades, busque treinamentos e palestras. É possível encontrar muitos livros sobre o assunto, além de vídeos no YouTube.
Invista em tecnologia
Por fim, não é possível negligenciar a conexão direta que há entre os termos “mindset digital” e “tecnologia”. Ainda é comum encontrar empresas nas quais o setor de TI serve apenas como um apoio, mantendo funcionários no ambiente físico apenas para prestar manutenção nos equipamentos da empresa.
Contudo, manter esse modus operandi é desperdiçar as oportunidades que as tecnologias modernas proporcionam — e, consequentemente, negligenciar toda uma busca pelo mindset digital. Listamos alguns exemplos de soluções que podem ser implementadas para otimizar as atividades da empresa.
Análise de dados
A análise de dados é feita por softwares dedicados a investigar o histórico digital da empresa, além da pesquisa na própria internet em geral. Assim, a companhia consegue buscar fontes de informação para estabelecer novas tendências, preencher lacunas no mercado e gerar decisões mais precisas e embasadas.
Aliar as ferramentas de dados ao bom treinamento dos colaboradores, característica que já mencionamos, é um passo enorme na modernização dos negócios e adaptação a um mercado de trabalho cada vez mais digital.
Automatize atividades
Automatizar atividades é entregar determinadas tarefas para as máquinas e poupar colaboradores de trabalho repetitivo. Um exemplo é a utilização da técnica conhecida como e-mail marketing, no qual as mensagens passam a ser enviadas de forma automática e de acordo com o estágio de interesse.
Assim, o próprio gestor pode configurar os melhores horários de envios, tudo de acordo com dados colhidos dos visitantes que deixam seus endereços de e-mail nos blogs e sites em geral. Essa praticidade tem tudo a ver com o mindset digital.
Utilização de métricas
Além da automatização, os colaboradores podem utilizar métricas — como os KPIs. São ferramentas dedicadas a mensurar resultados e proporcionar um embasamento maior para as novas decisões de negócio.
Essa mensuração não precisa ser feita de forma manual: ferramentas como o Google Analytics (gratuito) e SEMrush são essenciais para visualizar resultados de forma intuitiva. Com eles, é possível acompanhar o posicionamento nos mecanismos de busca e o nível geral de tráfego no seu website, por exemplo.
Como pudemos conferir, o mindset digital é uma característica que deve ser agregada à cultura organizacional das empresas para modernizá-las e prepará-las para as exigências dos consumidores. Apostar nessa tendência é fazer parte de outro movimento global: a transformação do comércio por meio da tecnologia.
Já que estamos falando de tendências, que tal aproveitar a visita e acessar o nosso guia completo sobre o que tem dado falar em relação às novas práticas de mercado?