Você já está preparando suas estratégias de vendas para o final do ano? Estamos quase lá!
Esse período do ano é um importante momento para muitos negócios. Afinal, como não remeter novembro à Black Friday e à Cyber Monday, e dezembro às festividades tradicionais de fim de ano como Natal e Ano Novo, não é mesmo?
Este ano ainda teremos outro evento que costuma bastante os comércios: a primeira Copa do Mundo sediada em um país do Oriente Médio, no Catar.
Quer dicas de como preparar seu negócio para as vendas no final de ano? Confira a seguir!
Quais são os principais eventos de final de ano que podem ajudar a aumentar as vendas?
Aqui, estão as principais datas para você planejar com antecedência ações de vendas nesse fim de ano:
- 25 de novembro – Black Friday;
- 28 de novembro – Cyber Monday;
- 25 de dezembro – Natal;
- 31 de dezembro a 01 de janeiro – Ano Novo.
Afinal, como faço para preparar meu negócio para as vendas de final de ano?
Ainda que os consumidores estejam naturalmente mais dispostos a comprar nesse período do ano, é importante investir em planejamento e estratégia para aumentar ainda mais suas vendas.
Portanto, reunimos algumas dicas para que você consiga preparar seu negócio. Veja quais são elas!
1. Treinamento de equipes
Treine suas equipes para oferecer atendimento de qualidade e ágil. Para ampliar a motivação, melhorar a produtividade dos colaboradores e, é claro, vender mais, considere implementar uma estratégia de gamificação.
2. Decoração temática
Aposte em decorações diferenciadas na loja física para conseguir atrair mais clientes. Em caso de loja virtual, invista em um novo visual para seu site e em ações que despertam o senso de urgência do consumidor, como banners de contagem regressiva.
3. Formas de divulgação e promoções exclusivas para a época
Utilize as redes sociais para alavancar suas vendas. Apostar no planejamento de comunicação antecipado para conquistar os clientes além da data também é uma ótima estratégia.
Promoções exclusivas ou venda de kit de produtos similares são algumas ações que contribuem para o aumento do ticket médio do cliente. Você ainda pode estender as promoções por um período maior de tempo, o que ajuda a acabar com os estoques.
4. Agilize as operações
Facilite a forma de pagamento oferecendo opções como cartões de crédito e débito, Pix, PicPay e PayPal.
Avalie abrir sua loja em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores, mantendo sempre atualizados a abertura e fechamento do seu estabelecimento.
5. Gerencie o estoque
Procure também focar no planejamento de estoque e logística, explorando bem os espaços verticais e categorizando os produtos para melhor organizar a procura no espaço.
Benefícios de se preparar para as vendas no final de ano
Se preparar para vendas no final de ano pode te trazer alguns benefícios:
- demanda aquecida: período do ano de oportunidades que aquecem as vendas, desde a Black Friday até o Ano Novo;
- reserva de emergência: ótima oportunidade para gerar uma boa receita e utilizá-la em momentos de baixa demanda.
Nesse conteúdo você entendeu que um bom planejamento, atrelado a uma boa estratégia, são essenciais para que seu negócio consiga aproveitar todo o potencial que as vendas no final de ano tem a oferecer.
Gostou do artigo e quer conhecer algumas campanhas certeiras para garantir boas vendas de fim de ano? Então, leia o nosso post sobre este assunto agora mesmo!