Conseguir identificar as tendências de mercado é um passo importante para estar à frente da sua concorrência. Por mais que a tarefa pareça ser difícil, acompanhar a movimentação do seu nicho não precisa ser complicado.
Porém, é preciso empenho, além, é claro, de analisar o mercado e fazer os monitoramentos necessários. E por isso, elaboramos um artigo para te ajudar a acompanhar as tendências de maneira objetiva.
Boa leitura!
1. Siga as referências da sua área
É impossível acompanhar as tendências de mercado sem estar próximo aos grandes influenciadores. São várias as personalidades responsáveis por movimentar e ditar o ritmo dos nichos que envolvem o universo empreendedor.
Para saber o que está por vir, o mais indicado é acompanhar de perto o que esses influenciadores estão fazendo. Redes sociais, podcasts e sites próprios são alguns dos canais que precisam ser monitorados para que nenhuma notícia escape.
Com a chegada da internet, uma marca ou pessoa influente do seu ramo pode fazer uma postagem e isso se tornar uma tendência apenas algumas horas depois. Por isso, para não correr o risco de chegar atrasado, o mais importante é fazer o monitoramento das redes.
2. Converse com seus clientes
Uma conversa com os seus clientes pode te ajudar a identificar o que está surgindo como tendência no mercado. Isso porque são eles os responsáveis por movimentar o seu nicho, logo uma nova ideia só funciona se eles gostarem do que foi proposto.
Por isso, o feedback dos clientes em relação a produto, já pode indicar quais os próximos passos a serem tomados. Se ele reclama que um material é muito frágil, por exemplo, uma nova tendência pode ser a adoção de nova matéria-prima ou ainda o reforço do material produzido.
No mais, uma conversa com os clientes nunca é ruim e pode te dar diversas pistas de como se portar no mercado. Quem sabe você, após receber o feedback do seu público, não seja o responsável por implementar novos comportamentos no seu mercado.
3. Acompanhe o comportamento da concorrência
Assim como acontece no caso dos influenciadores, também é necessário ter o mesmo comportamento em relação aos concorrentes. Para identificar as tendências de mercado, é necessário estar bastante atento à movimentação deles.
Para isso, sempre verifique postagens em blogs, redes sociais e outros meios de acompanhá-los. Copiar o que estão fazendo não é interessante, contudo, se algo novo surgir, é importante entender como ele pode ser implementado em seu negócio.
Por meio da observação, o empreendedor pode verificar quais estratégias estão sendo usadas, e se elas servem para a sua empresa. Porém, como dissemos, muito cuidado com as cópias e tente manter o seu negócio o mais original possível.
Nosso artigo acaba aqui, e esperamos que você tenha conseguido entender algumas das formas possíveis de se identificar tendências. Se você gostou do texto, confira também a nossa loja virtual!