7 técnicas de brainstorming para estimular a criatividade da equipe

4 minutos para ler

Quando uma empresa precisa de ideias e soluções criativas, ela pode recorrer às técnicas de brainstorming. Assim, é possível obter o auxílio de toda a equipe e alcançar uma grande diversidade de caminhos possíveis.

É por isso que o brainstorming costuma ser utilizado em muitos locais, e você pode explorar isso em seu negócio para estimular a criatividade da equipe. Quer saber mais? Continue lendo e confira algumas técnicas para aplicar.

O que é brainstorming?

O brainstorming (“tempestade de ideias”, em tradução livre) é uma técnica utilizada para trabalhar o pensamento criativo para obter ideias e soluções para problemas. Trata-se de uma dinâmica praticada em grupo.

Com ele, é possível aproveitar a diversidade de experiências, conhecimentos e visão dos profissionais. Assim, há maiores chances de gerar soluções inovadoras por meio de uma construção colaborativa.

Como o brainstorming surgiu?

Esse método foi criado na década de 1940 por Alex Faickney Osborn, um publicitário norte-americano. Ele percebeu que sua equipe tinha dificuldade para obter ideias criativas. Então, desenvolveu esse método, composto por um conjunto de regras, para ter reuniões mais produtivas com seu grupo.

Qual a diferença entre brainstorming e criatividade?

As técnicas de brainstorming visam gerar novas ideias. No primeiro momento, trazem um pensamento bruto que precisa ser aprimorado. É aí que entra a criatividade.

Com essa habilidade, as ideias obtidas são refinadas para se adequarem à necessidade do negócio com foco em seu objetivo. Então, no brainstorming, lançamos as sementes para que a criatividade as cultive e gere resultados.

Como o brainstorming ajuda a estimular a criatividade?

As técnicas de brainstorming ajudam a incentivar a criatividade em função da dinâmica do grupo. São várias pessoas focadas no mesmo objetivo.

Elas empregam conhecimento e experiência de maneira simultânea para gerar ideias. Então, a linha de raciocínio de cada uma incentiva a dos demais e gera um grande volume de opções.

Quais são as técnicas de brainstorming?

Conheça 7 técnicas de brainstorming que podem ser adotadas conforme as necessidades do seu negócio.

1. Mapeamento mental

Organiza as ideias de uma forma visual. É oferecido um tópico ou uma palavra central e, a partir deles, são geradas ideias relacionadas.

2. Brainwriting

As ideias são formadas individualmente em papel. Os papéis são trocados entre os membros do grupo para que cada um adicione novas ideias, inspirando-se nas anteriores.

3. Esboço sequencial

A partir de um tópico central, os membros da equipe acrescentam algo relacionado àquilo. Por exemplo: o que a integração de funcionários deve ter? Cada um apresenta suas ideias para gerar um processo completo no final.

4. Análise SWOT

A sigla SWOT significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Nessa técnica, cada um descreve as características do negócio que acreditam pertencer a esses grupos para fazer um planejamento estratégico e promover melhorias.

5. Rascunhos

Os rascunhos são criados com as ideias dos membros da equipe. Não é preciso seguir um estilo ou uma estrutura. Basta colocar no papel os pensamentos sobre um determinado tópico e depois organizá-los.

6. Método dos 5 porquês

Um problema é identificado e fazemos a pergunta “por que” cinco vezes para chegar à raiz do problema. Por exemplo:

  • Estamos perdendo clientes.
  • Por quê?
  • Porque o atendimento não está satisfatório.
  • Por quê?
  • Ele está lendo.
  • Por quê?

E assim por diante, até chegar ao problema.

7. Método do gatilho

A equipe dá opiniões iniciais sobre um tópico. As melhores são selecionadas e utilizadas como gatilho para gerar novas ideias, e assim sucessivamente até que a solução seja encontrada.

Por onde começar a fazer brainstorming?

Primeiro, é preciso deixar todos à vontade para expressar opiniões e participar. Nenhuma ideia deve ser criticada porque, a partir delas, podem ser geradas outras. Todo pensamento é válido.

Depois, determine um objetivo e estabeleça um prazo para obter a solução. Escolha a técnica ideal para iniciar o processo e determine um líder ou facilitador para coordenar a dinâmica.

Assim, você vai explorar da melhor forma as técnicas de brainstorming, aproveitando o potencial da sua equipe para encontrar soluções e oportunidades para que o seu negócio alcance os resultados almejados.

Você também pode recorrer ao Design Thinking para vencer desafios. Conheça o curso do Sebrae sobre esse tema e gere soluções criativas.

Posts relacionados

Deixe um comentário