Hoje em dia, não basta ter um bom produto ou serviço. É preciso se destacar para agradar ao público. Nesse cenário, a experiência de compra tem cada vez mais peso na decisão de consumo, com os clientes considerando diversos aspectos para avaliar sua qualidade.
Isso exige que as empresas aprimorem soluções, entregas, processos e interações para construir uma jornada de consumo que realmente encante os compradores. A partir dessas ações, fidelizar os consumidores se torna consequência, assim como o aumento de resultados positivos.
Veja como atingir o sucesso neste quesito a seguir!
Qual é a importância de criar uma boa experiência de compra?
Com a experiência de compra ganhando importância perante o público, ela se torna um item de peso na decisão sobre quais marcas consumir e de quais empreendimentos adquirir produtos. Ou seja, os resultados do seu negócio dependem desse aspecto.
A lógica por trás disso é simples: quanto mais uma empresa agrada aos seus clientes, maior é o valor investido por eles a cada nova transação, o número de vezes em que voltam e a quantidade de indicações que fazem para outros potenciais consumidores. Todos esses elementos se transformam em vendas e lucros.
Como oferecer uma boa experiência de compra aos clientes?
Já que uma boa experiência de compra também influencia no faturamento, que tal investir nisso? Confira 4 dicas abaixo!
1. Foque nas necessidades dos clientes
Na hora de planejar como seu negócio vai proporcionar a melhor experiência de compra, é importante colocar o cliente no centro. Afinal, soluções e processos pensados para o público-alvo respondem a suas demandas com precisão, agradando e colocando a empresa em destaque.
Isso inclui entregar um atendimento hábil em entender o que o consumidor busca e ter um produto ou serviço adequado às suas necessidades, entre outras situações nas quais saber o que os compradores querem é imprescindível. Pesquisas de opinião e análises de dados nos canais digitais são exemplos de fontes para obter essas informações.
2. Use o marketing de experiência
Para encantar clientes, não basta focar no básico, entregando o mínimo que é esperado. Aproveite o conhecimento sobre o perfil dos compradores para ir além, criando interações inesquecíveis. O marketing de experiência ou sensorial ajuda nisso.
Por meio de sons, aromas, imagens, texturas, cores, músicas etc., esse tipo de estratégia cria estímulos que evocam emoções ou lembranças positivas, capazes de fazer o público associar o negócio a bons momentos. Na prática, trata-se de organizar o ambiente com o propósito de satisfazer inconscientemente os consumidores.
3. Crie um relacionamento com o público
O engajamento nas redes sociais e a fidelidade às marcas são sintomas de uma demanda do público: a construção de vínculos com as empresas das quais compram. Esse relacionamento entre clientes e negócios exige outro nível de atendimento, pautado tanto pela personalização quanto pela valorização do consumidor. Algumas ações úteis são:
- envio de mensagens e cartões em datas importantes;
- indicação de produtos, serviços ou condições conforme o perfil de consumo;
- resposta a publicações dos compradores que mencionam a marca.
4. Conte com o suporte do Sebrae
Contar com os serviços do Sebrae ajuda a sua empresa a entender como melhorar a experiência de compra para o cliente. Disponibilizando desde cursos on-line e presenciais até consultorias subsidiadas, a fim de atender a necessidade do seu negócio, são diversas opções para auxiliar, pensadas para atender o que seu empreendimento realmente precisa.
Entregar uma experiência de compra diferenciada coloca qualquer negócio em destaque na mente dos clientes, aumentando as vendas. Ações que criam vínculos e tocam nas emoções do público ajudam muito nisso, mas dependem de entender o perfil dos consumidores.
Conheça o que o Hub do Sebrae tem a oferecer e tenha esse parceiro de renome ao seu lado para ajudá-lo a construir a melhor experiência de compra em sua empresa!