Colocar o marketing de experiência em exemplos que podem ser adotados em um salão de beleza é o melhor caminho para ajudar esses empreendedores a utilizar essa estratégia na prática e já colher seus frutos. Percebeu isso?
Seu objetivo é envolver o público, alinhando o que os clientes buscam quando procuram um cabeleireiro com uma experiência de atendimento diferenciada. Pois, lança mão de emoções, sensações e interações como meio de conexão para gerar tanto memórias quanto bons resultados. Tudo de bom, não é mesmo?
Pensando nisso, separamos 4 exemplos de marketing de experiência e muito mais neste conteúdo. Veja!
Marketing de experiência no salão de beleza
A ideia por trás do marketing experiencial é oferecer ao consumidor a possibilidade de vivenciar tanto serviços como atendimento que encantam e causam uma boa percepção de valor, permitindo que o negócio se diferencie para se destacar no mercado.
No caso de salões de beleza, o cliente é ativado e engajado a participar de uma relação com a equipe por meio de ações tão imersivas quanto interativas capazes de despertar sensações ou emoções positivas.
Essa estratégia é bastante útil, já que ajuda esses empreendimentos a gerar um vínculo a partir de momentos agradáveis, acolhedores e encantadores. Como efeito, atingem resultados que incluem:
- promover a recompra e o retorno;
- aumentar as vendas em valor por compra e em número de serviços;
- ampliar a atração de clientes;
- obter um maior reconhecimento da empresa;
- melhorar a satisfação.
Marketing de experiência em exemplos
A aplicação bem-sucedida dessa estratégia em um salão de beleza passa pela escolha de quais ações adotar, viu? Com os 4 exemplos de marketing de experiência a seguir não tem erro. Confira!
1. Personalize os serviços
Personalizar o relacionamento com a clientela em um salão de beleza pode ser tão simples quando confirmar o agendamento com uma mensagem com o nome do cliente, por exemplo. Mas é preciso ir além para se destacar, certo?
Apesar da onda de empoderamento e de valorização da diversidade que se espalha no mercado de beleza já não ser mais uma novidade, para os salões, esse cenário ainda é uma oportunidade.
Afinal, permite criar experiências personalizadas, oferecendo serviços e tratamentos customizados para cada um. Ou seja, pode ser uma forma de atrair um público que busca por soluções pensadas para sua individualidade.
Na prática, você poderá aplicar estratégias para customizar todo o atendimento, a partir da anamnese. Mesmo com um nome difícil, essa ideia não é. Trata-se de um ficha construída com base em uma entrevista que registra informações sobre as características do cliente, histórico e preferências.
Com esses dados, escolher quais produtos, cortes e procedimentos são mais adequados fica fácil. Esse registro ainda evita que ações que o consumidor não gosta sejam oferecidas ou realizadas.
Outros exemplos de como maximizar seu aproveitamento são: a criação de uma comanda com nome e lista do que costuma fazer ou indicações de alternativas que se adaptam às suas necessidades. Também é um guia para preparo de kits de tratamento já identificados para a pessoa comprar ou ser usados nela no estabelecimento.
2. Instigue os sentidos
O sensorial faz parte dos exemplos de marketing de experiência e é algo bastante interessante para os salões de beleza oferecerem aos seus clientes. Pense no que os aromas dos produtos, a estética e as sensações despertadas pelo local, o som ambiente etc. podem suscitar.
Esses elementos são um caminho para que o consumidor se sinta confortável, fazendo com que a pessoa queira estar no estabelecimento. Portanto, construir um espaço acolhedor tende a fidelizar seu público.
Comece pela escolha da música ambiental e da decoração. Faça isso pensando no que o cliente quer sentir enquanto faz os tratamentos. Uma dica: evocar o relaxamento por meio de sons e cores suaves é um sucesso. Mas lembre-se: o ideal é adaptar esse aspecto de acordo com o perfil de frequentador.
Ainda, ofereça uma massagem no couro cabelo, mãos ou pés após realizar algum procedimento como lavagem, manicure e pedicure. Outro exemplo que pode ser tão simples quanto eficaz é mudar a temperatura da água conforme a preferência de cada um. Da mesma maneira, a textura de toalhas, acentos e outros tecidos deve ser macia ao toque.
3. Mime o cliente
Um café, um chá ou quem sabe um chocolate quente no inverno. Já o verão pede por um picolé ou suco refrescante. Esses são alguns exemplos de mimos que podem ser oferecidos para os clientes enquanto esperam o atendimento no salão.
Outra ideia é dar pequenas amostras dos produtos indicados para o perfil, conforme a anamnese capilar, visando ativar uma compra futura. A lógica é fazer com que o consumidor se sinta bem-vindo e se relacione com o seu estabelecimento.
4. Promova eventos
Interação é outro aspecto que não pode faltar entre os exemplos de marketing de experiência. Na prática, os eventos são uma alternativa e tanto para colocar isso em prática.
O segredo é preparar atividades que tenham a ver com o seu segmento e permitam ao público um contato com a equipe, o local, os tratamentos, entre outros diferenciais que podem ser atrativos.
Que tal organizar uma demonstração de novos serviços, produtos ou procedimentos, a fim de informar que seu salão agora conta com essa opção, contar como ela funciona e mostrar os resultados?
Ainda, é possível fechar uma parceria com alguma empresa da sua cidade para participar de uma festa promovida por ela, fazendo penteados ou retoques na maquiagem das convidadas. Desse modo, você conhece uma diversidade de potenciais clientes.
Planejamento e implementação dos exemplos
O planejamento faz toda a diferença para essas ações. Desde a escolha até a realização das experiências, tudo depende dele. Pense só: sem isso você pode investir em algo que não agrada ao seu público-alvo, por exemplo.
Assim, antes da implementação, busque conhecer seu perfil de consumidor ideal e a jornada de compra dele. Outro ponto importante para não ter dificuldades é separar um orçamento para cada ação.
Por fim, prepare sua equipe para eles entregarem interações a altura do que essa estratégia pede. Quer seja com treinamentos para reforçar como tratar os clientes ou como executar o passo a passo dos serviços, isso ajuda a aprimorar as entregas e a experiência.
Explicar o marketing de experiência em exemplos facilita o entendimento do que se trata e qual é a importância dele para um salão de beleza, certo? As 4 ações apresentadas são apenas algumas opções para investir nessa estratégia. Via de regra, o principal é garantir que os clientes se conectem com a marca de forma ativa e emocional.
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