Certamente você vem acompanhando as tendências de mercado e percebendo que as empresas estão cada vez mais aderindo e investindo nas estratégias de marketing digital. Elas são usadas como ferramentas de fortalecimento da marca e crescimento do negócio.
E é claro que você não vai deixar sua empresa de fora, não é mesmo? Para entrar no mundo digital de forma consistente e certeira, é preciso entender o que é de fato o marketing digital e quais são as suas estratégias fundamentais. Vamos conhecer?
Entenda o que é e qual a importância do marketing digital
Marketing é o agrupamento de atividades, estratégias, campanhas e ações que tem por objetivo:
- compreender o consumidor;
- aproximá-lo da empresa;
- fortalecer a marca de uma organização;
- criar e estreitar laços com os clientes;
- e, claro, promover o crescimento do negócio .
Tudo isso ressalta sua importância para organizações dos mais diversos portes e setores.
Quando as estratégias e ações são criadas para o ambiente digital, considerando suas características, as possíveis limitações e potencialidades, temos o marketing digital.
Confira as principais estratégias de marketing digital
Entendido o conceito de marketing digital e a sua importância, vamos agora conhecer as suas estratégias mais relevantes.
Inbound marketing
Já pensou ser encontrado por seu cliente ideal no exato momento em que ele está em busca das soluções que sua empresa oferece? É exatamente isso que o inbound marketing proporciona.
Estamos falando de entender a fundo o perfil, os gostos, os comportamentos e as necessidades do seu público para, assim, conectar-se a ele e estar presente e atuante em toda a jornada de compra. Isso desde a busca ainda não direcionada, até a tomada de decisão para o fechamento do negócio.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo anda ao lado de todas as demais estratégias e é basicamente compartilhar informações de qualidade e que são úteis para a sua persona. Para tanto, deve-se ter em vista em qual momento da jornada de compra ela está. Isso porque, em cada fase, as dúvidas, as necessidades e as expectativas são diferentes.
Esse conteúdo deve ser veiculado nas mais diversas plataformas digitais, como blogs, sites, redes sociais e e-mail marketing. Podem, também, ter os mais variados formatos, como textos, fotos, ilustrações, podcasts e os queridinhos (e relevantes) vídeos.
Com uma estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada, o cliente ganhará confiança na sua marca, entenderá como consumir seu produto ou serviço e avançará mais facilmente nas etapas até a realização da compra propriamente dita.
SEO (Search Engine Optimization)
Quer aparecer entre os primeiros resultados do Google sem investir verba? Conte com o SEO, que em português significa otimização para motores de busca! Essa estratégia tem por objetivo tornar a sua marca e o seu conteúdo mais legíveis e aceitos pelos buscadores. O passo fundamental para isso é o uso muito bem articulado das palavras-chave que são referências dentro do seu segmento.
Links patrocinados
No mundo online, entre as possibilidades de anúncios, temos os links patrocinados e a mídia paga, que são operacionalizados nas mídias digitais e nos buscadores. Eles garantem maior visibilidade, de maneira mais rápida e direcionada ao seu público-alvo.
A internet vem – a cada ano – oferecendo mais recursos e serviços. No cenário de distanciamento social, por exemplo, pudemos ver com clareza o quanto o mundo online está maior e mais acessível. Com isso, cresce também a competição entre as empresas, não somente pela ação de compra do consumidor, mas também por sua atenção, conexão e relacionamento.
Desse modo, investir nas estratégias de marketing digital e desenvolvê-las com cuidado é o caminho certo para se destacar junto a seu público-alvo. Mais ainda, para gerar autoridade para a sua marca, educar o seu cliente e ter boas oportunidades de negócio.
E como não dá para pensar em estratégias de marketing digital sem o Google, baixe agora mesmo o e-book que preparamos sobre Marketing no Google e tenha sucesso nas ações da sua empresa!