MEI: encontre oportunidades de negócios pelo Contrata+Brasil

7 minutos para ler

Um dos motivos pelos quais muitos profissionais autônomos gostam de trabalhar para órgãos públicos é a transparência. Afinal, os projetos são documentados e registrados, o que praticamente elimina as chances de que você não seja pago pela tarefa.

O Contrata Mais Brasil é um programa que facilita esse tipo de interação entre MEIs e serviços públicos.

Neste artigo, vamos falar mais sobre como o programa funciona, quem pode fazer parte dele, como se cadastrar para receber oportunidades e outras informações úteis para quem empreende.

Siga com a gente!

O que é o Contrata+Brasil e como ele funciona?

Suponha que você queira prestar serviços para órgãos públicos, atraído por remunerações mais altas e a possibilidade de firmar contratos longos com um cliente financeiramente estável. Isso não é uma utopia: na verdade, há um programa governamental criado exclusivamente para esse fim.

O Contrata+Brasil é uma plataforma digital gratuita do Governo Federal, desenvolvida para agilizar a contratação de MEIs (Microempreendedores Individuais) por órgãos públicos e prefeituras. Esse recurso abre um novo leque de oportunidades para esses profissionais.

Além disso, o programa também fomenta as economias locais — aumentando a oferta de serviços como reparos, pequenos ajustes e manutenções. O serviço é prestado com menos burocracias, por meio da plataforma, e promove a participação de empreendedores de pequenos negócios em compras feitas por órgãos públicos.

Prefeituras e instituições de todo o país podem aderir à plataforma de comércio eletrônico público. Inclusive, de acordo com uma postagem de março da Agência Brasil, 187 órgãos públicos já haviam aderido à iniciativa.

Entendendo o funcionamento

O órgão público responsável pela demanda avalia as propostas recebidas por meio da plataforma, considerando diversos critérios, como preço, qualidade, prazo e a adequação da proposta às suas necessidades.

A escolha da melhor proposta resulta na contratação direta do MEI, formalizada de maneira transparente no próprio ambiente digital. Uma vez contratado, o MEI executa o serviço ou entrega o bem conforme as condições previamente acordadas com o órgão público.

Após a conclusão bem-sucedida do trabalho e a devida comprovação, o pagamento é realizado segundo os termos estabelecidos no contrato, geralmente de forma eletrônica, simplificando o recebimento dos valores devidos.

Como o MEI pode se cadastrar e aproveitar as oportunidades?

Confira as principais etapas para realizar o cadastro na plataforma e começar a receber ofertas de órgãos públicos:

  • entre na plataforma digital do Contrata + Brasil;
  • certifique-se de que você tem uma conta gov.br. — caso ainda não tenha uma, verifique a seção “Tutoriais” ou “Perguntas e Respostas”, nesta página, para iniciar o processo para aprender como criar uma;
  • complete o cadastro, por meio desta página — é preciso preencher os campos com os dados pessoais e os serviços que você oferece;
  • acesse as oportunidades — após fazer login com a sua conta gov.br, será possível conferir as oportunidades disponíveis. Mesmo para quem não tem o cadastro, dá para fazer isso pela página principal. Procure o campo “Acesse a plataforma”. Para enviar propostas, será preciso logar;
  • confira as oportunidades — caso alguma delas tenha a ver com as suas habilidades, você poderá clicar e escolher um serviço. Depois, será preciso informar o valor cobrado pela tarefa. Enquanto a oportunidade estiver aberta, será possível ajustar os detalhes da proposta enviada;
  • siga as atualizações — após os passos anteriores, basta acompanhar o resultado. Quando o período disponível para submeter novas propostas se encerra, o órgão público escolhe a melhor opção entre as que foram submetidas.

Quais são as melhores dicas para se destacar e conseguir mais contratos?

Durante o preenchimento do cadastro, será possível detalhar a sua área de atuação e as atividades que desempenha. É muito importante manter essas informações sempre atualizadas para garantir que as oportunidades relevantes cheguem.

Quando um órgão público de qualquer esfera (federal, estadual ou municipal) cadastra uma nova demanda por serviços ou bens na plataforma, o sistema automaticamente identifica e notifica os MEIs cadastrados cuja área de atuação corresponde à necessidade do órgão.

Essa funcionalidade garante que o empreendedor receba informações direcionadas e relevantes para o seu negócio. Ao receber uma notificação, o MEI tem a facilidade de analisar os detalhes da demanda e, caso tenha as qualificações e o interesse, pode apresentar sua proposta de serviço diretamente através da plataforma.

Esse processo elimina a necessidade de envio de documentos físicos e agiliza a participação em processos seletivos. Para ter mais chances de conquistar boas oportunidades, elabore propostas claras, competitivas em termos de preço e prazo, e que demonstrem sua capacidade de atender às exigências do órgão público.

Estratégias para transformar serviços temporários em clientes fixos

Além de aproveitar esse programa governamental, há algumas estratégias que ajudarão você em outras oportunidades. Transformar serviços temporários em clientes fixos é uma excelente maneira de garantir um rendimento regular e previsibilidade para as suas receitas.

Confira algumas estratégias:

  • cumpra os prazos — ofereça prazos realistas para os clientes. Não adianta muito um MEI jurar que vai construir uma casa inteira em um dia só para agradar a um consumidor em potencial, por exemplo. Portanto, busque o equilíbrio: utilize a sua experiência para entregas cada vez mais ágeis, mas sem abusar da paciência do contratante;
  • demonstre o interesse em manter uma parceria de longo prazo — durante uma tarefa, informe que você tem disponibilidade para outros serviços similares. Isso demonstra comprometimento e proatividade. Só não exagere na frequência dos comunicados, para não acabar sendo visto como “inconveniente”;
  • estude bem as informações repassadas pelo contratante — desse modo, será possível conhecer bem a área em que ele atua, suas dores, seu mercado e outras características únicas. Quanto mais você conseguir se colocar no local do consumidor, maiores serão as chances de entregar trabalhos personalizados, inovadores e totalmente alinhados às demandas;
  • peça feedbacks — os feedbacks são muito úteis para que você entenda os pontos em que precisa melhorar e descobrir as características que seus clientes mais valorizam. Assim, você poderá ressaltar esse diferencial em seu portfólio e divulgações, por exemplo;
  • seja visto — use as plataformas relevantes para o seu trabalho, além do Contrata+Brasil. Usar o LinkedIn para fazer postagens pertinentes, se posicionar e interagir com colegas de profissão também é uma boa forma de se manter no radar dos clientes em potencial e se destacar.

Como vimos neste artigo, o Contrata+Brasil representa uma evolução significativa na relação entre o setor público e os Microempreendedores Individuais, oferecendo um caminho mais simples, eficiente e transparente para a realização de negócios e impulsionando o desenvolvimento econômico nos dois campos.

Quer entender como o Sebrae Alagoas pode ajudá-lo a impulsionar a sua carreira no empreendedorismo? Então, entre em contato conosco!

Posts relacionados