O storytelling é um modelo de produção de conteúdo que foca na arte de contar histórias, adaptando as narrativas ao universo das empresas e aos seus clientes. Assim, por meio de eventos com começo, meio e fim, o negócio consegue uma maneira criativa de fidelizar consumidores.
No entanto, como começar? Basta escrever algo genérico e incluir alguns links no meio da narrativa? É preciso ter algum conflito central? Para responder a todas essas perguntas, listamos as principais dicas para adotar o storytelling na sua estratégia de conteúdo. Vamos conhecê-las!
1. Determine a mensagem a ser transmitida
De modo geral, o storytelling é composto por 4 elementos básicos, que fazem com que uma história seja bem-sucedida em transmitir a sua proposta. São eles:
- mensagem;
- ambiente;
- personagem;
- conflito.
O primeiro desses elementos, a mensagem, representa a ideia que você quer passar para o seu público-alvo, a partir da história contada. É ela que fará com que as suas narrativas sejam únicas e impactem positivamente os clientes.
Por isso, nada melhor do que definir esse aspecto logo de cara. Porém, preste atenção: é crucial que essa mensagem reflita os valores e o propósito do negócio para o storytelling ser bem-sucedido. Desse modo, os clientes se identificarão com a história e criarão uma conexão com a empresa.
A mensagem deve ser condizente com o posicionamento digital geral da empresa. Caso uma organização adote um tom mais sério em seu site e redes sociais, um vídeo excessivamente descontraído pode acabar confundindo as pessoas. Por isso, equilibre todos os elementos na hora da narrativa.
2. Aposte na diversificação dos formatos
Blog posts são ótimos, uma excelente maneira de transmitir conhecimento relevante e desenvolver uma conexão com seus leitores. Contudo, as pessoas podem achar cansativo quando a empresa não utiliza outros formatos de conteúdo.
A boa notícia é que é possível aplicar as técnicas do storytelling em múltiplos formatos e canais, cada um com seus objetivos específicos. Algumas ideias são:
- texto de apresentação da empresa;
- vídeos institucionais e também de apresentação de produtos;
- cases de sucesso com relatos dos clientes;
- campanhas promocionais, como anúncios, posts nas redes sociais e e-mail marketing;
- páginas de produtos e serviços;
- e, claro, os nossos já citados blog posts.
Caso seja possível e você tenha pessoas para fazer isso, diversifique. Do contrário, tente variar o jeito de contar histórias dentro do formato de conteúdo que você já explora.
Até mesmo os blog posts podem ser diferenciados, apostando em conteúdos mais informativos, outros com um tom mais cômico ou apresentando cases de sucesso com os clientes em um formato parecido com matéria jornalística, por exemplo.
3. Conheça qual a visão do seu interlocutor em relação ao mundo
O storytelling só é efetivo quando cria um vínculo com um público. Contudo, para que isso seja possível, é necessário entender o que o seu cliente em potencial busca em uma empresa. Quais são os seus valores e preferências? Quais são os formatos de conteúdo que ele prefere consumir?
Para responder a essas perguntas, você pode utilizar as redes sociais do negócio. Uma simples enquete que pergunte sobre as preferências de formato de conteúdo, com a opção de marcar mais de um, já é valiosa para gerar alguns insights.
Caso você queira uma estratégia mais profunda, analise novamente a persona do negócio — se a sua empresa ainda não tiver desenvolvido uma, leia o nosso artigo sobre estratégia digital para entender como fazer isso.
4. Crie uma conexão emocional
Falamos da importância de criar um vínculo, mas vale a pena aprofundar isso. Afinal, o storytelling é uma variação do artigo comum, com o objetivo de cativar as pessoas por meio de narrativas que fujam daqueles posts tradicionais.
Para criar essa conexão, saia daquele discurso padrão de vendas, como posts que apenas listem as características de um produto de forma mecânica. É preciso humanizar a empresa e mostrar, por meio daquele conteúdo, que ela sabe falar na linguagem do cliente.
Uma maneira de fazer isso é incluir desafios no storytelling que mostrem como determinados produtos ou serviços servem para vencer obstáculos e melhorar a vida do leitor de forma substancial.
5. Use os dados a seu favor
Além da definição da persona, a análise de dados é outra forma de conhecer melhor seus clientes e seus hábitos de compra. Uma empresa pode investigar seu histórico digital de vendas e entender quais são os produtos que vendem mais em um determinado período de tempo, por exemplo.
Assim, ela poderá direcionar seu storytelling para explorar essas tendências. Nos meses mais quentes do ano, como dezembro e janeiro, uma empresa que venda piscinas pode se destacar com bons conteúdos. Do mesmo modo, lojas de roupas podem investir nesta técnica durante o inverno.
6. Desenvolva o conflito
Por melhor que seja a sua história, ela será um tanto vazia se não tiver um conflito central, isto é: o obstáculo que o personagem terá que vencer para que a sua jornada seja bem-sucedida.
Assim, desenvolver um conflito interessante é bom até mesmo para quem tem itens encalhados no estoque e deseja comercializá-los. Basta criar uma narrativa em que aquela mercadoria se encaixa e resolva o problema de uma cliente em potencial.
Uma loja que venda equipamentos de escritório pode criar um conteúdo em cima das dores vivenciadas por usuários de cadeiras inadequadas e como elas prejudicam a rotina de quem as sofre. Do mesmo modo, uma empresa de artigos esportivos pode explorar as consequências de uma vida excessivamente sedentária.
O importante é que o conflito seja bem-elaborado e de difícil superação — a ponto de exigir a intervenção dos hábitos do personagem para que ele seja finalmente superado.
7. Crie conteúdos autênticos
Os storytellings são narrativas que só terão sucesso se forem alinhadas às estratégias da empresa e consigam criar vínculos com o público. Portanto, nada seria tão prejudicial quanto copiar os conteúdos de outras companhias.
Os conteúdos devem ser autênticos não somente na sua composição original, mas também devem ser verdadeiros ao representar os valores, o tom de voz e os objetivos da empresa que os produz. Por isso, é crucial alinhar a estratégia à presença digital do negócio.
Uma empresa que crie storytellings baseados em experiências nas redes sociais, mas que não use essas ferramentas de forma efetiva, não estaria sendo autêntica. É por isso que o storytelling deve ser uma extensão do modo com que a organização se comunica com seu público.
Como você viu no artigo, o storytelling é uma excelente estratégia de conteúdo, que permite que você complemente sua presença digital com narrativas bem produzidas, que consigam explicar a utilidade dos seus produtos e serviços de uma forma criativa.
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