Conheça estratégias de marketing digital para empreendedores

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Redes sociais, e-commerces, blogs, sites corporativos, aplicativos de vendas e comunicação, influencers, afiliados, marketplaces, etc., são grande parte de uma nova forma de divulgar um negócio, certo? Ou seja, o marketing digital para o empreendedor é uma ferramenta importante.

No entanto, tantas possibilidades tendem a gerar dúvidas sobre as melhores práticas. Assim, o ideal é entender como tantas ferramentas podem ser organizadas para funcionar em conjunto e entregar bons resultados.

Descubra isso e muito mais no artigo a seguir!

Por que investir em Marketing Digital?

O mundo está conectado. Para se ter uma ideia, são mais de 187 milhões de pessoas ligadas à internet apenas no Brasil em 2024, segundo o Datareportal. Portanto, o papel do Marketing Digital para empreendedores não deve ser ignorado. 

Esse contexto é ainda mais importante para quem atua no segmento da inovação, uma vez que boa parte dos compradores e investidores estão inseridos nesse ambiente interativo todos os dias. 

Logo, o ambiente digital é a principal fonte de pesquisa e consumo de informação desses grupos, se posicionando como uma oportunidade de chegar a eles enquanto é um espaço altamente competitivo para tanto.

Diante disso, unir criatividade e tecnologia é o melhor caminho para sua empresa obter:

  • maior alcance;
  • custos acessíveis;
  • direcionamento preciso;
  • construção de um relacionamento;
  • educação do lead;
  • alta capacidade de mensuração.

Quais estratégias usar no seu negócio?

O Marketing Digital usa conteúdo para explorar a criatividade e criar abordagens inovadoras. Porém, existem duas formas principais de fazer com que elas cheguem ao cliente. Veja quais são essas estratégias!

Orgânico

Manter um relacionamento com o público e construir uma marca forte são metas de longo prazo. Frente a isso, o marketing orgânico é uma aposta certeira, já que ele não envolve forçar o fechamento da negociação, e sim conduzir o consumidor naturalmente pelo funil de vendas.

Essa estratégia passa pelo Inbound Marketing e a nutrição de leads com fluxos que tanto educam quando persuadem o destinatário. Os negócios de tecnologia tendem a lançar mão dessa prática com foco em vendas para outras empresas – B2B, fornecendo materiais ricos para os gestores que possam vir a contratar a solução comercializada no futuro e amadureçam sua decisão.

De maneira complementar, a criação de conteúdo otimizado para Search Engine Optimization- SEO usa o blog e o site da empresa, bem como mecanismos de buscas, a seu favor. Nessa proposta, vale mapear as palavras-chave relacionadas ao produto que os potenciais interessados pesquisam. Por exemplo, liderança, treinamento e legislação trabalhista se você vende um software de recursos humanos – RH.

As redes sociais também desempenham um papel essencial nessa estratégia, já que podem marcar o início da jornada do cliente. Atraindo consumidores por meio de posts e conteúdos relevantes, elas ajudam a posicionar o negócio e a reforçar sua identidade de marca.

Uma dica é realizar o acompanhamento frequente das métricas relacionados aos canais e estratégias escolhidas, monitorando desde a receptividade até o desempenho de cada ação, para direcioná-las a fim de garantir sua relevância no ambiente digital.

Pago

No curto prazo, os anúncios pagos são uma boa opção para aumentar o reconhecimento de sua marca e começar a construção dela. Essas divulgações podem ser feitas em buscadores, sites e blogs. Mas são as redes sociais que geram o melhor engajamento.

Com valores relativamente baixos aplicados em impulsionamento diretamente nas plataformas desses serviços é possível alcançar um número expressivo de pessoas. Só não esqueça de avaliar seu público-alvo para manter os custos mínimos e, ainda, atingir o perfil ideal para seu negócio ao cadastrar as campanhas.

Nessa tática, a análise contínua de dados e métricas para otimizar as ações ajuda a garantir o sucesso da proposta. Isto é, quando uma publicação não converte, é hora de direcionar seu orçamento para outra estratégia. 

Boas estratégias publicitárias são sempre bem planejadas para responder às demandas de cada empresa, considerando as especificidades da solução e do público. Desse modo, é imprescindível aprofundar o conhecimento no assunto para aumentar as suas vendas e presença digital.

Nesse conteúdo você conheceu a importância do marketing digital para o empreendedor, suas principais estratégias e os benefícios. Com essas informações é possível dar o primeiro passo em direção a bons resultados a partir da sua aplicação.

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