Conheça a economia prateada: um mercado cheio de oportunidades

6 minutos para ler

Certamente, você já ouviu falar sobre a inversão da pirâmide etária no Brasil e no mundo, não é mesmo? Mais que um dado estatístico, tem-se aí um enorme potencial de crescimento de negócios, de criação e inovação de produtos e serviços e bastante movimentação financeira. Estamos falando da economia prateada.

Mesmo com um atendimento ainda insuficiente, esse segmento já faz circular cerca de R$ 2 trilhões só no Brasil. E no mundo são aproximadamente US$ 15 trilhões. Seu negócio está preparado para atuar nesse mercado? Hoje, vamos conversar sobre a economia prateada e compartilhar dicas para aderir à essa tendência que se fortalece a cada dia. Continue a leitura!

Entenda o que é a economia prateada

O conceito, também conhecido como silver dollars e silver money, representa todo o conjunto de serviços, produtos e soluções de consumo voltados para as pessoas com mais de 50 anos. Um grupo formado por indivíduos maduros e nas diferentes fases do envelhecimento.

Mas a economia prateada vai além da lógica oferta e demanda, ela traz um novo olhar sobre os idosos, entendendo-os como foco de inovação e oportunidades de mercado. Afinal, assim como outros grupos, o público sênior está inserido nas transformações sociais, econômicas e tecnológicas, que pautam novos padrões de comportamento, consumo e relações com as marcas, certo?

Saiba como funciona a economia prateada

Vamos agora apresentar dados e informações acerca do mercado sênior e você entenderá melhor como essa proposta se dá na prática. Ignorar essas dinâmicas e seus principais aspectos significa estar fora de uma grande fonte de oportunidades.

Crescimento do público 50+

Muito se fala sobre os impactos da chegada da geração Z no mercado consumidor, mas é preciso voltar o olhar também para as mudanças trazidas pelo expressivo aumento da população sênior. É nesse grupo que se concentra o maior crescimento populacional, ou seja, a tendência é que a movimentação de negócios relacionados aos maduros e idosos continue avançando.

De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a projeção é de que – no ano 2100 – os idosos já representem 40,3% da população brasileira. Isso vem em decorrência de fatores como aumento da expectativa de vida, progresso nas tecnologias e pesquisas da área da saúde e redução da taxa de natalidade, entre outros.

Mudanças no perfil do público 50+

Um dos grandes impedimentos para o avanço no mercado sênior é a visão deturpada e preconceituosa que se tem dos idosos. Aquela imagem de uma senhora tricotando em uma cadeira de balanço ou de um senhor fazendo palavras-cruzadas já está bem ultrapassada.

A população idosa atual tem consciência de suas potencialidades, investem muito mais em si, em seus gostos e sonhos. São ativos, engajados e digitalizados. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2021, 97% dos idosos brasileiros já usavam a internet para diversos fins. Dentre eles a busca de informações sobre produtos e serviços.

São esses perfis de clientes que formam essa nova geração madura e longeva e para atendê-las, você precisa compreender essas transformações, aproximar-se de suas personas e conhecê-las em sua pluralidade, sem estereótipos,

Carência de produtos e serviços direcionados

Embora tenhamos esse cenário favorável à economia prateada, a grande verdade é que em todos os segmentos e atividades econômicas há ainda escassez de produtos e serviços voltados a esse público. Temos uma demanda não atendida no mercado.

Em pesquisa da agência Fleishman Hillard, foi levantado que 65% dos idosos entrevistados não consideram que as marcas estão prontas para atendê-los.

Alto poder de consumo

O comportamento do consumidor maduro traz alguns traços que não estão tão presentes em outros públicos. Por exemplo, o poder aquisitivo mais alto, por se tratar de pessoas que já se encontram em uma situação financeira mais estável.

E ainda, a motivação da compra e a percepção de valor. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apurou que 41% dos idosos gastam mais com seus produtos de desejo do que com itens de necessidade e que para 65% dos entrevistados, aproveitar a vida é uma prioridade.

Oportunidades em plena expansão

Todos os aspectos acima geram bastantes oportunidades de atuação e ofertas de produtos e serviços. Inclusive para pessoas mais jovens, que já planejam um envelhecimento saudável e sustentável.

O mercado como um todo está aquecido e vai se tornar mais dinâmico conforme a população madura e idosa se amplie. Dentre as tantas possibilidades de negócios que tem tudo para se destacar na economia prateada citamos:

  • saúde e bem-estar;
  • esportes e atividades físicas;
  • turismo e lazer;
  • indústria da beleza, com produtos que valorizem o envelhecimento;
  • cultura;
  • educação para longevidade;
  • planejamento financeiro;
  • tecnologia e outros.

Veja dicas para aderir à economia prateada

Como você viu, os públicos que fazem parte da economia prateada tem necessidades, desejos e expectativas específicas e devem ser vistos por esse prisma. Para entrar nesse mercado, é preciso ter isso bem nítido. E com intuito de lhe ajudar, temos dicas fundamentais para você começar já. Vamos à lista!

  • pesquise sobre os hábitos, comportamentos e características do público 50+;
  • tenha em mente que mesmo dentro do grupo da maturidade há atributos diferentes, por exemplo, para a população de 60 anos e de 80 anos;
  • fuja de estereótipos, de preconceitos e do etarismo;
  • ajuste a linguagem e o conteúdo da sua empresa, para que seja atraente para suas personas;
  • treine e desenvolva sua equipe;
  • capriche no relacionamento com o cliente, pois é um diferencial altamente competitivo nesse nicho.

O envelhecimento da população global causa impactos em diversos setores, que precisam se adaptar para um novo modelo de sociedade e trazem importantes desafios para a iniciativa privada, para os órgãos públicos e para todos nós.

Entretanto, como você viu, essas mudanças na pirâmide etária são também uma virada de chave na Economia e apresentam inúmeras e lucrativas possibilidades. Inclui-se aí, a criação de negócios mais voltados para a responsabilidade socioambiental, que tem tudo a ver com o mercado do futuro. Não é por acaso que estão no radar da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Dessa forma, a economia prateada pode ser o caminho para a expansão do seu negócio e para a realização de seus propósitos.

Esse conteúdo foi importante para você? Então, compartilhe com mais pessoas em suas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário