Ciclo de vida do cliente: saiba como engajá-lo nas diferentes etapas

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Entender o ciclo de vida do cliente é essencial para que as estratégias da sua empresa sejam mais efetivas. Ter processos de vendas vistos de forma transparente, permite que você se programe para interagir da forma certa com cada indivíduo.

E para te ajudar a se portar da melhor forma no mercado elaboramos o artigo a seguir. Além de falar mais sobre o ciclo, vamos te dar algumas dicas de como aumentar o engajamento dos clientes. Confira!

O que é o ciclo de vida do seu cliente?

ciclo de vida do cliente se inicia a partir do momento em que um possível comprador sabe que a sua marca existe. Ele se encerra apenas quando as relações entre ambos não existem mais, ou seja, o indivíduo para de consumir seus produtos.

É composto por diversas fases que visam dar maior transparência para a gestão dos processos. Por meio da identificação de cada uma delas, é possível traçar estratégias para que o engajamento dos seus clientes se torne ainda maior.

Quais são as etapas que fazem parte do ciclo?

Agora que já entendemos o que é o ciclo de vida do cliente vamos falar um pouco mais sobre as suas etapas. São divididas em 5 e todas as fases dessa relação são extremamente importantes para uma melhorar o vínculo entre as duas partes.

As etapas do ciclo são as seguintes:

  • Conhecimento: o possível consumidor fica sabendo da sua marca, seja por meio de um anúncio postado na internet, um outdoor ou pela indicação de um amigo;
  • Aquisição: você trabalha para conquistar o indivíduo como um novo cliente, oferecendo amostras grátis ou disponibilizando serviços por um determinado tempo;
  • Rentabilização: etapa em que ele já conhece a sua marca, e você deve fazer esforços para melhorar a qualidade do serviço com foco em mantê-lo pelo maior tempo possível como seu comprador;
  • Retenção: o objetivo aqui é criar uma relação com o cliente, incentivá-lo a retornar para continuar consumindo o produto. É fazer com que o seu produto não perca valor para o cliente, para que ele não deixe o seu uso de lado e abandone a marca;
  • Recuperação: a empresa busca identificar o motivo que levou o cliente ao abandono do seu produto ou serviço para implementar mudanças e tentar recuperar o relacionamento com o seu cliente prolongando o relacionamento com a empresa.

Como engajar os seus clientes em cada etapa?

Como vimos, são várias as etapas do ciclo de vida do cliente e elas começam antes mesmo da marca iniciar a interação com ele. Por isso é tão importante estar sempre atento ao que postamos e como posicionamos nossos empreendimentos no mercado.

As estratégias para engajar os clientes em diferentes etapas são diferentes, e todas elas prezam pela melhor experiência e qualidade no atendimento. É isso que faz com que a rentabilização seja maior, com o indivíduo estando mais tempo próximo à sua marca.

Algumas das principais estratégias para isso são as seguintes:

  • Solicite feedbacks: pergunte ao cliente, com frequência a sua opinião sobre os serviços e produtos utilizados para implementar melhorias, se preciso com foco na real necessidade deles;
  • Linguagem simples: a conversa com o seu público deve ser direta, e por isso, uma linguagem objetiva, além de transparente, pode ajudar a melhorar a relação;
  • Identidade alinhada: a imagem da empresa deve estar de acordo com a do seu público para causar maior identificação;
  • Promoções para cada fase: para cada estágio do ciclo é interessante ter promoções direcionadas com foco na dor do cliente para que ele se sinta único em sua jornada.

No mais, essas são as dicas para engajamento que visam melhorar a qualidade do seu atendimento. Nosso artigo fica por aqui, e se você gostou de nos acompanhar e precisa melhorar suas estartégias de relacionamento com o cliente, conheça o Hub Sebrae.

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