Você já ouviu falar em storytelling? Trata-se de uma técnica utilizada para construir narrativas que cativam o público-alvo. Ela exige dedicação para ser aplicada em cenários corporativos e traz resultados significativos para os empreendedores.
Esse método pode utilizar diversos formatos para transmitir uma mensagem. Seja por texto, som ou imagem, o importante é conhecer o seu público e escolher a melhor maneira de contar histórias que chamem atenção.
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Saiba o que é o storytelling e como ele pode ser aplicado nas empresas
Storytelling nada mais é do que a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias que tenham elementos específicos. A técnica pode ser aplicada de maneira que o fato contado se torne inesquecível para o público-alvo. Sendo assim, a empresa pode utilizá-la para criar conexão com o público e inovar na hora de contar sua trajetória, resolver um problema ou necessidade, apresentar um produto ou serviço, etc.
Conheça 5 dicas para aplicar o storytelling
Essa estratégia ajuda os empreendedores a alcançar o sucesso tão desejado. Isso porque uma história envolvente tem papel fundamental na geração de novos clientes. Por meio dessa técnica, é possível fazer com que os leads esperem ansiosos pelos próximos capítulos do evento narrado. Veja abaixo os métodos mais indicados.
1. Tenha informações relevantes sobre sua marca e segmento
A primeira dica é ter o máximo de informações possíveis sobre a empresa. Esses dados vão servir de referência para criar textos do blog, assim como vídeos e e-books que servem para alavancar o seu empreendimento. Compartilhe com os consumidores os seguintes aspectos:
- datas importantes para a organização;
- depoimentos de clientes;
- situações que mostrem como a empresa pode ajudar a resolver o problema do cliente;
- propósito da empresa ou a diferença que ela deseja fazer na sociedade.
Quanto mais sólidas forem as informações compartilhadas com o público, maior será o sucesso do seu storytelling. Portanto, conte a história da sua marca organizando um começo, um meio e um fim.
2. Foque nas partes mais relevantes
Outro ponto interessante é focar nas partes mais atraentes da história de seu negócio. Seja objetivo e não deixe que as pessoas tenham a impressão de ter ouvido essa narrativa em algum lugar. Lembre-se também de não ser repetitivo, pois isso o ajudará a conquistar o público desejado.
3. Transmita a mensagem por meio de uma história que faça sentido
O ideal é transmitir uma história que se conecte ao consumidor. É importante que a mensagem consiga tocar o lado emocional e, dessa forma, desperte a atenção e as memórias do leitor, fazendo com que o mesmo se sinta ainda mais atraído pelo enredo.
4. Transforme o leitor em protagonista
Não escreva textos que se pareçam enciclopédias. Foque em transformar o seu leitor em um protagonista, fazendo com que ele entre em uma longa jornada e se imagine no papel do personagem principal. Dessa forma, o seu negócio será beneficiado.
5. Aplique a técnica
Criar um storytelling que marque as pessoas e que faça com que a organização continue sendo lembrada por um longo período exige técnica. É muito comum separar a criação da narrativa em duas partes. Primeiro seleciona-se a história a ser contada e depois é analisada a melhor maneira para a sua exposição.
As técnicas de storytelling são excelentes aliadas para que você produza um material único e que traga muitos ganhos. Elas permitem que você promova a identificação do cliente com a marca e crie um envolvimento mais próximo com os consumidores.
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