O setor de vestuário é uma excelente opção de negócio, pois está em constante crescimento. No entanto, para ter sucesso nesse tipo de empreendimento é preciso ficar atento às tendências de moda. Afinal, como a moda é bastante dinâmica e tem mudanças contínuas, a demanda por determinado tipo de produto também oscila.
Ou seja, há trends que chegam com muita força no mundo fashion, e saber quais são elas ajudará você a aproveitar a oportunidade para melhorar seus resultados. Por esse motivo, nós listamos nove tendências que estão em alta e não podem faltar em sua loja. Confira a seguir!
1. Cores fortes
As cores transmitem mensagens e produzem sensações. Por isso, a cada ano, há uma nova cartela. Para 2022, as mais utilizadas são o verde, o azul, o roxo e o pink. O que muda são suas tonalidades, indo da mais vibrante para a suave conforme a estação, da seguinte forma:
- verão — tons bem vibrantes, que transmitem vitalidade, alegria e descontração estão presentes tanto nas peças de roupa quanto nos acessórios;
- primavera — tons de verde, azul, lilás e rosa, porém mais suaves, ou seja, os chamados tons pasteis, que trazem um ar de positividade delicada e combinam com a estação;
- inverno — as mesmas cores em tons mais fechados marcam presença em peças como blazers, sobretudos e o tailleur, que voltou com força total;
- outono — os tons continuam vibrantes, como os do verão, mas em peças mais confortáveis, com bastante volume e transparência.
Outra grande tendência das cores é o chamado color blocking, ou seja, montar um look com cores fortes, por exemplo, uma calça de alfaiataria azul royal e uma camisa verde-água. Ou, ainda, adotar um look monocromático, que consiste em escolher peças da mesma cor, mesmo que em tonalidades diferentes.
2. Geometria assimétrica
Refere-se ao corte das roupas. Para esse ano, há muita assimetria e linhas retas, isto é, blusas e vestidos de um ombro só, decotes lineares, peças com recortes na linha do abdômen ou costas, barras assimétricas.
São peças que fogem do corte tradicional e criam um desequilíbrio harmônico e um vestuário muito moderno.
3. Mangas bufantes
Extremamente femininas e que trazem um ar de vestidos da época de reis e rainhas, as mangas bufantes ajudam a deixar qualquer visual mais sofisticado. Croppeds, blusas, macacões, blazers e jaquetas: o estilo está em peças de todas as estações.
Na hora de montar os looks para divulgação nas redes sociais ou para a vitrine, procure usar peças de baixo com design reto e sem volume, como calças skinny, shorts, saias e calças retas de alfaiataria. Isso ajudará a equilibrar o visual e criar looks que vão inspirar os clientes a comprar.
4. Crochê
Clássicos, com toque artesanal e que têm tudo a ver com o clima tropical, o crochê e o macramê voltaram a estar em alta, principalmente na moda praia ou em looks para piscina, barzinho ou restaurante no litoral.
Além de biquinis e maiôs, saídas de praia, blusinhas e cropped, o trançado típico também pode estar em bolsas e chapéus e até em peças mais pesadas, como cardigãs.
5. Clochard
Por aliar conforto e elegância, o estilo clochard se transformou em uma das mais fortes tendências de moda atual e está presente em calças, shorts e saias. Trata-se de um modelo mais soltinho, superconfortável e com o cós franzido, com mais volume na cintura e amarração por meio de uma faixa ou cordinha.
O mais comum é encontrarmos peças clochard em alfaiataria, pois os tecidos mais macios contribuem muito para criar modelos que caem muito bem. Mas nada impede que o estilo também apareça em jeans.
6. Puffer jacket
Nas regiões onde o inverno é mais rigoroso, a puffer jacket ou jaqueta puffer já é um sucesso e invadiu os posts das maiores influenciadores digitais. Trata-se de jaquetas geralmente feitas em nylon e cheia de gominhos forradas com fibra ou, até mesmo, pena.
Apesar de parecerem mais esportivas, também há modelos luxuosos, que combinam perfeitamente com calça justa e salto bem alto. Ainda, há jaquetas com corte bem assentado, oversized, mais compridas e também mais curtas. Ou seja: tem puffer jacket para todos os seus clientes.
7. Calça de couro
Peças em couro ou material semelhante (como o P.U) sempre passam uma imagem mais poderosa, determinada e irresistível. Além disso, as calças de couro são muito versáteis e atemporais. Por isso, virou uma verdadeira febre entre as it girls e acabou dominando todo o mundo da moda.
Como é uma tendência de moda que veio com muita força, vale a pena investir em um bom estoque, pois vai continuar em alta por bastante tempo.
8. Calça cargo
Moderna, descolada, urbana e agênero: a calça cargo foi um verdadeiro sucesso nos anos 1990 e 2000. No entanto, voltou repaginada, com um ar mais sofisticado causado pelo seu corte não tão solto ao corpo.
A cargo é um modelo mais soltinho, de tecido, com bolsos laterais e que pode ser feita em diversas texturas e materiais. Assim, é uma alternativa mais arrojada à alfaiataria. Além disso, as calças cargo atuais estão muito mais versáteis. Deixaram de lado o ar mais militar e podem perfeitamente compor looks delicados, combinados com cropped e sapatilha ou rasteirinha.
Aliás, ela é uma peça tão versátil que já é considerada o novo jeans. Por isso, vale a pena investir na compra de peças variadas, com diferentes estilos e acabamentos.
9. Alfaiataria
Como você pode perceber, a sofisticação, a elegância e as cores variadas estão muito presentes no vestuário desse ano. Para fechar com chave de ouro, temos a alfaiataria, que consegue unir todas as trends em um look: seja com assimetria, seja com um visual color blocking, cores vibrantes ou um estilo mais larguinho e confortável. Então, não deixe faltar peças de alfaiataria em sua loja. Certamente terá uma grande procura.
Agora que você já sabe quais são as principais tendências de moda para esse ano, não deixe de compor o seu estoque com peças que estão em alta e têm tido uma excelente procura. Além disso, faça a divulgação das novidades e lançamentos nas redes sociais e veja seus resultados alavancarem!
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