Saiba o que é e como aplicar a economia compartilhada na sua empresa

3 minutos para ler

Empreender no mundo moderno tem se tornado cada vez mais fácil. Por meio da economia compartilhada, empresas dividem bens e serviços, colocando seus negócios em práticas e gastando muito menos.

Com esse modelo econômico, as empresas têm conseguido alavancar seus negócios sem desperdícios, focando no aproveitamento de recurso. Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar para você como empreender desse modo. Continue a leitura e descubra mais sobre o tema.

O que é economia compartilhada?

A economia compartilhada é uma nova tendência de consumo e se baseia na divisão de bens ou serviços, que são partilhados entre empresa e pessoas. Isso tudo acontece de maneira gratuita ou por meio do pagamento de uma taxa.

Esse modelo se tornou famoso devido ao uso da tecnologia, onde surgiram diversos aplicativos nesse modelo. Uber, iFood, Waze, Airbnb. Em todos esses casos, a pessoa que vende o serviço (seja uma casa para passar férias, serviço de entrega ou transporte) divide seu lucro com o aplicativo.

A economia compartilhada é qualquer negócio que não se baseie na posse de um meio de produção, mas no compartilhamento dele e de seus lucros.

Quais as vantagens da economia compartilhada?

A economia compartilhada é muito vantajosa, tanto para quem exerce essas funções, tanto para a sociedade no geral. Confira a seguir os benefícios desse modelo!

Praticidade

O dia a dia das pessoas se torna muito mais prático com esse tipo de empreendedorismo. Os próprios exemplos citados anteriormente são prova disso. iFood facilitou os serviços de entrega de comida. Uber tornou o transporte mais prático, encontrar alguém para transportar ficou muito mais fácil. Com o Airbnb, encontrar um lugar para passar as férias ideais se tornou simples. A vida de toda a população é facilitada com isso.

Mas não pense que o empreendedor não se beneficia desse modelo. Para o taxista, achar clientes, os entregadores encontrarem serviços, os donos de casa acharem inquilinos, tudo isso foi simplificado.

Redução de desperdícios

A redução de desperdícios é um grande diferencial da economia compartilhada. Os recursos só são preparados quando são pedidos, além de serem utilizados com mais frequência, graças à praticidade oferecida pelo serviço.

Como empreender por meio da economia compartilhada?

Existem diversas formas de empreender com a economia compartilhada. Por isso, separamos as principais delas para você ficar de olho. Confira a seguir!

Entregas

Hoje em dia, existem diversos aplicativos de entrega. Não só de comida, como o iFood, mas de encomendas também.

Alimentação

Com o transporte rápido de comida, você pode criar seu restaurante dentro da sua própria casa e atender apenas via delivery.

Transporte

Levar pessoas de um lugar para o outro ou até, levar pedidos do mercado até a casa do cliente.

Qual é a importância da sustentabilidade?

A sustentabilidade é essencial para a sobrevivência de um negócio, visto que é assim que ele consegue aproveitar melhor seus recursos. A economia compartilhada ajuda a garantir isso para o seu negócio, ajudando você a poupar e aproveitar tudo o que tem.

Viu como a economia compartilhada pode ajudar a empreender gastando menos? Com este artigo, você não só aprendeu sobre esse conceito como descobriu formas de utilizá-lo, na prática.

Gostou do artigo? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário