Ficar atento às tendências de negócios hoje em dia é um desafio e uma necessidade, já que o mercado evolui rapidamente. Ou seja, é preciso investir tempo e energia para não perder oportunidades de negócio.
Afinal, não estar em sintonia com o que há de mais novo pode significar menos eficiência, redução da vantagem competitiva em relação à concorrência e afastamento de clientes. Por outro lado, estar atualizado promove um caminho para o sucesso.
Mas não se preocupe, com este conteúdo você vai entender a importância de se manter antenado no mercado, como fazer isso na prática e ainda conhecer 4 novidades em que você precisa ficar de olho. Confira!
Qual é a importância de estar atento às tendências de negócios?
Uma tendência de negócios é um direcionamento que o mercado está sinalizando como parte do futuro, envolvendo o funcionamento de uma organização ou o interesse de seu público consumidor.
Por exemplo, a transformação digital já podia ser percebida muito antes de se tornar uma realidade e necessidade dos negócios, devido ao aumento da procura e oferta de serviços online, à preferência dos consumidores por empresas que operam no ambiente digital etc.
Acompanhar de perto o que está por vir impacta diretamente a gestão do empreendimento, desde o estratégico, que precisa pautar os processos de mudança, até o operacional, que é responsável por realizá-lo.
Além disso, os resultados corporativos estão cada dia mais atrelados à capacidade de adotar inovações, tanto para encontrar formas de otimizar o trabalho e gerar economia quanto para atender as demandas do público. Desse modo, é importante acompanhá-las para se manter competitivo.
Quais são as principais tendências de negócios para 2023?
Pensando em 2023, as tendências de negócios que se destacam estão voltadas à integração de tecnologias no funcionamento das empresas. Confira as 4 principais!
1. Integração da Inteligência Artificial
A IA, ou Inteligência Artificial, está sendo usada em cada vez mais processos de negócios. Ela tende a crescer e se expandir tanto em funcionalidades quanto em áreas, tornando-se viável para outros setores do mercado.
Esses novos avanços devem promover uma integração entre tecnologias e pessoas, para a realização ou a gestão de tarefas com maior eficiência. Um bom exemplo, é a utilização dessa tecnologia pelos buscadores online que completam a digitação do texto para sugerir e melhorar os resultados de pesquisa disponibilizados. Outro exemplo é o chat GPT que constrói textos e responde as dúvidas do seu usuário.
2. Aprimoramento dos serviços bancários
As instituições financeiras receberam um empurrão e tanto para modernizar sua infraestrutura digital a partir da criação do Open Banking. Essa proposta facilita o desenvolvimento de soluções e promove a competitividade entre empreendimentos com base nelas.
Paralelamente, fintechs e até varejos estão facilitando o acesso ao crédito. Portanto, a desburocratização se tornou vital. Nesse cenário, os serviços devem ser aprimorados, tornando-se mais ágeis e personalizados ao colocar a experiência do cliente no centro.
Desde a melhoria dos aplicativos de internet banking até o PIX fazem parte desse cenário, permitindo que transações aconteçam sem o cliente precisar sair de casa e enfrentar longas filas, por exemplo.
3. Experiência imersiva
Falando de experiência, tecnologias de Realidade Aumentada (RA) permitem a imersão das pessoas em ambientes digitais. Se antes elas eram exceção, em 2023, mais negócios devem adotá-las em diversas práticas, como:
- treinamentos;
- passeios virtuais;
- modelos e matrizes digitais de produtos;
- provadores online.
Entre os exemplos, um que está encantando o público é ter acesso a itens à venda nesse formato. Como poder visitar apartamentos decorados em prédios ainda em construção por meio de tours virtuais nos sites ou em estandes das imobiliárias, usando realidade aumenta (RA) para isso.
4. Engajamento no Metaverso
Redes sociais continuam surgindo e evoluindo, principalmente como instrumentos de marketing. O Metaverso tende a ser a próxima preferência nessa onda. Por se tratar de uma proposta inovadora, em que produtos e experiências virtuais são monetizáveis, investir em ações de engajamento específicas será fundamental para obter resultados.
Já há empresas aproveitando esse ambiente. Nike, Magalu e lojas Renner são só alguns exemplos de negócios que estão explorando opções ou promovendo eventos para se colocar como pioneiras nesse movimento.
Como se manter atualizado e implementar tais tendências?
Estar ciente das tendências de negócios antecipadamente é o primeiro passo para se destacar no mercado. Manter-se informado é importante, mas isso deve ser feito da forma mais qualificada possível, indo além de conteúdos rasos ou achismos.
Nesse sentido, olhar para o mercado, ouvindo o cliente, e para o ambiente interno, consultando a equipe, é fundamental tanto para perceber quanto para encaixar as novidades ou encontrar novas oportunidades.
Essas 4 tendências de negócios são só alguns dos exemplos de mudanças e inovações que devem ganhar espaço em 2023. Assim, siga as dicas, mantenha-se atento às novidades e não deixe de procurar opções que têm o potencial de ajudar a sua empresa a ser mais competitiva.
Aproveite e conte nos comentários qual dessas tendências mais chamou a sua atenção!
Interesting article! I’m looking forward to seeing how these trends play out in the next few years.