Você sabe como definir o propósito de uma empresa? Com o mercado competitivo, é necessário que as empresas tenham em mente a contribuição que elas têm para o mundo e deixar claro tanto para os clientes quanto para os colaboradores por que elas existem.
Esse sentimento é fundamental para que os serviços e produtos comercializados tenham força, conseguindo emocionar o consumidor e fazer com que ele deseje adquiri-los.
Quer saber como, de fato, é esse propósito e de que forma sua empresa pode ser beneficiada? Então, neste texto, você terá todas as informações de que precisa para não somente definir a razão de existência da sua empresa, mas também inspirar seus clientes.
Boa leitura!
O que é o propósito da empresa?
De modo geral, o propósito da empresa pode ser definido como um motivo que faz com que a marca se orgulhe e entenda como colaborar para fazer do mundo um lugar melhor de se viver.
É a razão principal para que a empresa exista no mercado, que muitas vezes pode estar escondida ou esquecida devido à quantidade de tarefas que devem ser feitas para manter a instituição em funcionamento.
Assim, embora todas as empresas tenham um propósito, nem sempre ele está claro para colaboradores e consumidores — o que se torna um problema, já que é mais difícil se diferenciar no mercado.
Por isso, o propósito funciona como um norte que precisa ser compartilhado entre todos os colaboradores e setores como uma forma de compromisso. Dessa maneira, o lucro tão desejado pela marca vem de forma natural.
Qual a importância de desenvolver o propósito da empresa?
Desenvolver o propósito da empresa é descobrir a própria identidade. É isso que faz com que cada instituição seja única no mercado e possa se diferenciar da multidão de marcas existentes.
Para conseguir atrair clientes, é fundamental que eles se identifiquem com a marca e o posicionamento de mercado. Mas isso se torna difícil e confuso quando nem mesmo os administradores sabem ao certo quais desejos e sentimentos despertar nos seus clientes. A tendência é que a empresa tenha mais problemas para conseguir se destacar da concorrência e crescer.
Como definir o propósito da empresa?
Veja agora algumas etapas fundamentais para definir o propósito empresarial.
Entender qual é a contribuição da empresa para um mundo melhor
Embora muitos empresários possam dizer que o propósito da instituição deles é vender, é preciso procurar uma forma de diferenciar sua marca das demais. O que você faz que torna a vida das pessoas melhor? Como seus produtos e serviços ajudam os consumidores? Responder a essas perguntas é fundamental para definir o propósito da instituição.
Definir o que você quer alcançar com seu negócio
Qual objetivo você quer alcançar com seu negócio? Geralmente, quando a empresa é ainda muito pequena, as pessoas tendem a oferecer seus produtos e serviços com alguma intenção de ajudar ou colaborar com a vida dos outros. Tente, então, recuperar esses primeiros sentimentos e objetivos — afinal, dinheiro não é tudo.
Entregar valor ao cliente
Mesmo que as pessoas façam diversas compras, o que importa não é o que é comprado, mas por que se adquire um item ou serviço. A empresa precisa pensar em formas claras para adicionar valor a tudo que é comercializado e até mesmo à marca.
Muitas vezes, a tomada de decisão de uma aquisição é um processo inconsciente, baseado em todos os sentimentos e idealizações que a marca promete entregar àqueles que compram os serviços.
A atual propaganda do produto Lysoform, por exemplo, tenta mostrar como o item pode dar tempo para que as pessoas façam o que sempre sonharam. O processo de compras, é, então, muito mais do que comprar um produto. Ao definir um propósito, todas essas sensações, vontades e emoções são injetadas nos consumidores.
Além disso, é fundamental saber que, quando alguém compra um produto, ele não está adquirindo apenas um item, mas (e principalmente) também quer ter alguma emoção. Então, entender quais são os sentimentos que você gera nos clientes também é uma forma de definir seu propósito.
Lembre-se de que o propósito é natural
Quando uma pessoa tenta fingir uma personalidade que não é dela, as ações não soam naturais, não é mesmo? Da mesma maneira, as empresas precisam ter seus propósitos como parte da própria identidade. Coloque como propósito algo que faça parte da história da marca e possa ser notado pelos clientes.
Agora que você sabe como definir o propósito de uma empresa, é hora de colocar em prática. Essa mensagem pode e deve ser utilizada na estratégia de comunicação da sua marca, bem como no desenvolvimento de produtos e serviços. Dessa forma, além de conseguir mais clientes, você poderá inspirar as pessoas a viver em um mundo melhor.
Vamos fazer um exercício prático e refletir sobre o propósito da sua empresa? Reúna a maior quantidade de informações que você puder e entenda qual é o tipo de sentimento que você pretende gerar nas pessoas.
Pensando na imagem da sua empresa, veja como é possível trabalhar o branding da marca. Esperamos por você!
O mundo está mudando todo dia, quem faz isso são as pessoas. Vivemos em comunidades, e precisamos uns dos outros.
Quanto mais seus produtos estiver agradando ,satisfazendo, preenchendo as pessoas. Você faz sua parte para o bem comum.