Você provavelmente já ouviu falar de venda sazonal, mas talvez não conheça a expressão. Basta lembrar de que todo fim de ano, por exemplo, nos preparamos para as ações de marketing e vendas voltadas para o Natal e o Ano Novo.
Essas datas comemorativas, feriados e festas culturais podem ser aproveitadas para alavancar vendas e criar estratégias para conquistar novos consumidores. Por meio da sazonalidade, você garante um bom fluxo de vendas o ano todo!
O que é venda sazonal?
A palavra “sazonal” significa “relativo à estação do ano; próprio de uma estação; estacional”. A venda sazonal é, portanto, algo que acontece em determinados períodos do ano e podem ou não ser relacionados às estações do ano.
A indústria da moda, por exemplo, costuma alinhar toda sua produção pelo clima. Isso acontece porque no verão, normalmente, optamos por peças, tecidos, cores e padronagens diferentes dos que escolhemos no inverno.
Como organizar as ações de marketing a partir da sazonalidade?
A escolha pelo produto que vai ter destaque – em suas ações de marketing e de vendas – deve considerar o período do ano, as datas comemorativas ou eventos específicos.
É evidente que, em determinados períodos, alguns produtos terão baixa demanda, enquanto outros serão o grande destaque. A seguir, explicamos como você deve atuar para organizar suas vendas sazonais.
1. Faça promoções
A promoção é uma forma de evidenciar seu produto, aumentando a aceitabilidade dele entre seus clientes.
Em períodos de baixa demanda, quando um produto deixa de ser interessante no período, vale a pena planejar uma promoção para “queimar” o estoque.
2. Treine os vendedores
A noção de venda sazonal precisa ser disseminada entre todos os seus vendedores, inclusive porque eles estão em contato direto com o consumidor.
Explique a importância de oferecer determinados produtos ou serviços em períodos do ano específicos. Não faz sentido oferecer casacos quando o clima está quente, logo usar a lógica do interesse dos consumidores e da sazonalidade pode tornar a abordagem ainda mais assertiva e a venda garantida.
3. Tenha um planejamento sólido
Apostar em vendas sazonais auxilia você na organização e no planejamento de ações ao longo do ano. Identifique em seu mix de produtos quais elementos vai promover em suas ações de marketing e já comece a pensar em ideias de como evidenciar esses produtos nos períodos certos.
4. Saiba fazer ofertas certeiras
Por mais que você tenha o produto certo para aquele período do ano ou para a estação que está por vir, é necessário pensar em ofertas que realmente encantem o consumidor.
Como chamar a atenção para um produto que já está em alta? Lembre-se de que seus concorrentes estão atentos à sazonalidade e que vão oferecer produtos muitos próximos dos seus.
5. Prepare sua estrutura
Já escolheu os produtos para as épocas do ano específicas, considerando eventos e datas comemorativas? Organizou seu planejamento de ações? Então, é o momento de preparar a estrutura do seu negócio para realizá-las.
Com o aumento da demanda, é preciso se assegurar de que o seu site e/ou loja virtual tenha condições de receber um número maior de acessos e de pedidos. Também é importante garantir que o estoque seja suficiente para atender todos os pedidos e que sejam entregues com toda a agilidade possível.
Investir na venda sazonal faz com que você construa um excelente planejamento de marketing e vendas! Para incrementar tudo o que trouxemos de informação até aqui, é importante ter um site atrativo para encantar o cliente. Portanto, leia 4 dicas de como montar uma vitrine virtual para atrair mais clientes!