5 técnicas de negociação com fornecedores para você adotar

3 minutos para ler

Criatividade e inovação são essenciais para se destacar num momento em que há cada vez mais competitividade no mercado. Você sabia que uma das maneiras de fazer isso é por meio da negociação com fornecedores

Habilidade essencial para um negócio, principalmente para micro e pequenas empresas, ela pode contribuir para equilibrar seu fluxo de caixa, garantir preços e prazos de entrega mais competitivos, assim como melhores condições de pagamento que se encaixem em seu orçamento.

Descubra boas técnicas de negociação com fornecedores para levar seu negócio ao sucesso!

Como saber negociar com fornecedores influencia no sucesso de um negócio?

Uma boa estratégia e técnica de negociação com fornecedores pode garantir muito mais que simplesmente melhores preços e prazos de entrega. Isso influencia também na forma de faturamento, assim como na flexibilidade do fornecedor para renegociações ou ainda para entregas pontuais com intuito de reabastecer estoques.

E como isso influencia no sucesso de um negócio? Bem, essas são atividades chave para que uma empresa maximize a experiência do cliente e consiga uma maior possibilidade de ganho competitivo no momento de precificar seus produtos ou serviços, garantindo assim mais credibilidade para sua marca.

Afinal, como faço para melhorar as estratégias de negociação com fornecedores?

Black Friday, Natal e Ano Novo são alguns exemplos de períodos em que há alta demanda para vendas sazonais. Mas a pergunta que não quer calar é: você busca as melhores parcerias para essas ações? 

Separamos 5 dicas e estratégias para melhorar a negociação com seus fornecedores! Confira abaixo.

1. Desenvolva um plano estratégico

Você quer oferecer melhores preços de venda? A negociação do prazo de entrega precisa ser aprimorada? Ou você precisa de melhores condições de pagamento? Para que seu processo de negociação seja mais acertado e eficaz, siga uma estratégia previamente definida, focando no seu objetivo final.

2. Pesquise antes de fechar o contrato

Pesquise sobre os maiores players do mercado para o serviço ou produto que você busca e, assim, fique munido de todas as informações necessárias, que auxiliarão no processo de negociação. Identifique os fornecedores que oferecem os melhores preços, prazos e, acima de tudo, maior qualidade.

3. Conte com mais de uma alternativa

É importante que seu negócio mantenha mais de uma opção de fornecedores para não ficar restrito a somente uma alternativa, o que proporciona uma maior possibilidade de avaliação das alternativas que o mercado tem a oferecer. 

4. Trate a relação como parceria

A base para qualquer negociação consiste no consenso de ambas as partes. Dessa forma, a relação que está sendo criada deve ser de parceria, e não de competição. Encontre alternativas que satisfaçam tanto o fornecedor quanto seu negócio!

5. Use a tecnologia a seu favor

Hoje, graças às novas tecnologias, é possível acelerar muitos processos com diminuição de riscos e a negociação com fornecedores não seria diferente. Invista em assinaturas digitais ou eletrônicas, por exemplo, para agilizar o fechamento de contratos e tornar o processo mais prático para ambos os lados. 

O módulo de compras de sistemas ERP também pode auxiliar seu negócio nesta empreitada, permitindo a realização de simulações de compras e a comunicação com os fornecedores.

E aí, gostou do texto e não quer perder os nossos próximos conteúdos? Então, curta a nossa página no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário