Logística sustentável: saiba como implementar na sua loja

6 minutos para ler

Uma das novas tendências para pequenas empresas é o uso da logística sustentável. Além de estar alinhada com as demandas do público por marcas que assumem responsabilidade ambiental, sua marca também se beneficia da redução de custos que tais práticas proporcionam.

Isso significa que essas mudanças podem proporcionar um maior alinhamento da empresa com seu público, redução nos custos e maior competitividade no mercado.

Se você quer saber como adotar uma logística sustentável para sua marca, continue a leitura e conheça as nossas recomendações!

O que é logística sustentável?

A logística sustentável representa um conjunto de estratégias que pode ser usada na gestão da empresa com o intuito de otimizar as atividades de transporte, armazenamento e distribuição dos produtos.

Tais práticas pretendem minimizar o impacto ambiental da marca, promovendo responsabilidade com o meio ambiente e com a comunidade da região. Portanto, ela promove formas mais eficientes e ecologicamente corretas para escoar sua produção ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Qual a importância da logística sustentável?

Ao adotar esse tipo de estratégia de gestão, a empresa consegue desenvolver um comportamento mais alinhado com a preservação ambiental em todas as suas atividades, ao mesmo tempo que promove eficiência operacional em seu mercado.

Isso permite que a empresa economize, tenha preços mais competitivos e ofereça melhores condições para seus clientes. Para o meio ambiente, tais medidas proporcionam redução nas emissões de gases do efeito estufa, melhor uso de matéria-prima, menor produção de resíduos e otimização da economia circular.

Em termos financeiros, tais medidas são importantes para a economia de recursos, pois é possível reduzir despesas com combustível, embalagem, distribuição e demais custos operacionais.

Ao adotar uma logística sustentável, a empresa obtém uma melhora da sua imagem diante do público, contribuindo para atrair consumidores, investidores e parceiros que compartilham dessa mesma visão.

Como implementá-la na loja?

Implementar a logística sustentável em sua empresa requer um bom entendimento de como funcionam suas operações e o que pode ser modificado sem gerar custos adicionais.

Veja, a seguir, quais etapas podem proporcionar uma visão mais ampla sobre sua atividade, indicando quais são as mudanças logísticas possíveis.

Entenda os processos

Realizar uma análise minuciosa de todas as etapas da cadeia logística, desde o recebimento dos itens até a entrega para os clientes, é a melhor maneira de mapear o processo e descobrir os pontos de melhoria.

Ao avaliar cada fase, você consegue perceber quais são os possíveis gargalos, desperdícios de recursos, excessos de estoque e demais processos que são ineficientes. Usar uma ferramenta de gestão e análise de dados, também contribui para ter uma visão completa sobre os custos em cada etapa.

Reduza o desperdício

Após avaliar com cautela sua condição atual, é importante implementar medidas para reduzir o desperdício, especialmente quando se trata de estoques. Práticas de gestão just-in-time — cujo objetivo é receber e produzir itens apenas quando são necessários — permite minimizar perdas e evitar o acúmulo de estoques indesejados.

Recursos de monitoramento também são importantes na hora de corrigir problemas de desperdício, evitando o envio de produtos danificados com prazo de validade vencido ou qualquer outro problema que leve a devolução por parte do cliente. Conscientizar os colaboradores sobre tais práticas é indispensável a fim de realizar um uso responsável dos recursos.

Opte por embalagens sustentáveis

Escolha embalagens feitas de materiais recicláveis, biodegradáveis ou que tenham origem em fontes renováveis, tais como papelão reciclado ou plástico verde. Elas transmitem toda a identidade visual da marca de uma maneira mais barata e ecologicamente correta.

Nesse ponto, vale a pena rever as técnicas e os materiais de embalagem para evitar o uso excessivo dos materiais. Conte com embalagens mais eficientes em termos de tamanho e peso, visando otimizar a distribuição dos itens e ainda reduzir o impacto ambiental.

Dependendo do seu mercado, vale a pena considerar o uso de embalagens retornáveis na intenção de reduzir os custos para os clientes, bem como promover mais responsabilidade sobre a reciclagem.

Descarte corretamente

Cuidar dos resíduos gerados pela logística da empresa também é essencial. Por exemplo, é possível que os processos da sua loja gerem materiais recicláveis que podem ser reaproveitados em outros setores ou modelos de negócios.

Ainda é preciso cuidar dos resíduos perigosos, que causam impactos ambientais caso sejam descartados de maneira incorreta. Nesse sentido, optar por programas de reciclagem e logística reversa oferecidos por fornecedores, organizações locais ou órgãos governamentais é uma opção. Investir em treinamentos para aumentar a conscientização da equipe também é importante.

Conte com soluções tecnológicas

A tecnologia surge como uma importante aliada na hora de melhorar a gestão da empresa e implementar uma logística sustentável. Por exemplo, ao incorporar sistemas de gerenciamento de estoque, você consegue fazer um monitoramento em tempo real e identificar oportunidades de melhoria de maneira ágil.

Além disso, o uso de automação e de internet das coisas- IoT permite encontrar maneiras de otimizar os processos logísticos do negócio, alocando os recursos disponíveis de maneira eficiente e sustentável.

Por fim, vale mencionar o crescente uso de soluções de transporte compartilhado. Existem aplicativos de entrega sustentável e até mesmo parcerias com empresas especializadas que adotam o conceito de eco-friendly, reduzindo os impactos ambientais da sua loja.

Otimize rotas e operações

A otimização de rotas e das operações é essencial para aplicar o conceito de sustentabilidade, auxiliando a empresa a reduzir a emissão de carbono. Além disso, traz impactos financeiros interessantes, já que os custos operacionais se tornam menores.

Para aplicar essa dica, vale a pena contar com sistemas de roteirização que consideram diferentes fatores, como tráfego, distância a ser percorrida, horários e até mesmo as entregas que serão efetuadas, agrupando-as por região.

Ao compreender o conceito de logística sustentável, fica mais fácil aplicá-lo em sua loja. Além disso, colocar em prática cada uma das dicas que você viu ao longo deste texto tende a ajudar a melhorar a imagem da empresa junto ao mercado e também a reduzir custos por meio de operações mais eficientes. Por isso, não deixe de aplicar cada aprendizado adquirido aqui.

Gostou do artigo e quer ver mais dicas sobre sustentabilidade? Então, entenda como conquistar crescimento sustentável no negócio agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe um comentário