4 indicadores de negócios e como podem ser analisados

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Indicadores de negócios são métricas ou números usados para avaliar o progresso de uma empresa em relação aos seus objetivos. Para isso, eles incluem dados financeiros, de produção, de satisfação do cliente, entre outros.

Desse modo, permite que o gestor acompanhe o seu desempenho ao longo do tempo, identifique os pontos fortes e fracos, aloque recursos de forma mais eficiente e tome decisões mais assertivas e baseadas em dados concretos.

Ou seja, são ferramentas indispensáveis para conduzir um negócio rumo ao seu crescimento. Por esse motivo, nós listamos os 4 mais importantes. Confira!

1. Lucratividade

Esse é um dos indicadores de negócios mais utilizados, especialmente na hora de traçar estratégias para aumentar a rentabilidade de uma empresa. A lucratividade de um negócio é medida pela relação entre o lucro e as receitas. Então, é expressa como uma porcentagem e indica se a empresa está realmente gerando lucro ou prejuízo.

Para calcular a lucratividade, basta subtrair as despesas operacionais totais (como custos de produção, salários, aluguel, entre outros) das receitas totais. O resultado é o lucro bruto. Em seguida, é preciso subtrair os impostos e outras despesas não operacionais para chegar ao lucro líquido.

Por fim, a lucratividade líquida é calculada dividindo o lucro pelas receitas totais e multiplicando por 100 para obter a porcentagem. Então, a fórmula é a seguinte:

Lucratividade = (lucro líquido / receita total) x 100

2. Ticket médio

Trata-se da média do valor gasto por compra ou transação em uma empresa. Sendo assim, é uma importante métrica para avaliar o desempenho de um negócio e determinar estratégias de preços e vendas.

Para calcular o ticket médio, basta dividir o total de receita pelo número de transações feitas, seguindo a fórmula:

Ticket médio = receita total / nº de vendas

Por exemplo, se uma empresa teve receita de R$ 12.000 em 146 transações, seu ticket médio é de R$ 82,19.

Acompanhar esse indicador permite avaliar a eficiência das estratégias de vendas, identificar oportunidades de up selling e ajustar preços para aumentar a lucratividade.

3. Retorno sobre o Investimento — ROI

Esse indicador de negócios avalia o sucesso de um investimento. Isto é, ajuda a determinar se um investimento é vantajoso e a comparar diferentes opções para escolher a melhor. Ainda, é usado para verificar a eficiência de gestão dos investimentos a longo prazo.

Então, é muito utilizado para calcular a rentabilidade de investimentos em projetos, ações, imóveis, entre outros. Para isso, o ROI mostra quanto de retorno é obtido em relação ao valor investido.

Para calculá-lo, basta dividir o lucro obtido com o investimento pelo valor investido e, em seguida, multiplicar o resultado por 100.

Então, utilizamos a seguinte fórmula:

ROI = [(ganho obtido – custo do investimento) / custo do investimento] x 100

Por exemplo: se você investiu R$ 10 mil na compra de um novo maquinário e, com isso, obteve um lucro de R$ 15 mil, teremos:

ROI = [(15.000,00 – 10.000,00) / 10.000,00] x 100 = 50% de lucro sobre o investimento feito.

4. Turnover

Essa métrica aponta a frequência com que os funcionários saem de uma empresa e são substituídos por novos colaboradores em um determinado período. É um indicador importante para avaliar a satisfação dos colaboradores.

Para calcular a taxa de turnover, divida o número de saídas de funcionários durante um período determinado pelo número total de funcionários no início do mesmo período. Então, utilizamos a seguinte fórmula:

Turnover = nº total de desligados / nº total de funcionários no mesmo período

A taxa é medida em porcentagem e está elevada pode indicar problemas com a cultura da empresa, remuneração insuficiente ou falta de oportunidades de crescimento profissional.

Portanto, acompanhar os indicadores de negócios é a maneira mais eficaz de medir o desempenho da sua empresa, identificar pontos de melhoria e, em seguida, traçar estratégias para melhorar tais métricas. Para escolher a melhor, é preciso levar em consideração as necessidades e especificidades do seu negócio.

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