Como uma empresa pode se destacar em relação aos seus concorrentes? Além de produtos inovadores e marketing bem-feito, é importante estar atento à qualidade no produto ou serviço entregue ao consumidor final.
Um dos indicativos que leva a percepção de valor do negócio é a gestão da qualidade. Clientes mais exigentes demandam cuidados e a oferta de produtos diferenciados.
Atualmente, produtos e serviços estão cada vez mais parecidos e, para se sobressair aos olhos do consumidor, precisam de um algo a mais. Ser reconhecido pela sua qualidade é uma das formas de se destacar.
Vamos mostrar neste artigo o que é a gestão da qualidade e como ela pode ser utilizada para ampliar o sucesso dos seus negócios aos olhos do mercado em geral e de seus consumidores.
O que é a gestão da qualidade?
A gestão da qualidade é uma metodologia voltada para a melhoria contínua da produção e gestão de uma empresa. Seu objetivo é garantir a satisfação dos clientes e, dessa forma, se tornar a primeira opção quando ele precisar de um produto ou serviço como o seu.
Esta preocupação com a qualidade de produtos e de serviços surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos. E após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se tornou o principal aplicador da gestão da qualidade em suas empresas, fazendo com que o país se tornasse um expoente no tema.
O Brasil só começou a adotar estas práticas com mais frequência nas décadas de 1980 e 1990 para tentar competir com os produtos importados que começaram a chegar ao país.
As melhorias necessárias passam por todas as etapas da fabricação e comercialização do produto ou serviço. Assim, a gestão da qualidade deve ser observada desde o planejamento, produção, gestão de pessoas, relacionamento com fornecedores e com clientes. Sempre com foco na melhoria de todos os processos do negócio.
Por que a gestão da qualidade é importante?
A gestão da qualidade é importante para que a empresa consiga destaque em seu mercado. Um produto ou serviço entregue com eficiência aumenta sua procura no mercado, tem a recomendação de clientes e influencia a concorrência. Vamos falar um pouco sobre os benefício e importância dessa metodologia. Acompanhe!
1. Atrair novos clientes
Quando você informa ao mercado que utiliza técnicas de gestão da qualidade, eles já entendem que seu produto é diferenciado e têm interesse em conhecer e comprar de você. A gestão da qualidade é um atrativo para os consumidores.
Benefícios para os clientes, como a garantia de qualidade e satisfação com produtos são credenciais que valorizam seu produto ou serviço para atuais e futuros consumidores.
2. Aumento da satisfação dos clientes finais
Um cliente satisfeito é um ótimo divulgador da sua empresa! Quem gosta do serviço ou do produto adquirido volta a consumir com a mesma empresa com frequência e ainda pode convencer amigos, familiares e colegas que vale a pena buscar pelos seus produtos e serviços.
Conquiste seus consumidores com seu serviço e produto e faça com que eles sejam embaixadores e defensores da sua marca, pois acreditam no seu trabalho.
3. Redução de custos por falhas
A gestão da qualidade também ajuda a reduzir os custos. Com um controle mais apurado de todo o processo de produção, é possível identificar possíveis pontos de falha e corrigir antes mesmo que elas aconteçam.
Falhas ao longo do processo podem aumentar seus custos de produção, pela necessidade de reiniciar todas as etapas e descartar parte dos produtos por não estarem dentro do padrão de qualidade. Com uma melhor gestão da qualidade, você pode prevenir os erros e entregar um produto melhor.
3. Crescimento da competitividade no mercado
Um mercado formado por empresas com forte gestão da qualidade é um mercado mais competitivo, pois todos seus participantes estão buscando entregar seu melhor ao consumidor. Adotando a gestão da qualidade, sua empresa melhora e ainda inspira sua concorrência e o mercado a oferecer um serviço melhor ao consumidor. Todos ganham.
4. Registro das atividades
Ao implementar a gestão da qualidade, no processo produtivo de uma empresa, todas as atividades até o final do processo devem ser registradas, para identificar todos os passos de produção. Com um processo bem detalhado, o empreendedor tem a oportunidade de reproduzir as atividades de forma fiel, sem esquecer nenhum passo ou cometer erros ao longo do processo produtivo.
5. Mensuração de resultados
A gestão da qualidade também ajuda a mensurar os resultados, pois – com a identificação de todo o processo – pode-se saber os custos de produção, os prazos de execução de atividades e entregas e quantidade de materiais utilizados . Durante a etapa da venda, identifique os consumidores, os produtos comprados e, se possível, realize uma pesquisa de pós-venda, para entender como o produto foi recebido pelo cliente.
6. Perceba as necessidades do seu negócio e faça análises
Mas antes de aplicar a gestão da qualidade de qualquer forma no seu empreendimento, avalie qual a sua necessidade. Identifique os pontos fortes e pontos fracos, o que pode e deve ser melhorado.
7. Documente as informações
Lembre-se que tudo precisa ser documentado para que as informações não se percam! Identifique notas de compra, fases da produção, estoque, processos de venda. Assim, você sabe tudo sobre seu produto ou serviço.
8. Tenha funcionários dedicados à gestão da qualidade
Invista na qualificação dos seus funcionários para que eles entendam a importância da gestão da qualidade. Todos os profissionais envolvidos com seu negócio precisam estar engajados nesse processo de qualificação. Você pode também criar uma equipe ou designar um profissional para cuidar da gestão da qualidade.
Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas
Anualmente, o Sebrae em parceria com outras instituições como o Movimento Brasil Competitivo e a Federação Nacional da Qualidade, realizam um prêmio para valorizar os pequenos negócios que se destacaram na busca pela excelência em gestão.
São premiadas as empresas que adotaram práticas de gestão relevantes, apresentam um comportamento empreendedor e valorizaram a responsabilidade social em suas atuações.
Agora que você conhece mais sobre a gestão da qualidade, conheça o prêmio de competitividade para micro e pequenas empresas e veja como participar com seu negócio na próxima edição.