Gestão 4.0: um guia sobre a 4ª revolução da gestão para empreendedores

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A gestão 4.0 é uma resposta às demandas da 4ª revolução industrial e às mudanças que vieram a partir da transformação digital e da automação de processos. Ela não afeta apenas as indústrias, mas traz impactos também aos prestadores de serviços e empresas comerciais. 

Descubra como essas transformações afetam os processos gerenciais dos empreendedores. Conheça também os princípios norteadores desse novo modelo de gestão, além de dicas para utilizá-lo em sua empresa. Não perca!

1. O que mudou com a indústria 4.0?

As revoluções industriais anteriores estavam concentradas principalmente na necessidade de aumentar a produção a custos menores. Essa preocupação não mudou, o que houve foi uma mudança de comportamento relacionada às demandas do século 21.

A primeira diz respeito ao uso da tecnologia para agilizar a organização do dia a dia da empresa. Além de modernizar seu negócio, um aspecto muito importante nesse novo contexto de produção e prestação de serviços é a procura de soluções que beneficiem seu colaborador para que ele contribua para o aumento da produtividade.

Outro ponto central das mudanças nas relações comerciais diz respeito ao comportamento do consumidor. Ele está cada vez mais exigente, já se habituou ao uso das tecnologias e não é mais fiel a um serviço ou marca.

Todas essas questões trouxeram mais um desafio para o empreendedor. Afinal, não é possível continuar mantendo os padrões gerenciais tradicionais diante dessas transformações, não é verdade? 

Por isso, você precisa começar a pensar em soluções para fazer seu negócio prosperar nesses novos tempos.

2. Quais os princípios norteadores da gestão 4.0?

O objetivo desse novo modelo de gestão é estabelecer um gerenciamento inovador que torne os processos do negócio mais rápidos, precisos e eficientes. Esse modelo inclui ainda alterações na relação da liderança com a equipe para que todos consigam oferecer aos consumidores a melhor experiência de compra.

Para que a gestão 4.0 seja implementada em sua empresa, é preciso considerar alguns pontos norteadores. Vamos conhecê-los?

2.1 Clientecentrismo

Os clientes de hoje contam com uma ampla quantidade de informações sobre as empresas e baseiam muitas decisões de compra a partir das experiências compartilhadas por outros consumidores. Por isso, o primeiro passo rumo à gestão 4.0 é entender as necessidades de seu consumidor para garantir uma boa experiência de compra e, consequentemente, a fidelização e posterior recomendação.

Outras ações necessárias são:

  • avaliar as trajetórias de seus clientes e identificar os pontos de melhorias;
  • aprender a comunicar melhor com seu consumidor: quais mídias sociais ele utiliza?
  • contar com a ajuda do feedback do cliente para a melhoria dos produtos e serviços.

2.2 Diversificação de canais

Quando você tem informações sobre os seus consumidores, é possível descobrir novas formas de atendê-los para suprir as expectativas de consumo. Você pode pensar em estratégias de comercialização de seus produtos ou serviços utilizando diferentes canais de venda.

No caso do varejo, por exemplo, muitos empreendedores não apostam apenas nos pontos físicos e já praticam o e-commerce utilizando o site da empresa ou até mesmo as mídias sociais para vender seus produtos.

2.3 Automação

Infelizmente, muitos empreendedores ainda ficam desconfiados quando o assunto é tecnologia e acham que a automação é um processo muito caro ou pouco vantajoso para o negócio.

A verdade é que as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais acessíveis e preparadas para o uso em empresas de diferentes portes e tipos de serviço, o que inclui os negócios do varejo, por exemplo.

Conheça nossa lista com 5 vantagens da automação logo abaixo.

2.3.1. Otimiza processos internos

Não é fácil manter o controle financeiro, fiscal e de estoque. Os softwares de gestão ajudam no controle da movimentação das mercadorias, mantendo todas as informações gerenciais atualizadas.

2.3.2. Aumenta a produtividade

Com a automatização de processos operacionais e repetitivos, como controle do estoque, seus colaboradores podem se concentrar em atividades estratégicas para o negócio.

2.3.3. Melhora o atendimento

Acabamos de falar sobre o clientecentrismo e como é importante oferecer ao cliente uma ótima experiência de compra. Ferramentas de automação como canais de suporte ao consumidor e um leitor de código de barras para acelerar o tempo de espera no caixa são exemplos simples e eficientes do uso da tecnologia para melhorar o atendimento.

2.3.4. Redução do retrabalho

Cada vez que há um erro em alguma etapa do seu negócio, a empresa perde tempo e dinheiro. A automação e centralização dos processos apresenta informações precisas e ainda permite a criação de relatórios aprimorados sempre que necessário.

2.3.5. Segurança de dados

Considera arriscado o uso de um sistema de gestão em seu negócio? Fique tranquilo porque esses softwares têm recursos de segurança que mantém protegidas todas as informações do seu negócio.

2.4 Big data

Nos negócios, o Big Data é o resultado do acúmulo de uma grande quantidade de dados gerados pelos consumidores em diferentes plataformas, como mídias sociais, interações em e-mail, questionários e até dados cadastrais. Sozinhos esses dados não dizem nada, mas quando cruzados, podem permitir que você conheça melhor o perfil de seu consumidor e possa segmentar campanhas de marketing para perfis diferentes de clientes, por exemplo.

2.5 Equipes de alta performance

A tecnologia é importante para as empresas, mas o capital humano ainda é um dos recursos mais valiosos de qualquer negócio.

Prova disso é o relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho. Ele trouxe uma lista com as 10 habilidades necessárias aos profissionais para que eles consigam encarar os próximos desafios no mercado. As competências, válidas tanto para gestores quanto para os colaboradores, são as que estão listadas abaixo.

2.5.1 Flexibilidade cognitiva

É a habilidade de se reinventar e compreender que existem outros aprendizados para além da área de formação e atuação. Ela indica ainda a necessidade de se mostrar flexível para reconhecer os aprendizados e experiências dos outros sem julgamentos.

2.5.2 Habilidade de negociação

Competência para conseguir sempre os melhores acordos para convertê-los em vantagens estratégicas para a empresa. 

2.5.3 Capacidade de julgamento e tomada de decisão

Independentemente do segmento, os trabalhadores são obrigados a lidar e examinar números ou outros dados. Por isso, é essencial que o profissional seja capaz de ler e interpretar corretamente as informações para a tomar as melhores decisões.

2.5.4 Gestão de pessoas

A gestão 4.0 deixa cada vez mais claro que o sucesso de um negócio depende da ação conjunta entre todos os envolvidos em seu negócio. A capacidade de gerir melhor as pessoas contribui para a motivação da equipe e aumento de produtividade. Ela também faz com que os colaboradores se sintam acolhidos e respeitados.

2.5.5 Empatia

A empatia garante a melhor colaboração e conexão profissional. Os profissionais devem ser capazes de manter um bom relacionamento com os colegas e consigam respeitar as diferentes ideias, talentos e comportamentos em torno de um objetivo comum: o sucesso do negócio.

2.5.6 Otimização do atendimento

Os profissionais devem pensar em soluções de produtos e serviços cada vez mais conectados às necessidades do consumidor.

2.5.7 Criatividade

Ao falarmos de inovação é comum pensarmos em máquinas ou robôs e muitas vezes nos esquecemos que eles são fruto da capacidade criativa humana. Ser criativo não significa apenas inventar novos produtos ou serviços.

O profissional deve ser capaz de conectar as informações e construir soluções para questões práticas da empresa, ou, para adaptar o futurismo ao negócio, por exemplo.

2.5.8 Pensamento crítico

O profissional que tem pensamento crítico é capaz de analisar, construir, perceber e tomar construções conscientes. É alguém que consegue analisar um desafio ou problema sob diferentes ângulos, oferecendo soluções alternativas para a resolução dessas questões.

2.5.9 Resolução de problemas complexos

A capacidade de resolver problemas complexos é uma habilidade que se constrói a partir de atualizações profissionais e do aperfeiçoamento constante, como uma pós-graduação ou cursos para melhorar a gestão do negócio. 

2.5.10 Inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade que temos de compreender melhor as nossas próprias emoções, bem como as emoções dos outros.

Quando bem desenvolvida, ela permite que o profissional seja capaz de reagir aos imprevistos, mantenha a automotivação e construa um bom relacionamento com os membros da equipe.

2.6 Integração dos setores

Outra característica importante da gestão 4.0 diz respeito à integração dos setores. Manter o fluxo de operações coeso e interligado ajuda a construir uma padronização dos processos, fortalecendo a cultura e a identidade da empresa.

Quando há a descentralização dos setores nasce também entre os colaboradores a ideia de conexão entre a equipe, na qual todos têm um papel importante. A integração da equipe também diminui as falhas internas de comunicação.

Veja algumas dicas para realizar essa integração:

  • ofereça um ambiente organizacional agradável e colaborativo;
  • realize reuniões periódicas oferecendo aos diferentes setores a possibilidade de falarem e serem ouvidos;
  • apresente os resultados obtidos e reconheça a contribuição de cada setor para esse êxito;
  • melhore a comunicação interna;
  • ofereça feedbacks construtivos para que os setores consigam oferecer melhores resultados.

2.7 Plano de metas definido

O primeiro passo é reconhecer que a meta é diferente do objetivo. Ainda no caso do varejo, a meta nem sempre será aumentar as vendas. Como existem colaboradores empenhados em outros setores, vender mais pode ser considerado o objetivo final do negócio, enquanto as metas são as estratégias necessárias para chegar lá.

Saber como anda o seu segmento, somadas às informações do seu negócio, ajudam você a construir uma visão do futuro e identificar pontos que precisam ser melhorados. Esse é o primeiro passo na construção das metas.

Você pode encontrar essas informações na internet, em jornais, cursos de atualização e até com outros empreendedores. Ouça também o que sua equipe tem a dizer sobre os desafios, dificuldades e forças.

Existe uma maneira bastante prática para a criação de metas conhecido como o método SMART. A palavra reúne as iniciais em inglês das características que toda meta deve ser ou ter: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Confira, abaixo, detalhes de cada um desses pontos:

2.7.1. Específica

Crie uma meta clara e que possa ser entendida por todos os envolvidos. No caso das metas específicas, como entrar em contato com clientes anunciando uma promoção, por exemplo, indique sempre o responsável. Assim fica mais fácil saber a quem recorrer para cobrar o resultado.

2.7.2 Alcançável

Não adianta você estabelecer uma meta impossível de ser atingida pela equipe. Isso só vai gerar frustrações. As metas são construídas com base em informações concretas e a partir da capacidade dos colaboradores para alcançá-las.

2.7.3. Relevantes

Uma meta não existe por acaso e deve ser relevante para o crescimento financeiro do seu negócio.

2.7.4. Temporal

A meta precisa de um prazo para ser concluída. Ele não pode ser longo demais para não ser esquecido e nem muito curto para não pressionar demais a equipe.

2.7.5. Mensurável

Um plano de metas eficaz deve se transformar em dados que indicarão se as ações realizadas estão contribuindo para o sucesso do negócio ou se precisam ser revistas. Isso é possível com o uso dos indicadores de desempenho.

2.8 Uso de métricas

Para avaliar o sucesso das metas e da gestão do negócio como um todo, é preciso fazer uso dos indicadores de desempenho. Eles ajudam a identificar os pontos que têm apresentados resultados de acordo com o previsto e aqueles processos que precisam ser revistos.

Selecionamos algumas métricas de controle para você que busca melhorar a eficiência e a gestão do seu negócio.

2.8.1 Lucratividade

Em vez de se concentrar no volume, foque na lucratividade das vendas. O jeito mais simples de empregar essa métrica é por meio do cálculo mensal.

Para obter esse indicador de desempenho, some todos os custos do período, incluindo impostos, despesas operacionais, administrativas e de marketing, além dos gastos com logística, mercadoria e pessoal. Em seguida, compare com o resultado do faturamento de vendas.

2.8.2 Giro de estoque

Se você estabeleceu uma meta de melhorar o giro de estoque ou melhorar a gestão das compras, essa métrica pode ser bastante útil. Para calculá-la, divida o total de vendas em determinado período pelo volume médio do estoque.

Se o resultado obtido for inferior a 1, isso indica a sobra de mercadorias ao final do período indicado. No entanto, se o valor encontrado for superior a 1, sua empresa vendeu todas as mercadorias e realizou pelo menos uma reposição de estoque.

2.8.3 Ticket médio do cliente

Esse indicador de desempenho ajuda a identificar a média do valor gasto pelos clientes em cada compra realizada em sua empresa. 

Para encontrar o ticket médio, divida a receita total de determinado período pelo número de vendas realizadas. Números baixos aqui indicam que é preciso pensar em estratégias para otimizar as vendas.

A gestão 4.0 modificou a rotina dos negócios. Acompanhe essa evolução incluindo a tecnologia nos processos gerenciais de sua empresa. Com isso, você torna seu negócio mais produtivo, reduz custos e oferece um melhor atendimento ao consumidor! 

Se você se interessou pelo tema de gestão e inovação, não deixe de conferir também as tendências dos negócios para o futuro

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