Descubra como conseguir investidores e técnicas para conquistá-los!

4 minutos para ler

Você quer ampliar o alcance do seu negócio e a falta de capital representa uma barreira para isso? Nesse caso, uma alternativa é descobrir como conseguir investidores.

As estratégias vão depender de seu público-alvo, do serviço ofertado e de como a sua proposta de negócio pode impactar o mercado. O empreendimento precisa se mostrar rentável para despertar o interesse dos investidores, que, normalmente, buscam empresas iniciantes e com boas perspectivas de retorno.

Confira o post abaixo para saber onde encontrar investidores e descobrir se essa é uma alternativa interessante para impulsionar o seu empreendimento!

Qual é o objetivo dos investidores?

Você busca investidores que possam apoiar o seu negócio? Para encontrá-los, é preciso analisar os detalhes e o perfil de seu negócio, a sua concorrência e os seus diferenciais. O que faz com que a sua empresa se destaque?

Para despertar o interesse de investidores, um ponto importante é ter um negócio inovador. Sua ideia é realmente diferente? Entretanto, lembre-se de que, além desse aspecto, é preciso que a empresa ofereça um produto ou um serviço útil, que atenda às necessidades do mercado e resolva as dores dos clientes.

Para além das preferências pessoais, o investidor busca lucro. Ou seja, é fundamental que ele identifique um propósito claro na empresa, a relevância do produto ou do serviço para os clientes e uma proposta diferenciada da concorrência. Resumindo: seu negócio precisa ter um diferencial.

Quais são os tipos de investidores?

Mesmo que você tenha o perfil adequado para receber um aporte de investimentos, é essencial saber quem são os investidores para escolher aquele com maior afinidade com os seus objetivos.

Investidor anjo

Normalmente, os investidores anjo são pessoas físicas que fazem um aporte de capital em uma empresa inovadora, como uma startup. É importante entender que não se trata de uma ajuda ou colaboração, mas de um investimento com o intuito de gerar lucro.

Bootstrapping

Quando o próprio empreendedor financia o negócio, em parceria ou não com os sócios, o sistema é conhecido como bootstrapping. A maior parte das startups começa assim, até que surja um investidor.

Acelerador de negócios

As aceleradoras são empresas que apoiam e investem em startups. Funcionam como incubadoras, que ajudam no desenvolvimento do negócio, normalmente por tempo limitado. 

Nesse período, oferecem apoio financeiro, treinamento e consultoria. Com isso, conquistam uma participação acionária na empresa. 

Equity crowdfunding

Essa é uma estratégia para obter investimentos online. Nesse caso, quem investe recebe uma participação societária (equity) ou títulos da empresa que recebeu o aporte financeiro. Uma possibilidade de investimento é o fundo Criatec, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Como conseguir investidores?

Seja qual for a modalidade, para que possa obter investimentos, é crucial ter o negócio estruturado, com objetivos bem definidos, público-alvo e perspectivas de atendimento e crescimento.

Vale a pena ter uma boa apresentação do produto ou serviço, demonstrando os diferenciais e as projeções. É importante evidenciar que a ideia é interessante e tem potencial para crescer. Assim, é primordial estudar as características do negócio, os detalhes e perfil do público-alvo e a concorrência no segmento de atuação.

Além de descobrir como conseguir investidores, é preciso saber escolher, entre os potenciais interessados na proposta, aquele que tem maior afinidade com o negócio e expectativas alinhadas às perspectivas reais do empreendimento. 

Inovação e criatividade são importantes ao formalizar parcerias. Gostou de saber mais sobre investidores que se interessam por negócios inovadores? Então, compartilhe nosso post em suas redes sociais e divida as informações com os seus contatos!

Posts relacionados

Um comentário em “Descubra como conseguir investidores e técnicas para conquistá-los!

Deixe um comentário