Canais de comunicação são os meios pelos quais sua empresa divulga, atende, vende e faz negócios. Ou seja, o bom funcionamento do negócio depende deles, já que permitem que os clientes cheguem até o empreendimento. Assim, você deve estar pensando que se fazer presente no maior número possível amplia as chances de ser encontrado, certo?
Porém, com tantas opções disponíveis fica difícil fazer um trabalho adequado em todas, principalmente quando se tem uma equipe reduzida como os MEIs, não é mesmo? Além disso, direcionar o foco oportuniza entregar um atendimento de qualidade, aumentando a possibilidade de conversão.
Portanto, para maximizar os resultados sem se perder na ampla gama disponível, é necessário priorizar. Descubra neste conteúdo em quais canais de comunicação você realmente precisa investir!
Qual é a importância de um MEI investir em canais de comunicação?
Investir em canais de comunicação é fundamental para melhorar os resultados de qualquer empresa. Afinal, são eles que oportunizam a um negócio elevar sua visibilidade perante uma quantidade maior de pessoas, permitem que potenciais clientes entrem em contato e são as vias para construir um relacionamento com o consumidor.
Quando se trata de um MEI, a importância cresce, principalmente porque esses pequenos empreendedores aproveitam as vantagens desses meios para ganhar mais sem gastar tanto.
Por exemplo, lojistas acabam criando seu primeiro espaço comercial online, eliminando o aluguel de um lugar físico. Outra situação em que isso acontece é com a publicidade, uma vez que o custo para impulsionar publicações digitais é menor que o de fazer outros tipos de propagandas.
Esse cenário possibilitou que empreendimentos com poucos recursos fossem desenvolvidos. Por outro lado, organizações em crescimento conseguem sair de sua bolha e atingir compradores que moram fora de sua região geográfica ou em um perfil demográfico diferente. Pois, esses canais não estão sujeitos a tais limites.
Quais são os principais canais de comunicação em que o MEI deve investir?
Existem muitas maneiras de definir quais canais de comunicação são as melhores opções para seu negócio. Por exemplo, um maior número de usuários indica mais clientes e facilidade de contato. Já se o perfil do seu público é nichado, o ideal é entender os meios utilizados por esses tipos de consumidores. Entretanto, algumas vias são básicas para qualquer empreendimento que queira se desenvolver. Veja quais a seguir!
Telefone
Você sabia que o empreendimento ter um telefone comercial é ainda uma importante fonte de segurança para os clientes? Trata-se de um meio prático, que permite que o consumidor explique exatamente o que precisa, o que está acontecendo ou responda ao interlocutor de forma imediata e sem a necessidade de escrever.
Pense só: toda essa comodidade e agilidade acabam colocando essa opção entre as preferidas do público que não pode ou não quer esperar. Sem contar que aqueles que não têm intimidade com tecnologia se sentem melhor atendidos.
Talvez o principal inimigo do e-mail seja a falta de retorno imediato. Entre os canais de comunicação, ele é visto como uma opção cujo prazo de resposta nem sempre é o mesmo dia do envio. Mas suas vantagens incluem segurança jurídica de registrar negociações.
Essa salvaguarda é especialmente útil para prestadores de serviço e empresas que atendem outros negócios. Os compradores também acabam se beneficiando disso. Além de conseguirem analisar propostas com maior facilidade e sem pressa.
Um exemplo são situações com diversos detalhes sobre o produto ou serviço, a entrega, o custo etc. Por e-mail, as partes ajustam todos os aspectos e deixam o combinado claro. Sem falar que podem rever ou utilizar como comprovante no futuro.
Instagram e Facebook
Com a integração das duas redes sociais da Meta, as ferramentas que possibilitam tanto divulgar quanto vender são seu maior diferencial. Basicamente, em cada post no Instagram uma empresa marca os itens que estão na imagem no catálogo do Facebook, indicando preços. Dessa forma, são construídas lojas dentro das redes sociais.
As transações financeiras também ocorrem sem sair das plataformas, uma vez que esses canais oferecem sua própria solução de pagamentos, garantindo segurança para o vendedor e para o comprador.
As postagens ainda servem para chamar a atenção sobre seus produtos, atraindo clientes para o espaço físico ou para o e-commerce. Já as mensagens entre usuários ou os comentários nas publicações abrem caminho para possíveis consumidores fazerem perguntas e tirarem dúvidas.
WhatsApp Business
A opção que reúne melhor todas as funções dos demais canais de comunicação para ajudar um MEI a progredir é o WhatsApp Business. Funcionando como catálogo, rede social, aplicativo de mensagens, meio para fazer chamadas etc., não dá para negar sua utilidade hoje em dia, certo?
Aliás, também vale destacar que essa solução atende a demandas tanto de quem tem pressa por uma resposta, quanto daqueles que só querem adiantar a conversa para ver a resposta mais tarde.
Além de oferecer uma vitrine virtual de produtos ou serviços que permite imagens e descrições, outras funcionalidades incluem:
- grupos capazes de reunir interessados, servindo para divulgar as ações do seu negócio e criar engajamento;
- listas de transmissão para facilitar o envio de mensagens, vídeos ou imagens com o objetivo de chegar a uma maior quantidade de compradores;
- sistema de transferência de dinheiro na própria plataforma para garantir a segurança dos pagamentos;
- etiquetas para classificar conversas e contatos, evitando que você se perca entre as transações em andamento;
- possibilidade de conhecer o histórico de cada consumidor a partir do registro das interações;
- acesso a estatísticas que ajudam sua empresa a otimizar suas estratégias comerciais e publicitárias.
Ademais, quando se trata do número de pessoas que utilizam esse aplicativo, estamos falando de ao menos 2 bilhões por mês em atividade no mundo. Ou seja, essa é a 3ª mídia social mais usada no planeta atualmente.
Como não errar ao usar o WhatsApp Business?
Como visto, todas as funcionalidades do WhatsApp Business — catálogos, grupos, listas de transmissão, tags etc. — têm sua utilidade na hora de divulgar e de vender. Entretanto, elas precisam fazer parte de uma estratégia para realmente otimizar sua comunicação empresarial.
Por isso, planeje quando e como utilizar cada uma. Um exemplo bem simples é investir nas listas para dar publicidade a promoções relâmpagos, enquanto utiliza os grupos para fidelizar clientes.
Outra dica importante, é lembrar que cada conversa é parte da construção do relacionamento com o consumidor. Assim, interaja, responda com rapidez e nunca deixe o contato no vácuo.
Canais de comunicação são mais que soluções de atendimento para as empresas, marketing e vendas também passam por eles. Um MEI não pode deixar de investir nisso para ampliar seu reconhecimento e relevância, a começar pelas opções que indicamos.
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