Sua empresa tem uma boa carta de clientes, com inúmeros consumidores fidelizados e satisfeitos com as mercadorias e serviços que o seu negócio vende. Contudo, como garantir a captação de novos clientes para a companhia continuar se expandindo?
A boa notícia é que esse enigma tem diversas respostas possíveis, de acordo com as estratégias que a empresa priorize. Neste post, enumeramos 5 dicas para captar novos consumidores e garantir o crescimento dos seus lucros. Continue conosco!
1. Prospecção outbound
A prospecção outbound é um método antigo e ainda bastante eficiente. Afinal de contas, trata-se do bom e velho método de venda proativa, no qual o comerciante aborda um consumidor em potencial por meio de um contato direto — que pode ser por telefone e e-mail, por exemplo.
O outbound usa como ponto de partida algumas listas de segmentação, que conta com pessoas (ou empresas e fornecedores) que estejam enquadrados dentro do seu perfil de consumidor ideal. Definir uma persona é muito importante para realizar essa abordagem direta.
O diferencial dessa prospecção é que ela atua sobre clientes que ainda não são fidelizados. Ela trabalha com pessoas que ainda não foram impactados pela marca, mas que estão dentro das características de público determinadas pela persona construída.
2. Prospecção inbound
Nessa tática, também conhecida como prospecção passiva, a ideia é que os clientes venham até você, o que otimiza encontrá-los — assim, você economiza tempo e dinheiro. Mas isso não significa que você vá simplesmente cruzar os braços e esperar!
O nome dessa tática faz referência ao Inbound Marketing, um conjunto de estratégias para atrair clientes. Alguns exemplos dessa técnica envolvem:
- marketing de conteúdo (como posts em blogs e vídeos);
- SEO (técnicas de posicionamento e ranqueamento nos sites de busca);
- utilização de mídia paga;
- uso contínuo de propagandas nas redes sociais para gerar interesse e atrair potenciais consumidores (também conhecidos no mundo do marketing como leads).
A principal ideia do Inbound Marketing é fornecer materiais educativos, que gerem valor para os leads e os levem a resolver os problemas que eles enfrentam. Por meio dessa estratégia, esses clientes em potencial compartilham informações pessoais como o e-mail, o telefone e a empresa no qual trabalham.
Uma maneira interessante de abordar os clientes é misturar o outbound (ativo) ao inbound (meio passivo de contato). Assim, um cliente que deixe o seu e-mail no processo inbound em um blog, por exemplo, pode ser abordado diretamente.
2.1. Possibilidade de qualificar leads
A partir da interação direta com os conteúdos e o site (uma pessoa que encontre um blog cheio de informações úteis), a empresa que investe na prospecção inbound consegue coletar informações sobre os visitantes e qualificar os leads — isso é, armazenar dados importantes e fazer contato comercial de acordo com as necessidades do consumidor.
O mais interessante de todo esse processo é a possibilidade de automatizá-lo, uma vez que a empresa tenha à disposição softwares para coletar informações e enviar e-mails de marketing personalizados. Assim, até mesmo equipes mais enxutas de marketing conseguem produzir ótimos resultados.
Por isso, essa modalidade é interessante tanto para as pequenas e médias empresas como para grandes empreendedores, já que será possível alcançar um grande volume de potenciais consumidores que estejam procurando por soluções na internet.
3. Venda baseada em conta ou account-based sales
Nessa modalidade, a sua empresa escolhe outras companhias que deseja ter como clientes e se dedica a elaborar campanhas específicas, de acordo com as características da outra organização. Assim, podemos dizer que o principal diferencial é a personalização.
De modo bastante resumido, esse modelo de captação se baseia no foco em grandes contas. A principal diferença aqui é que a venda baseada em conta (tradução de account-based sales) encara todo o trabalho como um projeto, com um escopo maior do que a simples abordagem típica aos leads.
Isso significa que esse modelo não se concentra em abordar um único lead (ou seja, uma única persona), mas vários contatos em uma mesma empresa. Por isso, ele é ótimo para a captação de contas maiores, como mencionamos.
Como o objetivo é conversar com vários leads, essa tática pode sair um pouco mais cara e exige um tempo maior para ser bem-sucedida, mas que compensa muito quando a sua empresa consegue captar a atenção de uma organização de grande porte.
Para que tudo saia como o esperado, é essencial alocar colaboradores bem treinados, montando um time devidamente capacitado para abordar pessoas de diferentes perfis. Pela própria natureza desse modelo, ele é indicado para empresas já consolidadas e que busquem formas mais agressivas de acelerar seu crescimento no mercado.
4. Parcerias com outras empresas
A captação por meio de parcerias com outras empresas não é uma mera ligação para contatos de companhias, mas uma tática mais estratégica. Ela busca a obtenção de novos clientes por meio de abordagens precisas de mercado.
Uma das grandes vantagens desse modelo é que ele reduz o custo de aquisição de clientes (CAC), visto que as companhias adotam estratégias comuns para ambas venderem mais. Para provar o valor dessa estratégia, vale citar alguns exemplos de captação por meio de parcerias com outras empresas:
- value-added reseller (VAR): nessa modalidade, um dos seus parceiros comercializa algum produto que agregue valor aos seus clientes — como uma consultoria;
- marketing de conteúdo: a sua empresa pode firmar uma parceria que resulte em links mútuos, tanto no blog da sua organização como no site da parceira. Assim, ambos vendem juntos;
- revenda: modelo também conhecido como afiliado. Nessa solução mais tradicional, a organização parceira revende o seu produto e recebe uma comissão.
5. Indicações
As indicações são valiosas porque podem vir tanto da base de clientes como dos parceiros e fornecedores de serviços. Quem já comprou e esteja satisfeito com um determinado produto tende a repassar essa informação para amigos e conhecidos.
Do mesmo modo, parceiros que confiam no trabalho da sua empresa também se tornarão promotores naturais da marca. Para garantir que esse marketing boca a boca realmente seja feito, é possível delinear uma estratégia específica.
Ela é conhecida como referral marketing e envolve trocas de incentivos, de modo que todos saem ganhando. Um bom exemplo é a empresa oferecer prêmios e pacotes de descontos em troca de indicações. Uma medida interessante.
O modelo de referral marketing é indicado para reduzir o custo de aquisição dos clientes, o popular CAC. Afinal, esse consumidor já conhece os produtos e serviços da empresa e está mais disposto a indicá-los, ao contrário de uma estratégia na qual esse convencimento teria que ser iniciado do zero.
Como vimos no texto, a captação de novos clientes conta com diferentes estratégias para viabilizar o sucesso comercial da empresa. Algo que não deve ser deixado de lado é contar com uma equipe comercial capacitada para desempenhar essas estratégias e até mesmo reavaliar atividades quando for necessário.
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