Um dilema comum para quem empreende é: em que momento devo montar uma equipe? Ter um time é um investimento para a expansão dos negócios.
Por isso, hoje vamos apresentar os 5 principais motivos para você não trabalhar sozinho. Boa leitura!
1. Delegar tarefas
Esse é o principal motivo para trocar o trabalho solitário por uma equipe! No caso dos microempreendedores individuais –MEI, é importante pensar em ter mais uma pessoa para dividir as tarefas e delegar funções. Afinal, com outros profissionais somando forças, você pode transmitir parte das funções e atividades, evitando a sobrecarga de assumir tudo sozinho.
É muito natural, quem empreende como MEI, precisar dar conta de todas os afazeres sem dividir com ninguém. Afinal, não é possível ter sócios nessa modalidade e nem ter mais de um funcionário. Porém, isso leva à exaustão e à frustração quando pensamos no médio e longo prazo.
Delegar tarefas é altamente positivo por dois motivos: não te deixa sobrecarregado (já ouviu falar que quem tenta fazer tudo não consegue ter excelência em nada?) e garante que cada atividade seja feita por alguém que realmente entende. A soma desses dois fatores vai refletir diretamente na qualidade do resultado final.
2. Aumentar a produtividade
O empreendedor que não divide o trabalho, tende a passar mais tempo do dia “apagando incêndios” e definindo as prioridades do que efetivamente focado no que vai trazer resultados, como por exemplo, planejar uma estratégia para divulgar o seu negócio ou estabelecer metas de vendas assertivas.
Ao ter uma equipe, as funções são distribuídas e você consegue focar no seu core business, ou seja, no seu principal produto ou serviço, entregando qualidade e agilidade para os seus clientes. Pode ser bom não trabalhar sozinho!
Quem precisa dar conta de tudo, não tem tempo de planejar novas estratégias para fazer o seu empreendimento crescer. Assim, acaba entrando numa espiral de resolver emergências. É uma pessoa que está sempre ocupada, mas, ao mesmo tempo, não vê o seu negócio expandir.
3.Trazer novas perspectivas
Quem trabalha sozinho naturalmente vai colocar em prática a sua visão e perspectiva sobre aquele empreendimento. Porém, o ponto de vista de uma única pessoa sempre vai ser limitado. Ninguém tem um repertório amplo o suficiente para enxergar todas as possibilidades que uma oportunidade pode oferecer.
Por isso, essa é mais uma vantagem de montar uma equipe: você vai trazer para o seu time pessoas com vivências, experiências e olhares diferentes. Cada uma delas poderá agregar valor ao produto e serviço, propondo questionamentos que talvez você não tivesse pensado, ou sugerindo soluções que fazem mais sentido do que aquelas que você imaginou.
É bastante comum que empreendedores individuais tenham a sensação de solidão no campo profissional, afinal, não têm com quem compartilhar suas dores e conquistas. Ter pessoas com quem contar ameniza esse sentimento e torna a jornada do empreendedorismo mais leve!
4. Aprender constantemente
Ao montar uma equipe, você vai trazer pessoas que tenham habilidades diferentes da sua. E isso significa uma oportunidade constante de aprender. A interação entre os membros de um time é muito rica, porque o compartilhamento de experiências e de conhecimento técnico acontece o tempo todo.
Essa aprendizagem pode se dar em momentos específicos, como reuniões que sejam planejadas com esse objetivo ou também de maneira mais orgânica. O ser humano possui uma incrível capacidade de absorver aquilo que ocorre à sua volta e, a partir disso, ir ajustando a sua própria forma de agir e pensar.
Quem trabalha sozinho limita-se muito mais por não ter esse compartilhamento de ideias no dia a dia.
5. Estimular a inovação
Todos esses benefícios citados anteriormente nos levam a um dos pontos mais importantes sobre trabalhar em equipe. Você já deve ter ouvido dizer que para ter resultados diferentes é preciso fazer coisas diferentes. Porém, para quem precisa dar conta de tudo sozinho, é muito difícil pensar em alternativas inovadoras.
Assim, uma empresa ou um setor de uma pessoa só, muitas vezes está fadado a repetir eternamente os mesmos métodos e padrões, sem criar algo novo. Mas é o novo que traz inovação e originalidade ao negócio e que permite que ele se mantenha atual e relevante e atento as mudanças que ocorrem no seu entorno.
Portanto, se você quer ter um negócio que é realmente capaz de inovar, um dos segredos: é não trabalhar sozinho, busque reforços!
Atenção: é importante desenvolver a liderança!
A essa altura, você já deve ter se convencido de que formar uma equipe é uma ótima opção. Mas isso não é suficiente. Ao deixar de trabalhar sozinho, você assume outro papel fundamental: o de líder! Nenhum dos benefícios que foram citados acima vão se concretizar se esse time não for bem conduzido.
Uma boa liderança é o que garante que todas as pessoas que fazem parte do grupo estejam em sintonia e compartilhando objetivos comuns. São os líderes de negócios que conduzem indivíduos diferentes em direção às mesmas metas e ao sucesso.
Em uma equipe de trabalho cada pessoa tem a sua atribuição, mas ela precisa enxergar como as suas tarefas têm impacto sobre o todo e são importantes para que os objetivos do negócio sejam atingidos.
Cabe ao líder coordenar essa equipe, extraindo o maior potencial individual de cada um e promovera integração de todos. Ele deve ser a figura de referência.
Temos algumas dicas para você liderar com sucesso:
- Conheça a sua equipe, saiba quais são os pontos fortes e oportunidades de melhoria de cada indivíduo e use isso ao distribuir as funções;
- Ouça o seu time, quais são os interesses de cada um. Quando é possível conciliar as atividades que devem ser executadas com aquilo que eles têm maior afinidade, os resultados podem ser fantásticos!
- Tenha uma cultura de feedback implementada na sua empresa, independentemente do porte dela;
- Estabeleça metas alcançáveis e direcione a equipe sobre como proceder para as atingir.
Quer saber mais sobre como ter um empreendimento de sucesso e crescer cada vez mais? Ouça o podcast do Sebrae Alagoas fique por dentro dos nossos conteúdos!