Inovação e crescimento são conceitos que devem andar sempre juntos. Afinal, ser criativo é a base para ter sucesso, principalmente em um contexto como o atual, em que pensar fora da caixa não só é essencial para melhorar os ganhos como, até mesmo, para se manter no mercado.
A boa notícia é que estimular o crescimento do microempreendimento individual não requer ações mirabolantes e inalcançáveis. Com estratégias simples, que podem ser aplicadas no dia a dia, é possível inovar e ver o negócio evoluir. Entre elas, focar no cliente e estudar a concorrência.
Confira algumas dicas que ajudarão no crescimento da sua empresa!
Elabore um plano
O primeiro passo para quem se preocupa com o crescimento do microempreendimento individual é criar um plano de desenvolvimento. Afinal, para atingir qualquer objetivo, é preciso, antes de tudo, ter ele bem definido.
O seu plano de crescimento deve estipular o que você deseja atingir. Pode ser aumento de faturamento, de número de clientes ou de vendas. Com esse objetivo em mente, você pode traçar ações para atingi-lo. Se quer reduzir custos, por exemplo, deve investir em estratégias para aumentar o controle financeiro.
Foque no cliente
Independentemente dos objetivos do seu negócio, uma coisa é certa: o foco no cliente é indispensável. Afinal, sem fidelização não há evolução. Apesar da importância de ter atenção ao atendimento e ao pós-venda, muitos empresários têm a tendência a se preocupar apenas em conquistar novos consumidores e não em manter os antigos.
Não cometa esse erro. Ter atenção especial a quem já fez com negócio com você não só aumenta as chances de fazer novas vendas como, também, dele recomendar seus produtos ou serviços para sua rede de contatos.
Estude a concorrência
Se você quer se desenvolver como microempreendedor individual e melhorar seus resultados precisa conhecer bem o seu negócio e os principais concorrentes. Com o apoio da internet, essa tarefa ficou bem mais fácil.
Faça uma pesquisa sobre empresas que atuam na mesma área que você e analise seus produtos e serviços, assim como estratégias utilizadas para divulgação. Compare com o seu empreendimento e veja o que é possível melhorar no seu negócio.
Conheça o seu consumidor
Além de foco no atendimento, é importante conhecer bem o seu cliente para, assim, apostar em estratégias que realmente sejam eficazes para o seu perfil. Descubra os produtos que eles mais gostam e o que consideram importante na relação com a sua empresa.
Colha o máximo de informações possível sobre seus clientes e tenha um histórico de todos os consumidores. Dessa forma, fica mais fácil saber o que funciona e o que não funciona para cada um. Personalização é a chave!
O crescimento do empreendimento é consequência quando você aposta em estratégias eficientes no dia a dia. No entanto, para garantir a evolução constante da sua empresa, independentemente do segmento de atuação, é preciso ter atenção ainda para evitar alguns equívocos comuns entre empreendedores.
Entre eles, estão não saber estabelecer prioridades e focar no operacional, esquecendo da gestão. Ao evitar esses erros e tornar a inovação uma prioridade, a evolução será constante!
Gostou desse conteúdo? Então, baixe também o e-book Planejamento Estratégico Empresarial e tenha acesso a um guia completo para reestruturar o seu negócio!