Todo mundo sabe que o marketing digital, hoje, é fundamental para que as empresas se destaquem perante o público, conquistando autoridade e ganhando a credibilidade dos consumidores. Porém, poucas pessoas têm noção da importância da produção de conteúdo para as mídias sociais.
De forma equivocada, muitas empresas fazem publicações sem o devido planejamento e sem cuidados que possam promover a melhoria de suas estratégias e de sua imagem. Sem isso, o risco é de que as marcas não consigam construir um relacionamento adequado com seus consumidores e, pior, acabem deixando uma imagem negativa.
Quer saber como colocar em prática uma estratégia eficaz ? Então, confira as dicas em nosso post!
Quais as sugestões para produzir bons conteúdos?
Não basta conseguir likes dos seus contatos e angariar seguidores a partir de anúncios. Para que a marca construa um bom relacionamento com seu público-alvo, é importante seguir algumas regras. Confira as dicas!
1. Com quem você quer se relaciona?
Quem é o seu público-alvo? Para criar postagens que despertem interesse, é fundamental entender as dores (necessidades) dele e oferecer soluções. Por exemplo, se sua marca comercializa produtos alimentícios saudáveis, é importante atentar para as demandas de seus consumidores antes de criar conteúdos. Algumas sugestões, nessa situação, podem ser:
- receitas saudáveis;
- produtos que substituem itens potencialmente alergênicos, como os derivados de leite;
- higienização adequada dos alimentos;
- produtos fitness;
- alimentação vegana ou vegetariana;
- produtos destinados a dietas específicas.
Esses são apenas alguns exemplos, direcionados a um nicho específico. Mas vale a mesma regra para outros segmentos: busque temas que atraiam o interesse do público que sua marca pretende atingir.
2. Utilize um tom de voz específico
Sua marca promove shows de bandas de rock, vende utensílios domésticos ou cursos de especialização para advogados? O público de cada um desses nichos tem um vocabulário específico, um tom de voz específico e um tipo de imagem de interesse. Assim, é fundamental observar as características, as linguagens e os assuntos que interessam às pessoas que você deseja atingir.
3. Entenda o perfil de cada mídia social
Cada canal digital (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube, entre outros) tem características específicas, que podem (ou não) engajar melhor o público. Assim, não é interessante replicar o mesmo conteúdo em todos eles.
Vale a pena produzir imagens, postagens, vídeos e podcasts específicos para cada canal. Além disso, observe que, dependendo do público, uma ou outra mídia social pode ser mais utilizada. Assim, de novo, vale conhecer suas preferências e hábitos.
Lembre-se, também, de manter a frequência das postagens, pois isso é fundamental para que a marca seja lembrada.
4. Mantenha a comunicação ativa
A interação com o consumidor é essencial e ajuda as marcas na construção da audiência. Confira e responda todos os comentários, avalie como solucionar situações críticas e invista em estratégias para se aproximar de seu público, como concursos, lives, debates, entre outros.
Além disso, sempre que o consumidor entrar em contato, é importante ouvir e entender a demanda dele, fazendo um bom atendimento e buscando soluções adequadas a cada situação. Sua resposta é uma forma de conquistar a confiança e construir um bom relacionamento.
É possível usar um chatbot para fazer uma triagem das demandas do público, mas o atendimento humano e atencioso nunca será substituído.
5. Acompanhe as métricas
Ao observar quais postagens obtiveram maior engajamento, é possível saber o tipo de assunto que desperta mais interesse de seu público, ter ideias sobre o que causa maior impacto aos seguidores, entre outros insights importantes para sua audiência. Assim, observe a quantidade de visualizações, compartilhamentos, interações e conversões de cada canal.
Aproveite para melhorar os resultados dos seus negócios
Além de divulgar seus produtos e imagem e conversar diretamente com o público, os dados decorrentes das interações nas mídias sociais são fundamentais para entender melhor o comportamento do consumidor, seus interesses e suas necessidades.
Por isso, ao criar uma boa estratégia de produção de conteúdo, sua empresa pode conquistar um importante diferencial competitivo e se destacar perante os clientes.
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