3 motivos para apoiar uma mulher empreendedora

3 minutos para ler

A força da mulher empreendedora no mercado é gigantesca. O empreendedorismo feminino pode e deve ser apoiado por todos os empresários, afinal, ele fortalece a economia, o que é importante para o futuro do Brasil.

As empresas femininas crescem cada vez mais – e a tendência é que aumentem sua participação de mercado nos próximos anos. Segundo pesquisa divulgada pelo próprio Sebrae, cerca de 48% dos MEIs de todo o país são do sexo feminino.

Isso só mostra que as mulheres querem mais espaço no ambiente de negócios, porém, ainda contam com muita resistência para encontrar bons parceiros de negócios. Por isso, a seguir, vamos apresentar alguns motivos para apoiar o empreendedorismo feminino.

Confira, em nosso texto, algumas das principais razões para apoiar uma mulher empreendedora. Boa leitura!

1. Gerar renda

Uma mulher empreendedora, quando consegue sucesso em sua empreitada, acaba ajudando outras ao seu redor. Ela não se torna responsável apenas pelo seu sustento, mas também pela renda de outras famílias e pessoas conhecidas.

Quando uma empreendedora começa a sua jornada de negócios, ela costuma empregar outra mulher para fortalecer a comunidade e a região. Isso faz com que mais mulheres estejam dentro do mercado de trabalho, o que possibilita o fortalecimento do mercado feminino.

Com oportunidade para todas crescerem, a economia se fortalece diretamente, o que é positivo para todo o país. Investir no empreendedorismo feminino é o mesmo que apostar em um futuro melhor para o Brasil, promovendo diversidade no ambiente de negócios.

2. Estimular a inovação

O mercado de trabalho precisa de inovação, e uma das formas de se conseguir isso é dando espaço para o empreendedorismo feminino. Apoiar as mulheres é investir em criatividade, ótimo desempenho e inovação no ambiente profissional.

Segundo relatório recente da Organização Internacional do Trabalho, as mulheres são excelentes trabalhadoras quando estão na liderança. Prova disso é que, quando estão no comando, a performance dos funcionários e o lucro da empresa aumentam.

Em todo caso, são várias as habilidades a serem evidenciadas entre as mulheres empreendedoras. Porém, a criatividade, e a capacidade de inovação, graças à sua visão para o ambiente profissional, além da qualificação, são os maiores destaques.

3. Mulheres empreendedoras são mais capacitadas

Por último, entre os motivos para apoiar uma mulher empreendedora, podemos citar o seu nível de capacitação profissional. A sua qualificação para o mercado de trabalho, em muitos casos, é superior à dos homens, o que traz mais prestígio para as empresas.

De acordo com dados divulgados recentemente pela Rede Mulher Empreendedora (RME), após ouvirem empresários no mercado, constatou que 69% delas têm graduação completa ou pós. Apenas a título de comparação, podemos notar que o percentual entre os homens é de 44%.

Com isso, podemos verificar que as mulheres, em geral, são mais capacitadas do que os homens no cenário atual. Contudo, ainda assim, recebem menos e não contam com a mesma valorização de muitos clientes e empresas.

No mais, esperamos que tenha compreendido o quanto é importante apoiar o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Nosso artigo fica por aqui, e se você gostou do texto, siga o Sebrae Alagoas no Instagram para acompanhar nosso conteúdo!

Posts relacionados

Deixe um comentário