O e-mail marketing é uma ferramenta extremamente eficaz proporcionada pela transformação digital nas empresas. Ele possibilita criar e nutrir um relacionamento próximo com os clientes e converter leads em vendas. Isso porque é uma ferramenta que alia personalização, alto alcance, baixo custo e retorno claro.
Por meio dele, você consegue enviar um conteúdo interessante, para as pessoas certas, na hora mais adequada. Entretanto, é imprescindível adotar uma estratégia correta para obter sucesso. Por isso, separamos 4 dicas valiosas que você não pode deixar de utilizar se quiser melhorar os resultados do seu negócio. Acompanhe!
1. Ofereça conteúdos relevantes
O primeiro passo para uma estratégia de e-mail marketing eficaz é dividir sua lista de contatos de acordo com as características dos usuários, como hábitos de compra, familiaridade com sua empresa, etapa no funil de vendas, entre outras.
Essa segmentação permite uma maior personalização das mensagens e melhora a comunicação porque permite que sejam enviados conteúdos relevantes para o destinatário.
Você pode, por exemplo, criar campanhas para quem acabou de consumir determinado produto, oferecendo algo complementar ou, ainda, ter ações específicas para quem assinou sua newsletter, fez o download de algum material ou se matriculou em algum curso online.
2. Inclua um CTA em todos os e-mails
O CTA ou Call To Action, é uma chamada que leva o leitor a realizar determinada ação. O resultado é mais interação e engajamento com seu lead. Para isso, deve ter um comando simples, curto e ter um objetivo bem claro.
Também é interessante que se destaque do restante do texto, seja com uma fonte diferente, outra cor, ou mesmo em um botão. Um call to action pode fazer com que o leitor:
- vá para o blog da sua empresa;
- baixe materiais ricos;
- faça a inscrição em algum curso ou evento;
- visite suas redes sociais, entre tantas outras ações.
3. Crie títulos chamativos
O título é o maior responsável pelo sucesso do marketing via e-mail. Se o assunto não for atrativo, o destinatário sequer abrirá a mensagem, concorda? De nada adianta um conteúdo maravilhoso se ele jamais será lido.
A melhor forma é estimular a curiosidade do recebedor e dar um sentido de urgência. Mas tome o cuidado de usar no máximo 70 caracteres, para que possa ser lido inteiramente na caixa de e-mail. Imagine que o título fosse “Novo artigo sobre empreendedorismo”. Com certeza sua taxa de abertura seria muito menor que “8 erros de empreendedores iniciais que você não pode cometer”, não é mesmo?
4. Evite textos longos
Os e-mails devem ser breves e diretos. Os conteúdos mais extensos devem ser deixados para os blog posts, newsletter e e-books. Lembre-se de que textos longos podem ser cortados em visualizações mobile, o que prejudica a experiência do usuário.
Utilize frases curtas e na ordem direta para facilitar a leitura. Do mesmo modo, divida seu texto em parágrafos menores e inclua imagens entre as informações. Isso dará mais leveza e não deixará seu leitor entediado.
Assim, sempre que receber um novo e-mail, o destinatário saberá que pode abrir porque encontrará uma mensagem importante e que não tomará muito do seu tempo.
Agora que você já sabe como fazer um e-mail marketing imbatível, aplique as dicas deste post agora mesmo em sua estratégia. Dessa maneira, você conseguirá converter um número muito maior de leads em vendas e, assim, verá que os resultados do seu negócio crescerão significativamente.
Gostou das dicas? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que sua rede de contatos também aprenda como ter sucesso com e-mail marketing!