O alcance e o tráfego do site são fatores fundamentais para que a plataforma seja realmente estratégica para o seu negócio. De olho nisso, é comum os empreendedores terem a seguinte dúvida: como aumentar a visibilidade do meu site?
Há uma gama de opções e ferramentas para conseguir a ampliação da visibilidade do site e separamos as três medidas imprescindíveis que você deve considerar na hora de criar e de gerenciar o seu site. Confira a seguir!
Invista em conteúdo relevante e de qualidade
A primeira etapa que você deve levar em conta é a qualidade e a pertinência do conteúdo do seu site. Para isso, é essencial ter um conhecimento bem claro de quem é a persona (cliente ideal) da sua empresa, pois é daí que a estratégia de conteúdo vai se desenvolver.
Um site forte, que desperta o interesse dos leitores e bem posicionado no ranking do Google conta com um conteúdo bem-escrito, alinhado com o propósito da marca, direcionado para o público certo, com linguagem e abordagens customizadas. Conteúdo genérico, sem identidade e sem utilidade para o público é tiro no pé.
Adote estratégias de SEO
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization), chamadas também de otimização do site, são essenciais para que seu conteúdo seja bem-visto pelo Google e facilmente encontrado pelos leitores, logo, para fazer crescer a visibilidade do seu site.
Entre as diversas práticas de SEO, a mais comum e certeira é o uso inteligente das palavras-chave, que potencializarão a probabilidade de a sua persona encontrar o site e os demais canais de divulgação digital da sua empresa.
É preciso “pensar como o Google” para entender quais as melhores práticas e quais as palavras-chave serão mais bem-aproveitadas em cada página do site, assim como no blog e nas redes sociais. Para isso, utilize as diversas ferramentas gratuitas do próprio Google, como AdWords, Trends e Analytics.
Ouça a opinião dos seus usuários e clientes
Como aumentar a visibilidade do meu site sem ouvir meu cliente? Se você levantou essa reflexão, saiba que está no caminho certo. Não apenas para ampliar os acessos ao seu site, mas em todas as estratégias do seu negócio, o diálogo com o consumidor e a percepção dele são decisivos para o sucesso.
Tenha um chat em seu site, use os espaços das redes sociais, faça enquetes, pesquisas e se comunique sempre de uma forma a incentivar e empoderar seus clientes a opinarem. Afinal, se a plataforma tem o objetivo de chamar a atenção de um público, é essencial que ela seja a cara do usuário, não é mesmo?
Além dessas dicas essenciais, você deve sempre atentar aos resultados das ações mensurados pelo Analytics, que vão trazer muitas respostas. Essa análise é um importante suporte para entender a efetividade das campanhas e ações, o que deu mais certo, o que precisa ser ajustado, como seu usuário e seu cliente se comportam, tráfego e tantos outros indicadores que serão parâmetro para suas próximas estratégias de marketing e de negócios.
Estamos na era da avalanche de dados produzidos e compartilhados, e isso torna ainda mais importante o uso inteligente dessas informações para o planejamento e para a tomada de decisão da sua empresa. Quer entender mais sobre isso? Leia agora mesmo o artigo Decisão baseada em dados: o que você precisa saber? Contamos aqui.