MEI: 7 estratégias para fortalecer seu relacionamento com fornecedores

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Empreender envolve ter uma constante proximidade com as pessoas que participam do processo de trabalho e da cadeia de fornecimento. Uma das situações mais relevantes e desafiadoras, nesse contexto, é garantir um bom relacionamento com fornecedores.

E isso não é à toa, já que a falta de produtos e serviços obtidos a partir da relação com esses parceiros tende a atrasar ou inviabilizar projetos. Normalmente, prazos de entrega, divergências entre o que foi solicitado e recebido ou desacertos quanto aos pagamentos são alguns dos problemas que podem surgir nesse contexto.

No final, são os consumidores que desistem, e o dinheiro é perdido devido a desalinhamentos dessa natureza, concorda? Isso é ainda mais impactante quando se é um Microempreendedor Individual (MEI), à medida que o limite de faturamento implica menos capital de giro.

A solução é trabalhar essa relação por meio de boas práticas capazes de assegurar sua durabilidade e qualidade.

Confira 7 dicas para manter um bom relacionamento com seus fornecedores!

1. A comunicação deve ser aberta e transparente

Muitos empreendedores, especialmente os de pequenas empresas — como os mais de 14 milhões de MEIs —, adotam uma postura de proteger as informações do seu negócio. Ainda que isso seja importante para ser competitivo, na hora de negociar compras, é necessário seguir um modelo acertado e indicar as necessidades práticas com clareza.

Prazos, preços e características são bons exemplos do que deve ser abordado de maneira franca. Em qualquer desses casos, apontar qual a sua limitação ou objetivo permite que o vendedor coloque na mesa as soluções com potencial de serem positivas para todos.

Na mesma linha, ter um canal de comunicação em que imprevistos e oportunidades possam ser informados é útil. Somente assim é viável evitar mal-entendidos que levam à formação de relacionamentos pouco frutíferos para ambas as partes.

2. Pagamento em dia é regra

Todo comprador quer preço justo, qualidade, atendimento especializado e entrega no prazo. Já quem vende sempre se preocupa com o risco de ficar sem receber. Logo, quando se está no papel de cliente, vale lembrar do outro lado.

Tenha em mente que uma das formas mais rápidas de conquistar a confiança e construir um vínculo positivo no relacionamento com fornecedores é essa. Assim, manter um planejamento financeiro que te permita pagar em dia faz toda a diferença.

3. Foco em construir uma relação de parceria

Com o aprofundamento do relacionamento com os fornecedores, a tendência é de que surja uma parceria. Ou seja, ambos os negócios passam a atuar de forma mais sinérgica e focados no mesmo objetivo.

Para exemplificar, vamos imaginar um salão de beleza: o cabeleireiro quer bons produtos para agradar os clientes e o fabricante deseja se destacar para vender mais. Desse modo, quando o primeiro dá um feedback para essa indústria e gera uma melhoria, os dois empreendimentos estão atuando para o sucesso um do outro.

Isso pode até parecer simples, mas não é. Na prática, requer uma boa comunicação e sólida confiança. Basta perceber que, sem esses atributos, não seria possível realizar a troca de conhecimentos, ou a informação proveniente dela seria ignorada, não rendendo resultados.

4. Não há boas negociações sem serem justas

Manter um relacionamento com fornecedores pautado na parceria demanda uma postura equilibrada. Isto é, cabe construir negociações justas em que nenhum dos envolvidos obtenha vantagens às custas do outro.

Como MEI, esse objetivo começa por identificar empresas que entendem o valor dos pequenos negócios na formação de uma carteira de clientes e o impacto de empreendimentos cujo volume individual de compras é baixo, mas recorrente. Nesse sentido, trata-se de fazer uma escolha estratégica.

No processo negocial, é necessário investir em objetividade e profissionalismo, pautando todas as interações pela ética e, muitas vezes, alinhando metas e atuando para que os pontos em comum não saiam de vista.

5. Flexibilidade faz parte

Uma negociação em que ambas as empresas envolvidas obtêm bons resultados requer flexibilidade. Por um lado, o comprador deve entender que existem limites na capacidade produtiva e custos que o fornecedor precisa cobrir.

Por outro, quem quer vender para um MEI precisa ter em mente que se trata de um empreendimento de menor porte, sem ignorar seu potencial de crescer e se enquadrar em uma nova categoria para comprar mais no futuro.

Para o Microempreendedor Individual, a melhor dica é ouvir sugestões e propostas, procurando avaliar se existe a possibilidade de acomodar essas demandas enquanto deixa evidente quais são os aspectos inegociáveis. 

Um bom exemplo são os prazos de entrega para suprir a procura do seu público em uma data específica. Nem sempre a quantidade requerida está disponível dentro desse tempo. No entanto, uma quantia inferior pode estar. Caso haja uma forma de compatibilizar a compra nesses termos, é interessante que as duas partes cedam e optem por isso.

6. Nada de desrespeitar os termos do contrato

Tende a parecer contraditório falar a respeito do contrato depois de defender a flexibilidade. Entretanto, não são posturas que se invalidam. Vamos explicar!

A negociação é o momento de ser adaptável, acomodando demandas. Em contraponto, quando os termos estão fechados, supõe-se que ambas as partes concordam e asseguram sua viabilidade.

Nesse ponto, quaisquer mudanças que não tenham como justificativa casos de força maior e situações fora do controle são inaceitáveis. Atenção! Isso vale tanto para quem compra quanto para quem vende, uma vez que a ideia por trás de fazer uma boa gestão de relacionamento com o fornecedor é criar uma parceria.

7. Lembre-se de reconhecer um bom trabalho

Uma boa relação com fornecedores é, antes de tudo, um bom relacionamento interpessoal. Atentando-se a isso, uma das ações mais simples e, ainda assim, muito positiva para a manutenção da parceria é reconhecer o bom trabalho do outro.

Pense um pouco: essa técnica utilizada na gestão de colaboradores pode seguir a mesma dinâmica quando aplicada àqueles que contribuem com seu negócio sem o vínculo trabalhista. Tal atitude ajuda a reduzir atritos e otimizar a cooperação.

As 7 dicas de relacionamento com fornecedores que listamos são pensadas para os MEIs como base para tornar esses importantes stakeholders seus aliados e, consequentemente, parceiros em busca de atingir os mesmos objetivos.

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