Veja como as ferramentas de análise ajudam a impulsionar os resultados da sua boutique

4 minutos para ler

Ferramentas de análise para negócios são um grupo de soluções que buscam permitir aos gestores otimizar as operações, aumentar suas vendas, melhorar o direcionamento de recursos ou ações e tomar decisões com menos riscos. Assim, transformam dados em ideias capazes de gerar melhores resultados. 

Com a digitalização, elas se tornaram ainda mais relevantes, já que permitem mensurar desde o retorno sobre o investimento até o alcance das iniciativas. Boutiques e lojas de vestuário, por exemplo, podem se valer disso para conhecer o comportamento de consumo do público, enquanto antecipam tendências para atender as demandas futuras.

Estoques, campanhas, atendimento, entre outros aspectos desse tipo de empreendimento precisam ser avaliados nesse contexto. Conheça alguns meios a seguir!

HubSpot

Capaz de relacionar o desempenho no meio digital com a receita e outras métricas de crescimento empresarial, o HubSpot ainda ajuda a gerenciar os canais do negócio.

Suas funcionalidades abrangem:

  • envio de mensagens e e-mails;
  • postagens em blogs e redes sociais;
  • organização de leads;
  • criação de fluxos automatizados;
  • recebimento de solicitações;
  • uso de chatbots;
  • automação de processos;
  • coleta, atualização e limpeza de dados.
  • geração de relatórios e gráficos.

Logo, essa é uma das ferramentas de análise que viabiliza construir e acompanhar a jornada do cliente desde o marketing até as vendas, obtendo informações relevantes sobre cada etapa.

Na prática, ela indica em que momento o consumidor deixou de seguir em frente para comprar, permitindo que uma boutique que vende online corrija erros no seu processo ou no e-commerce, por exemplo.

Looker Studio

Também conhecido como Google Data Studio, seu nome anterior, o Looker é uma das ferramentas de análise focadas em inteligência de negócios mais abrangente. Isto é, permite utilizar informações de diversas fontes, desde redes sociais até sistemas de gestão, dando um panorama completo.

Além da possibilidade de acesso gratuito, suas funcionalidades envolvem a conexão com a plataforma do Google e do Facebook, bancos de dados de SQL -leads qualificados, etc. Com ela, fica fácil criar relatórios ou visualizar gráficos que correlacionam vários elementos para que o gestor tenha uma visão ampla da realidade do empreendimento.

Portanto, essa solução não se limita a avaliar os canais de marketing, comunicação e vendas online. Ela auxilia em questões gerenciais como mix de produtos, estoques, pagamentos, perfil de clientes, histórico entre outros aspectos.

Em uma boutique, isso pode ser útil para descobrir:

  • os itens que têm melhor saída em cada época do ano;
  • o que comprar e o que colocar em promoção;
  • as preferências dos compradores de acordo com suas características.

Semrush

Com forte direcionamento para o marketing de conteúdo, o Semrush é uma das ferramentas de análise usadas pelas equipes da área para:

  • descobrir palavras-chave em alta;
  • conhecer o tráfego de um site;
  • entender o perfil de visitante;
  • desenvolver estratégias.

Pense só: com essa solução, sua boutique será capaz de investir em anúncios online relacionados ao que o público mais busca, por exemplo. 

Outro destaque fica por conta da possibilidade de realizar uma avaliação de mercado que utiliza dados da concorrência para construir um panorama mais completo do cenário. Ou seja, essa opção é ideal para se tornar mais competitivo frente aos demais empreendimentos do setor. 

Aprender a usar as ferramentas de análise de maneira completa permite que sua loja otimize tanto aspectos gerenciais quanto de atendimento para vender mais. Diante disso, buscar maneiras de se desenvolver é imprescindível para o sucesso de sua boutique.

Pensando no assunto, o Sebrae desenvolveu o curso online de gestão sobre Indicadores para o seu Negócio, que está disponível em 3 módulos pelo WhatsApp ou Telegram, para ajudar você com isso. Comece hoje mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário