5 técnicas de persuasão para se conectar mais com o cliente

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As técnicas de persuasão são estratégias utilizadas para influenciar a decisão de compra do cliente, mas não são métodos para intimidar. Ou seja, o objetivo é se conectar com o consumidor e melhorar a experiência de compra.

Essas técnicas também ajudam a pessoa a entender as próprias necessidades e a encontrar a solução ideal para seus problemas. Por isso, vale a pena utilizá-las em vendas para cativar o cliente, criar conexão com ele, ganhar a sua confiança e vender.

Quer saber como funciona? Continue a leitura e conheça algumas das melhores técnicas de persuasão e descubra como desenvolver habilidades para utilizá-las naturalmente.

Quais são as melhores técnicas de persuasão?

As técnicas de persuasão de vendas ajudam o time a aproveitar melhor as oportunidades de negócio. São abordagens que geram engajamento e tornam a jornada de compra mais agradável para o cliente. A seguir, apresentamos algumas estratégias para você se conectar com seus clientes.

1. Utilize as expressões corporais

A comunicação também acontece por meio das expressões corporais. Por isso, é importante ter cuidado com a postura para não passar a impressão de irritação ou impaciência com o cliente.

O ideal é que ele se sinta confiante e perceba que você tem autoridade. Então, converse olhando para a pessoa e evite cruzar os braços. Quando estiver escutando, dê sinais de que está prestando atenção, como balançar a cabeça. Utilizar gestos abertos ao falar e sorrir de forma genuína também são técnicas eficazes para transmitir uma mensagem positiva e engajadora.

2. Comunicação clara e ativa

Dê informações de uma forma clara e objetiva. Demonstre interesse em ajudar e esclarecer dúvidas. Sempre olhe para o cliente e utilize o tom de voz apropriado. Ao se comunicar de uma forma agradável, educada e eficiente, você ganha a confiança da pessoa.

Além disso, lembre-se de personalizar a sua abordagem. Chamar o cliente pelo nome e referenciar pontos específicos de conversas anteriores mostram que você está atento e valoriza o relacionamento.

3. Técnica da autoridade

Essa é uma das técnicas de persuasão utilizadas para ter credibilidade. O intuito não é provar que sua empresa, produtos ou serviços são melhores, mas mostrar que você entende do que está falando, agregar valor para as soluções e apresentar argumentos e fatos que mostram que o produto realmente funciona.

Conheça muito bem cada detalhe daquilo que você está oferecendo para o cliente. Assim, conseguirá esclarecer todas as dúvidas dele e dar informações aprofundadas.

4. Senso de urgência

O objetivo é acelerar o processo de vendas para conseguir o “sim” mais rápido. Você não vai enganar o cliente dizendo, por exemplo, que a oferta é limitada quando isso não é verdade. O intuito é mostrar a importância do produto e a necessidade de solucionar o problema.

No entanto, também é válido reforçar quando, de fato, se trata de uma promoção, um desconto especial ou até mesmo quando existem poucas unidades. Porém, preze pela ética, verdade e transparência ao usar essa técnica.

5. Escuta ativa

Tenha sempre atenção àquilo que o cliente está falando. Mantenha uma escuta ativa para compreender as necessidades dele e até mesmo quebrar algumas objeções que podem prejudicar a negociação.

É importante ter empatia para se colocar no lugar do outro e entender o ponto de vista dele. Dessa forma, você compreende melhor o que a pessoa está buscando para adotar uma abordagem bem ajustada à realidade daquela pessoa.

Como desenvolver habilidades de persuasão?

Para que as técnicas de persuasão sejam eficazes, você precisa desenvolver suas habilidades para aplicá-las, como:

  • estabelecer o tom de voz mais adequado para abordar seus clientes;
  • utilizar uma linguagem bem alinhada ao perfil dessas pessoas;
  • desenvolver a inteligência emocional para dominar suas próprias emoções e compreender a do outro;
  • treinar as técnicas com frequência para dominar essas estratégias e aplicá-las de forma natural;
  • aprimorar sua comunicação e linguagem corporal para manter uma boa postura;
  • conhecer muito bem o seu próprio produto para fazer indicações precisas para os clientes e ter argumentos na hora de apresentar as soluções.

Aprimorar essas habilidades permitirá aplicar as técnicas de persuasão de uma forma eficiente e não invasiva. Esse detalhe é fundamental para você não acabar “espantando” o cliente por causa de uma abordagem forçada ou inadequada e conseguir alcançar seu objetivo: ter mais vendas!

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