Comunicação e vendas: entenda a relação e aprimore seus processos

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Comunicação e vendas são dois conceitos que precisam andar juntos. Afinal, como o consumidor comprará algo se a empresa não consegue transmitir a ele os benefícios de seus produtos ou serviços?

Quando há uma boa comunicação, a venda se torna algo natural. Isso porque, nesse caso, é possível mostrar soluções para problemas que o potencial cliente nem sabe que tem. Com isso, além do aumento do faturamento, você tem a chance de fidelizar a clientela.

O que acha disso? Continue a leitura deste artigo até o final para entender a relação do processo de vendas com a comunicação e como essa “parceria” pode otimizar seus resultados.

Qual é a relação entre os processos de vendas e as técnicas de comunicação?

Sem comunicação, não há vendas. Simples assim. É por isso que esses dois conceitos são tão importantes, pois um não existe sem o outro. Veja a importância dessa relação em cada etapa do processo de vendas.

Prospecção

As técnicas de comunicação ajudarão você a abordar o cliente de maneira mais eficiente. Principalmente em uma abordagem inicial, como é o caso da prospecção, é importante ouvir mais do que falar.

Com isso, você consegue qualificar os leads para determinar quais têm maior probabilidade de se tornarem clientes.

Construção de relacionamentos

Quando você se comunica de uma maneira eficaz, o consumidor entende que você não está medindo esforços para ajudá-lo a solucionar o problema. Isso faz com que ele se sinta mais propenso a se relacionar com o vendedor de uma forma genuína.

Com as técnicas corretas de comunicação, há a possibilidade de adaptar a sua mensagem às necessidades do cliente, fazendo com que ele sinta-se valorizado no momento da negociação.

Apresentação de produtos e serviços

Durante a apresentação dos produtos, é fundamental apresentar características, benefícios e valor agregado de forma clara e convincente. Nesse sentido, as técnicas de comunicação garantem que o cliente entenda completamente o que está sendo oferecido e, inclusive, como seu produto/serviço pode ajudá-lo a solucionar problemas.

Dessa forma, é possível construir uma narrativa envolvente para ter a atenção e o interesse do cliente.

Negociações e fechamento de vendas

Durante a negociação, é importante entender necessidades, desejos e preocupações do cliente. Portanto, é indispensável fazer perguntas, demonstrar interesse genuíno e praticar uma escuta ativa a fim de obter insights sobre o que é mais importante para o cliente e como atender às expectativas dele.

Tudo isso facilita o fechamento da venda, uma vez que você tem em mão informações relevantes que ajudarão a conquistar a confiança do consumidor.

Pós-vendas

Engana-se quem pensa que o relacionamento com o cliente encerra-se quando ele conclui a compra. A verdade é que quem vai além consegue algo ainda mais importante: a fidelização.

O pós-venda é responsável por garantir uma boa experiência do cliente, independentemente de ter havido problemas. Esse contato próximo faz com que o consumidor se sinta importante e, consequentemente, lembre-se do seu negócio na hora de comprar produtos relacionados ao que você vende.

Para ter bons resultados com comunicação e vendas, você precisa investir no treinamento da sua equipe, fazendo com que ela entenda a jornada do cliente e, com isso, adapte a sua comunicação ao que o consumidor, de fato, precisa.

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