Pontos ou milhas que se transformam em recompensas, descontos, cashbacks, assinaturas, etc. A partir dessa lista, fica fácil saber que estamos falando de programas de fidelização, não é mesmo?
Mais que grandes operações e grupos de empresas que se unem para oferecer benefícios, essa ideia pode servir para muitos negócios. Descubra o que está por trás da criação desses programas!
Programas de fidelização são para todos?
Programas de fidelização são uma aposta estratégica, focados no longo prazo para garantir que a recorrência do cliente. Eles oferecem vantagens para quem continua comprando produtos ou serviços da empresa.
Basicamente, seu funcionamento depende de ganhos e resgates condicionados a novas transações. Nesse contexto, há modelos para todos os tipos de negócios.
Um bom exemplo são os cartões que dão direito a descontos mediante o pagamento de uma anuidade. Afinal, criam nos consumidores um desejo de aproveitar ao máximo esse benefício que adquiriram.
Assim, trata-se de uma opção vantajosa. Para começar, eles atraem o público. Não à toa, considerando que 85,2% preferem marcas que tenham esse tipo de iniciativa, segundo o panorama 2023 da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Aliás, esse é um caminho para a retenção, já que melhora a experiência de consumo.
Como efeito, as empresas constroem reputações positivas, aumentam sua credibilidade, reduzem os custos de aquisição de novos compradores e garantem uma receita recorrente, tornando-se financeiramente saudáveis.
O que está por trás da criação desses programas?
Ainda que tenham alguma complexidade regulatória, os programas de fidelidade podem ser elaborados em poucos passos. Veja as 3 etapas essenciais para começar o seu!
1 Objetivo de público-alvo
Saber aonde se quer chegar e quem alcançar são pontos básicos para elaborar qualquer projeto. Nos programas de fidelização, esses aspectos estão correlacionados. Ao colocar como meta reter um público maior, é fundamental definir o perfil a ser trabalhado. Da mesma forma, ampliar a visibilidade requer o direcionamento acerca dos alvos.
Para isso, estratégia, análise e pesquisa são as ferramentas que permitem fazer tal alinhamento de fatores para maximizar os resultados. Comece por elas para organizar sua iniciativa.
2 Regras e condições
Na hora de definir o regramento do programa, a dica é: não complique e seja claro. Portanto, o ideal é se fixar em aspectos como:
- meios de gestão e controle: plataformas, cartões e fichas;
- modelos de acúmulo: pontos, milhas ou valores;
- condições para ganhar: ter cadastro, baixar o aplicativo, gastar o mínimo e estar no período de vigência;
- formas e regras para usufruir: prazo, compra mínima e quanto deve ter juntado;
- equivalência: quanto vale o que foi acumulado ou em que pode ser convertido.
3 Recompensas
Por fim, chegou o momento de estabelecer as recompensas. Nessa hora, ser criativo tende a ajudar, especialmente para criar opções exclusivas. Entretanto, premiações, brindes, vantagens e ofertas devem estar alinhados ao perfil do cliente. Além disso, devem ser fáceis de resgatar e usar. Quanto a esse ponto, a escolha dos parceiros merece atenção.
E depois, o que fazer para ter sucesso?
Mesmo o melhor projeto entre os programas de fidelidade pode ser otimizado. Assim, ao colocá-lo em ação, mantenha um monitoramento constante. Pesquisas objetivas, entrevistas e atenção à taxa de recompra são meios de fazer isso, viu?
Para chegar nisso, é preciso que sua ideia tenha saído do papel e esteja em andamento, certo? Só que não basta treinar a equipe e ter toda a estrutura. Nesse contexto, a divulgação faz diferença. Invista em redes sociais, mensagens, cartazes, e-mails, banners no site e qualquer outro método que se encaixar com seu canal de vendas.
Os programas de fidelização são uma nova forma de obter receita. Mais que isso, eles permitem criar modelos de vendas em que a recorrência é a base, promovendo diversas vantagens.
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